05 de maio | 2013

Itamar Borges diz que engenheiro de Rio Preto trabalharia para Geninho

Compartilhe:

Uma escuta telefônica gravada com autorização judicial pela Polícia Federal (PF), Ministério Público Federal (MPF) de Jales e GA­E­CO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), de São José do Rio Preto, indica que um engenheiro rio­pre­tense, identificado apenas pelo no­me de Carvalho, estaria trabalhando em Olímpia com o prefeito Eugênio José Zuliani.

Essa informação aparece num grampo do dia 15 de janeiro deste ano, de uma conversa entre o empresário Olívio Scamatti e o deputado estadual Itamar Bor­ges, que foi o mais votado em Olímpia na eleição do dia 7 de outubro de 2012.

Os dois conversam novamente sobre a aprovação do desdobro dos terrenos em Palestina/SP. O deputado Itamar Borges informa o telefone do engenheiro da prefeitura municipal de Palestina/SP, de nome Carvalho, e pede que Olívio entre em contato com o mesmo e já agende um encontro com o prefeito, pois é ele quem vai ajudar no assunto.

“Itamar pede para Olívio anotar o celular 8150-1812 e diz que esse é o Carvalho que é entre aspas o secretário de obras, responsável pela engenharia, um engenheiro de Rio Preto que o prefeito contratou e ele trabalha tam­­bém em Olímpia pro Ge­nin­ho. Itamar continua dizendo que ele (Carvalho) está indo a­manhã pra Olím­pia e vai deixar o projeto em Rio Preto.

As escutas telefônicas regis­tradas na operação Fratelli revelam uma ligação íntima entre o deputado e Olívio Scamatti – dono da Demop Participações Ltda. As muitas conversas entre ambos mostram que o deputado pedia e prestava favores a Olívio, como interceder junto a prefeitos para resolver problemas da empreiteira.

O deputado pede até emprego a um aliado para o chefão da máfia. “Itamar quer que Olívio ponha Lucas para trabalhar com ele por uma ajuda de custo para abrir portas em Bebedouro”, consta em trecho do grampo feito pela PF.

Itamar também pede ajuda ao empresário para resolver o problema de um casal com dificuldade no financiamento de uma casa construída pelo Grupo Scamatti.

A mulher seria filha do chefe de gabinete em São Caetano do Sul, que é citado como um “importante soldado”. Diante do pedido do parlamentar, Olívio pede que a moça entre em contato com a cunhada dele em Santa Fé do Sul – base eleitoral de Itamar – para resolver a questão.

Em outra interceptação, no dia 14 de janeiro deste ano, Itamar informa a Olívio que “já resolveu o problema de Cardoso” e “diz que vai resolver de Palestina pessoalmente na sexta-feira”.

Em Palestina, relatório do GAECO registrou o suposto pagamento de propina no valor de R$ 30 mil, que teria sido destinado ao prefeito Fernando Luiz Semedo (PP), em troca da assinatura da aprovação de um projeto de loteamento do Grupo Scamatti. O prefeito nega a acusação.

ITAMAR ADMITE AMIZADE

O deputado admitiu ao Diário “conhecer o empresário Olívio Scamatti por ser morador e possuir empreendimentos em diversas cidades da região” de Rio Preto.

Por meio de nota enviada por sua assessoria de imprensa, Itamar disse que “com relação aos fatos narrados na notícia”, o deputado reitera que o empresário entrou em contato com ele para solicitar emendas parlamentares para ajudar uma entidade filantrópica de Votuporanga, chamada Recanto Tia Marlene e indicou recursos para a referida instituição.

Da mesma forma, o empresário, assim como outras pessoas, solicitou ajuda para a Santa Casa da cidade e o parlamentar também destinou recursos para ajudar aquela entidade”, afirmou. Itamar disse ainda que não teve acesso às interceptações feitas pela Polícia Federal e também não se recorda do teor dos telefonemas citados, mesmo porque se tratam de “frases soltas e incompletas”.

OPERAÇÃO FRATELLI

A Operação Fratelli foi desen­cadeada há três semanas e desbaratou esquema de fraude em licitação para asfalto em pelo menos 78 cidades da região de Rio Preto. Das 13 pessoas presas inicialmente, só Olívio continua recolhido no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Rio Preto. Segundo as investigações, o esquema de fraudes pode ter superado a casa do R$ 1 bilhão.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas