01 de abril | 2012

Maioria dos alunos de Olímpia foi para o ensino médio sem saber português e matemática em 2009

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Assim como ocorre em vários municípios da região de São José do Rio Preto e também nas cidades da microrregião, a maioria dos alunos olimpienses concluiu o ensino fundamental e foi promovida para o ensino médio em 2009, sem ter pleno conhecimento ou ao menos conhecendo menos do que necessitava os fundamentos da língua portuguesa e de matemática.


Em Olímpia só 15,7% dos alunos do 9º ano dominam os conceitos de matemática básicos para a série, e, em português, 30,6%, segundo dados do relatório anual do movimento Todos Pela Educação que considerou a última Prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009. Os números incluem escolas públicas e privadas.


MICRORREGIÃO

Na microrregião a situação mais crítica está em Altair, onde apenas 11% dos alunos dominam a disciplina de matemática, enquanto 15% a de português.

A coordenadora de educação do município, Cleusa Maciel, disse ao Diário da Região que o fraco desempenho dos alunos é consequência do desinteresse e falta de investimento do município em educação na administração de 2005 a 2008.


“Na época fazia parte do quadro de professores e sei que não existia nenhum tipo de cobrança da Prefeitura para melhorar a qualidade do ensino”, disse.


Também de acordo com ela, “quando assumi, não tínhamos nem coordenação pedagógica. Agora, reverti esse quadro e acompanho de perto o trabalho em sala de aula”.


O programa Todos Pela Educação é um movimento financiado pela iniciativa privada criado em 2006, que tem por objetivo garantir o acesso a uma educação básica de qualidade, resumida em cinco metas que devem ser cumpridas até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.



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