05 de fevereiro | 2007

Matriz de Nossa Senhora Aparecida tem relógio eletrônico

Compartilhe:

 Embora ainda passando por ajustes para chegar a um perfeito funcionamento, desde dezembro de 2006 a Matriz de Nossa Senhora Aparecida está com sua torre equipada com um relógio eletrônico. A informação foi confirmada na quinta-feira (01) desta semana pelo frei Flaerdi Valvassori, responsável pela paróquia.

"Ele (relógio) está funcionando desde dezembro de 2006. Agora ainda está sendo ajustado, não se terminou o trabalho, mas desde dezembro já podemos vê-lo e ouvi-lo", comentou.

De acordo com Flaerdi Valvassori, desde 2003, quando chegou na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida para ser o vigário, encontrou o relógio parado com problemas mecânicos, até por se tratar de uma máquina muito antiga.

 "A torre foi terminada em 1958 e o relógio é mais ou menos dessa data e era tudo mecânico. Com o passar do tempo ficou difícil encontrar quem concertasse esse mecanismo e tentei por bem duas vezes, só que não houve resultado. O relógio ficava uma semana ou duas funcionando e não havia mais concerto", contou.

Diz o frei Flaerdi que contou com auxílio de uma empresa de São José do Rio Preto para substituir a engrenagem mecânica pela eletrônica.

"Juntamente com o som antigo, que também era mecânico, ele tinha o som próprio dos martelos que batiam nos sinos e agora é um som forçado, não é como se fosse o sino, mas ele auxilia, ele imita e chega até perto daquilo que é o som do sino", mostra que ainda há detalhes a serem apurados no relógio.

Frei Flaerdi comemora o fato de Olímpia contar com mais um referencial. "As pessoas podem se orientar, o som do relógio foi preparado para ser tocado nas horas lícitas: são das seis da manhã às 22h30 da noite, que é aquilo que a lei permite que se possa executar sons públicos e assim não atrapalha aqueles que querem mais à noite terem o sossego para dormir", diz.

Durante este período anunciado por Flaerdi, em razão da Matriz de Nossa Senhora Aparecida estar construída numa colina e ser um dos pontos mais visíveis da cidade, o relógio servirá como orientador de horas para grande parte da cidade. "É um relógio com quatro mostradores, então as pessoas podem se orientar bem e é um presente para a cidade", avisa.

Para concretizar a renovação da máquina horária da Matriz, foi realizada uma campanha de doações e a população parece que respondeu bem: "e com isso conseguimos pagá-lo, mas ele (relógio) ainda está sofrendo alguns ajustes para ficar o mais fiel possível também ao som (original) de relógio, mas Olímpia já tem esse referencial e esse ponto de orientação".

A modificação do mecanismo do relógio, segundo Flaerdi informou, custou quase R$ 9,5 mil. A campanha realizada resultou no sorteio de uma medalha em ouro de Nossa Senhora Aparecida.

"Fizemos esse sorteio domingo passado na missa das 7 da noite. Foi contemplada uma senhora aqui do comércio local que nos ajudou também com doações e praticamente foi bem sucedida essa campanha, as pessoas colaboraram muito com muito bom gosto", finalizou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas