11 de dezembro | 2016

Olímpia registra uma picada de escorpião a cada 32 horas

Compartilhe:

Da redação com TV TEM

Olímpia registou uma picada de escorpião a cada 32 horas, segundo a informação oficial divulgada na terça-feira desta semana, dia 6. Desde o começo do ano, vários moradores foram picados por escorpiões. O aparecimento deles pode estar relacionado com as condições do clima neste período do ano – chuva e calor, mas alguns cuidados podem evitar acidentes.
 

Somente em 2016, de janeiro até novembro, 243 pessoas foram picadas por escorpiões. Isso é o que mostra uma reportagem da TV TEM, afiliada da Rede Globo de Televisão, em São José do Rio Preto, elaborada pela repórter Graciela Andrade, com imagens de Ricardo Freitas.

Uma das vítimas foi a dona de casa Rosa de Souza Farias, de 85 anos de idade: “Quando eu fui fechar a porta, senti (picada) e larguei chave e vi (escorpião). Eu falei para o meu menino: chama a ambulância que eu fui mordida (picada) por um escorpião”.

Em seguida ela falou que a picada é bastante dolorida: “Dói muito. Eu cheguei lá (provavelmente à UPA) já estava com o dedo inchado”.

Em menos de 15 dias a dona de casa Izabel Cristina Imperador, que reside no Jardim Ferreira, na zona sul da cidade, diz ter encontrado 15 escorpiões em sua casa. Mas ela afirma também que não tem sido atendida pelos agentes da Vigilância Sanitária.

“A gente tem medo porque eu tenho uma criança de sete anos. Eles (escorpiões) aparecem no chão, na parede. No quarto das crianças eu já achei vários”, relatou.

No entanto, Izabel Cristina Imperador afirma que telefona para a Secretaria de Saúde e ninguém vai verificar a situação. “Já liguei na Vigilância Sanitária e não tomam providência. Eles falam que é epidemia mesmo. Fala que a cidade está cheia de escorpião”.

OUTRO LADO

Por outro lado, o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, explica o trabalho que a Vigilância Sanitária tem realizado para combater o escorpião.

“Eles (os agentes) vão até as residências, fazem as orientações. Algumas que não são atendidos é porque endereços não conferem, outras estão fechadas”.

“Quem encontrar escorpião em casa deve procurar o controle de endemias para passar o endereço corretamente que eles (os agentes) vão até ao local para fazer essa avaliação técnica”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas