27 de maio | 2021

Prefeitura demite bombeiro municipal incendiário que tentou destruir a redação da Folha e queimar seu editor

Compartilhe:

 

O vice-prefeito Fabio Martinez foi quem assinou a demissão, pois o prefeito fez representação na justiça para apuração da ameaça que teria sofrido por parte do bombeiro incendiário confessada em seu interrogatório na polícia.

Demissão do bombeiro incendiário, Cláudio José de Azevedo Assis, do cargo de Bombeiro Municipal foi publicada no Diário Oficial do Município da 4ª feira, 26.

A Prefeitura de Olímpia publicou na quarta-feira, 26, no Diário Oficial do Município, na internet, a portaria de demissão do servidor Cláudio José de Azevedo Assis, do cargo de Bombeiro Municipal, acompanhando decisão da comissão criada no dia 01 de abril deste ano, para gerir o Processo Administrativo Disciplinar instaurado para apurar prática de conduta vedada do servidor público.

Cláudio confessou ter tentado atear fogo na sede da Folha da Região e residência da família do jornalista José Antonio Arantes, na madrugada de 17 de março passado, só não se consumando graças aos latidos dos cães de estimação que acordaram Arantes, a mulher e a netinha e estes conseguiram apagar o fogo.

VICE-PREFEITO ASSINOU A PORTARIA

A Portaria publicada na quarta-feira (26) é assinada pelo vice-prefeito Fábio Martinez, pois o prefeito Fernando Cunha é parte interessada no caso, já que entrou com representação na justiça para apurar possível ameaça de morte que o bombeiro incendiário teria confessado em seu depoimento na delegacia de polícia.

No interrogatório ficou documentado que ele confessou que tinha a pretensão de atacar, também, um político. Mas, segundo aviso pelo WhatsApp do escrivão que participou da oitiva ele teria dito que a intenção era atingir o prefeito.

Diante dos fatos, da confissão e, após ter ouvido o depoimento do acusado e as argumentações de sua defesa, a Comissão Processante decidiu exonerar o servidor, uma vez que o cargo de bombeiro municipal tem como função preservar vidas, principalmente em risco de serem queimadas pelo fogo e não provocar incêndio que, se não fosse contido a tempo, poderia ter se propagado por todo o quarteirão da David de Oliveira, onde os imóveis são antigos e conjugados (a chamada parede meia) e residem mais de uma dezena de outras pessoas.

MEDIDA PROTETIVA E PRISÃO PREVENTIVA
NÃO FORAM DECIDIDAS PELA JUSTIÇA

Cláudio Jorge de Azevedo Assis, popular Baia, está sendo investigado por ter ateado fogo no dia 17 de março, madrugada, na sede da Folha. Ele já confessou, mas nega envolvimento de mandantes, o que é suspeito devido ao fato dele ter jogado no rio três celulares e ter fugido para o Espírito Santo, dando a entender até aos familiares de que estava “desaparecido”, o que acabou se revelando que tudo não passou de farsa.

Recentemente, o Ministério Público decidiu requerer medida protetiva para mantê-lo afastado da sede da Folha e do jornalista José Antonio Arantes, e de que ficasse em sua casa no período noturno.

Um dia depois o prefeito Fernando Cunha entrou com representação na justiça pedindo que seu caso também seja investigado e pedindo a prisão preventiva do bombeiro e subsidiariamente, se a preventiva não for acatada, medidas protetivas para ele e sua família.

Os pedidos até a quarta-feira, 26, pelo menos não apareciam no site do Tribunal de Justiça como tendo sido julgados pelo juiz da Vara Criminal do município.

A ÍNTEGRA DA PORTARIA

PORTARIA N.º 51.450, DE 26 DE MAIO DE 2021

Dispõe sobre demissão de servidor público municipal.

FÁBIO MARTINEZ, Vice Prefeito Municipal da Estância Turística de Olímpia, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, D E M I T E, a partir de 26 de maio de 2021, o servidor CLAUDIO JOSÉ DE AZEVEDO ASSIS, R.G. n.º 14.406.557-5, do cargo de Bombeiro Municipal, tendo em vista decisão proferida no processo administrativo disciplinar n.º 001/2021, (decisão anexa).

Registre e publique.

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Olímpia, em 26 de maio de 2021.

FÁBIO MARTINEZ, Vice-Prefeito Municipal

Registrado e publicado no setor competente da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Olímpia, em 26 de maio de 2021.

EDSON LOPES DA SILVA, Chefe do Setor de Normas.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas