30 de junho | 2008

Mazitelli desiste de candidatura

Compartilhe:


Um panfleto apócrifo que circulou no início da manhã de sexta-feira, dia 27 de junho, atacando em sua maior parte os pré- candidatos a prefeito e vice do PSB, Celso Mazitelli e Nilton Martinez, respectivamente, e em algumas linhas o também pré-candidato pelo DEM, Eugênio José Zuliane, fez com que os candidatos que ficaram em segundo lugar nas eleições de 2004, desistissem de participar do pleito deste ano.

Para Nilton Martinez, "A cidade está podre, lamentavelmente. Eu mesmo falei para ele (Celso): chega, pára que não dá".

Já o pré-candidato a prefeito Celso Mazitelli Júnior, entre outras coisas, declarou: "Esse processo eleitoral não é para gente decente não, Arantes. Gente honesta, íntegra não participa disso não".

Veja na coluna do Arantes, abaixo, detalhes do desabafo dos dois candidatos e mais detalhes sobre o panfleto apócrifo:

MEU CELULAR…
… tilintou insistentemente durante toda a semana. É fuxiquim pra cá, fuxiquim pra lá. É tanta especulação que o clima fica sendo de total indefinição. É tanto blefe, que se a gente não esfria a cabeça e raciocina com clareza acaba chegando à conclusão de que no frigir dos ovos não vai sobrar ninguém, ou quase ninguém.

MAS, A SEMANA …
… começou como a semana passada, sem muita coisa séria e mais no rola enrola dos grupos de quase oposição, tentando um submeter o outro.

AS NEGOCIAÇÕES …
… segundo confirmou o candidato El Gênio, ocorreram até na quinta-feira, com marchas e contra-marchas, propostas e contra-propostas, no sentido de sair apenas um candidato quase oposicionista, contra os situacionistas General Pituca e Ex-esmolenta Real (estes, os únicos que pareciam estar garantidos e confirmados).

DO LADO …
… dos quase oposicionistas e oposicionistas de ocasião, as conversas foram até a quinta-feira, com a negociação chegando até ao ponto de El Gênio poder vir a ser vice de El Celso, O Mazitelli.

NO ENTANTO, …
… na quinta-feira, a coisa degringolou. Logo de manhã foi um alvoroço total nos "points" da "tricotagem". Soltaram um panfleto apócrifo deitando falação em cima, principalmente de El Celso e El Niltão, com apenas umas poucas linhas dedicadas a El Gênio.

CONTRA EL CELSO …
… o panfleto assacava acusações contra El Celso como advogado e utilizando palavras realmente difamadoras contra o dito cujo. O pior é que atingindo também seu filho que hoje é juiz de direito bastante conceituado na capital paulista.

CONTRA EL NILTÃO …
… também não deixaram por menos e deitaram o pau no dito cujo, também achacando seu filho que também é médico, com acusações gravíssimas.

EL GÊNIO, …
… embora, em algumas poucas linhas, também foi denunciado, mas com as acusações que vêm sendo feitas já há algum tempo pelo kamikaze da raça-pura, El Niquento.

O FATO …
… caiu como uma bomba na cidade que já não acreditava mais que expediente de tão baixo nível fosse reavivado de campanhas do passado. E aí foi um tal de especular quem seriam os autores ou o autor, que o burburinho se estendeu por todo o dia.

SOBROU PARA …
… todos os lados e com argumentações convincentes, como palavras utilizadas por este em seus discursos; prática de fulano que pertence a tal grupo, e por aí afora …

NO ENTANTO, …
… a maior bomba política aconteceu no final da tarde, início de noite da sexta-feira, que não era 13, mas 27. Começou a circular a informação de que El Celso, o Mazitelli e El Niltão, em razão do baixo nível do panfleto despejado aos borbotões pela cidade, teriam renunciado.

ESTE COLUNISTA …
… embora realmente não estivesse acreditando, mas devido a insistência das tilintadas, acabou ligando para El Niltão. Veja o que ele disse: "A cidade está podre, lamentavelmente. Eu mesmo falei para ele (Celso): chega, pára que não dá.

Colunista: Mas a política sempre foi assim Nilton.

Nilton Martinez: Desde que estou aqui, não chegou a esse nível. Mas é horrível. Eu estava com algumas idéias na saúde para mudar, para melhorar. Para quê que eu vou me submeter a tudo isso? A um desgaste deste? Isso para mim foi um choque. Desanimei. Eu mesmo falei para o Celso que é o momento da gente parar. Agora que é que nós vamos apoiar? Candidato a prefeito, nem Geninho e nem Pituca, nós não vamos apoiar. Eu chamei o Hilário e ele foi extremamente leal com a gente.

C: Será que o PT do Hilário lança candidato?

NM: Ele também não quer ser prefeito. Eles agora vão ver se a Helena sai. Mas ele foi muito leal. Ele e o Zé Ricardo. É para tirar o chapéu. Aí a minha esposa falou, pára com isso, não precisamos disso daí não. Aí ela me convenceu. Não preciso disso não. Quer falar de mim? Fala o que quiser, eu vou lá e rebato, mas pôr filho no meio, por o filho do Celso, foi muito baixo. Deixa Olímpia do jeito que está.

C: Vocês vão denunciar esses panfletos?

NM: O Celso vai fazer um BO para tentar averiguar, mas você sabe que em Olímpia nunca se chega a nada. Agora, na segunda ou terça-feira, nós vamos para o rádio. Vamos esperar passar as convenções e vamos dar as justificativas necessárias.

C: As convenções de vocês já tinham sido realizadas?

NM: Não, segunda-feira, nós vamos fazer segunda-feira.

C: Segunda-feira vai ficar decidido se apóia alguém ou não?

NM: Isso. Primeiro nós vamos ouvir o Hilário. Ele vai fazer a movimentação para ver como fica.

ESTE COLUNISTA, …

… diante de tal depoimento, pensando jornalisticamente, achou que seria necessário ouvir o pré-candidato a prefeito também.

E FALOU …

… por telefone, com o advogado. Veja os principais trechos da entrevista:

Colunista: Falei com o Nilton agora e ele disse que vocês estão fora?

Celso Mazitelli: Esse processo eleitoral não é para gente decente não, Arantes. Gente honesta, íntegra não participa disso não.

C: Você vai tomar alguma medida contra esse panfleto?

CM: Já fizemos a representação na Justiça Eleitoral pedindo abertura de instauração de inquérito para apuração. Mas acaba não se descobrindo quem foi. Inclusive, depois nós vamos redigir uma nota e publicar no seu jornal e vamos na rádio (…) e tentar mostrar o porquê disso tudo. É o que você sempre falou meu chefe, esse processo não é para gente descente não, política em Olímpia não é para gente descente não.

C: Você vão apoiar alguém Celso?

CM: Não, nós estamos fora do processo. Agora o problema de derrubar o ciclo do Carneiro, passa a ser do Geninho.

C: É verdade que vocês estavam negociando até hoje?

CM: Não. Não teve negociação. Nós não abrimos a chapa. Eu e o Nilton entendíamos que, de que qualquer forma, em função da campanha anterior, teria que ser o dois. Nós não abriríamos. Se tivesse alguém querendo nos apoiar, tudo bem, mas nós não abriríamos, então não teve entendimento, não teve nada. (…) Mas é aquela estória, você vai perguntar: Quem fez? É difícil de você saber quem fez, os dois lados tinha interesse nisso. Sempre foi isso.

C: E você tinha do lado uma pessoa que passou por momentos destes.

CM: Então, eu acho o seguinte Arantes: Eu construí a minha vida. Vou para 62 anos. Você me conhece profissionalmente. Sempre fui um profissional honrado e procurei honrar a minha profissão. Agi sempre com ética. E, de repente, vem uns troços desses e falando umas loucuras, umas besteiras dessas, de coisas que envolvem meu filho. Ele nem vem aqui em Olímpia. E tem outra coisa. Que força é essa?

É GENTEM …

… agora a coisa pode até ficar como se fosse um segundo turno e tenhamos apenas dois candidatos disputando o cargo de prefeito.

QUER DIZER …

… a população vai votar igual aos tempos da ditadura: ou na Arena ou no MDB. Pode? Não tem opção. Ou vota num ou no outro. E aí, pode até classificar ou vota no ruim ou no menos ruim. Ou no ruim ou no péssimo. A Olímpia centenária continuará sob o jugo do coronelismo hitleriano?

NA VERDADE …

… depois de toda a guerra que se travou nos bastidores, foram espantadas todas as possibilidades de se surgir algo novo.

MAS, …

… é esperar para ver. Como dizia o filósofo já falecido, Vicente Matheus, o jogo só termina quando acaba. O que você acha?

SEM TERMINAR …

… mas quase terminando, sem afirmar, mas apenas perguntando, pois perguntar não deveria ofender ninguém, vamos lançar o pai tico (o jovem pudle Bull) para prefeito? Hein? Hein? Hein? Hein? Ave Cesar!

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas