06 de maio | 2007

Olímpia é 22.º colocado entre 28 municípios da região no Ideb

Compartilhe:

 

Com 4,7 de nota o município de Olímpia ficou na 22.ª colocação entre 28 municípios do noroeste paulista, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Pelo menos isto é o que pode ser considerado das informações obtidas junto ao relatório divulgado no final do mês de abril próximo passado, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado significa a avaliação feita pelo Ministério da Educação (Mec) no ano de 2005 nas escolas municipais de primeira a quarta séries do ensino fundamental

O ranking realizado pela editoria desta Folha considerou as 28 cidades mais conhecidas da região, dentre elas Votuporanga que com 6,1 está entre os 50 melhores resultados do país. Em caso de notas iguais foi usado o critério da ordem alfabética para a definição da colocação.

Embora a nota obtida por Olímpia supere o índice nacional (3,8) e até mesmo o estadual (4,5), ainda está abaixo dos 5,5, valor definido para o padrão considerado elevado de qualidade de ensino.

Na macrorregião de São José do Rio Preto apenas os municípios de Votuporanga, com 6,1; Embaúba e Jales, ambos com 5,7; Fernandópolis e Guaraci, ambos 5,5, atingem o índice considerado ideal de padrão de ensino

O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em avaliações do governo federal, com dados sobre o rendimento escolar de alunos do ensino fundamental. O maior índice nacional é o da cidade Barra do Chapéu (SP), com 6,8 e o menor é de 0,3, da cidade de Ramilândia (PR).
O segundo melhor desempenho do Brasil é do município de Dolcinópolis. Com 2.195 habitantes, a cidade tem apenas uma escola municipal de ensino fundamental de 1ª a 4ª série, criada no ano 2000.

A própria cidade de São José do Rio Preto, que teoricamente por ter população bem maior tirou nota melhor que Olímpia. Lá as escolas municipais tiraram nota 5,2, bastante próxima do considerado ideal, deixando a cidade na nona colocação entre os 28 avaliados pela editoria desta Folha.

Comarca

Mesmo na comarca de Olímpia o resultado das escolas municipais locais foi abaixo do que poderia ser até esperado, sendo superado por Cajobi, com 5,2 de nota, que juntamente com Guaraci e Embaúba obteve melhor rendimento.

Na verdade o município de Olímpia ganhou somente de Severínia que tirou 4,4 e Altair que ficou com a nota de 3,9, um dos piores índices do país.

No entanto, em relação à taxa de aprovação de alunos pode-se considerar que a rede municipal obteve bom resultado. O relatório divulgado mostra que nos primeiros quatro anos escolares as crianças olimpienses têm 95,8% de aprovação.Segundo a projeção também divulgada pelo Inep, se persistir da forma como estava em 2005, apenas no ano de 2011 é que o município atingirá os 5,5 considerados para um padrão elevado de qualidade de ensino.

Já para atingir, por exemplo, a nota obtida por Votuporanga, demora um pouco mais. As projeções indicam que da maneira como estava em 2005, a nota seis deverá ocorrer apenas em 2015. As projeções foram feitas para até o ano de 2021, quando o município deverá tirar 6,7 de nota.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas