18 de março | 2007

Olímpia vive surto de hepatite A

Compartilhe:

 

De acordo com as informações divulgadas nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde, a população da cidade de Olímpia está vivendo surto de hepatite A em três bairros da cidade. Até o final da tarde da quinta-feira (15), segundo informação de Juliana Bressane Dias, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, já eram cerca de 50 casos registrados desde junho de 2006.

Já a enfermeira da equipe de vigilância epidemiológica, Janaina Marins Simões, informava na quarta-feira (14), que além dos Jardins Santa Fé e Santa Ifigênia (zonas leste e norte respectivamente), onde surgiram os primeiros casos e inclusive se concentram a maioria deles, também já há vítimas da doença no Jardim Hélio Casarini, localizado na zona sul da cidade. O motivo de espalhar para outros bairros, segundo ela, é a própria circulação das pessoas que se transformam em agentes transmissores.

E foi a própria enfermeira que caracterizou a situação como de surto. Numa entrevista que concedeu a uma emissora de rádio, Janaina explicou que o protocolo do Ministério de Saúde considera que é surto de hepatite A quando confirmado dois casos. Se considerar que, conforme também explicou, os surtos são regionalizados, a cidade já enfrenta três surtos da doença.

Os principais sintomas da doença são: febre, dor abdominal, cor amarelada na pele e nos olhos, fezes esbranquiçadas e urina escura. Ao sinal de qualquer um destes sintomas a pessoa deve procurar UBS mais próxima com urgência.

Embora seja uma doença que acometa também os adultos, as crianças são mais suscetíveis a adquirir, principalmente na faixa etária de freqüentar creches por ficam mais aglomeradas e mais fechadas: "essas crianças são mais acometidas".

A hepatite A é transmitida de pessoa a pessoa e adquirida através de alimentos contaminados, características de alimentos maus cozidos, verduras e frutas mal lavadas, pelas fezes, por exemplo, a criança ir ao banheiro e não lavar as mães em seguida, enfim por maus hábitos de higiene. "A gente pode resumir que a hepatite A se resume aos hábitos de higiene", reforçou a enfermeira.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas