05 de fevereiro | 2007

Nove Folias de Reis participaram de primeiro encontro do IBCP

Compartilhe:

 

 O 1.º Encontro de Folias de Reis da Capital do Folclore, organizado pelo Instituto Brasileiro de Cultura Popular, com apoio do Observatório do Folclore e Cultura Popular, contou com as presenças de nove Folias de Reis, a maioria da cidade de Olímpia.

O evento aconteceu no Recinto de Exposição e Apresentações Folclóricas Professor José Sant’anna, na manhã de domingo, dia 04 de fevereiro.

Segundo Vivaldo Mendes (foto), vice-presidente, e Marcos Balbo, presidente do IBCP, além da maioria das companhias de Olímpia, também vieram bandeiras de Severínia e Bebedouro.

 O evento foi iniciado com a celebração de uma missa. Em seguida, aconteceu o lançamento da pedra fundamental da capela de Santos Reios, que será construída no interior do recinto e só então começaram as apresentações das folias ou companhias de Santos Reis.

Ainda de acordo com Vivaldo, não foram cobrados ingressos e nem mesmo estacionamento das aproximadamente mil pessoas que compareceram para prestigiar o evento.

Na avaliação do eletricista Durvano da Silva, da Companhia de reis Lapinha de Belém, o evento serve para juntar as companhias: "Vai servir para unir mais e acho que é bom para a cidade também".

Para o vigia Antonio Miguel Alves, da Companhia de Reis Magos do Oriente, o evento estava até demorando a acontecer: "Acho que vai ser muito bom para as companhias daqui".

O aposentado Luiz Batista de Carvalho Sobrinho, da Companhia de Reis Família Miranda, também se mostra feliz: "Acho que vai ser muito bom, parabéns para quem está organizando isso daí".

Já o comerciante Adelis Paula Santos, 55 anos, da Companhia de Reis "Santos", que está voltando à atividade com a folia, cobra seriedade: "Se estiverem fazendo uma coisa bem intencionada, era para ter em Olímpia há muitos anos, que é a capital do folclore".

A validade de um evento cultural foi ressaltada pelo carpinteiro José Francisco Ferreira, embaixador da companhia de Santos Reis Estrela da Paz, que desde 2003 realiza um Encontro de Bandeiras em Olímpia: "Se é um trabalho cultural é válido, sem dúvida nenhuma".

A expectativa é grande para o aposentado Geraldo dos Santos, mestre da Companhia de Reis Visitantes de Belém: "A gente tem a esperança de que vai ser uma coisa muito bonita e gostaria que a população da cidade e, das cidades vizinhas, viesse prestigiar o encontro".

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas