19 de agosto | 2007

Pastoral São José já tem Casa Paroquial e projetos próprios

Compartilhe:

 

 Mesmo sem ser declarada definitivamente como uma nova paróquia, a pastoral São José, que engloba os vários bairros que compõem a zona sul da cidade, além de vasto território da zona rural do município de Olímpia, já tem a Casa Paroquial e projetos próprios em desenvolvimento. A informação foi confirmada pelo administrador paroquial da área, padre Ivanaldo Gonçalves de Mendonça, 29 anos (foto).

"Hoje nós já temos uma casa paroquial. Foi alugado um imóvel que está em fase de organização e não é longe da igreja. As comunidades da área da pastoral estão mantendo os gastos com a casa", explicou.

A Casa Paroquial, ainda em fase de implantação, está sendo instalada na Alameda José Rodrigues da Silva, número 472, próximo a igreja. Toda a mobília, segundo informou Ivanaldo, e também o material para escritório, estão sendo conseguidos junto a comunidade através de doações e de um caixa que está sendo formado.

"Já existe a Casa Paroquial e o padre já mora nessa casa e dentro em breve nós vamos poder atender as pessoas", comemora. No entanto, ainda não tem estrutura, como, por exemplo, escritório com secretária, para poder atender normalmente as pessoas da área da pastoral.

Ivanaldo avalia que o fato do padre estar mais próximo da população, como será a partir de agora, traz muitas vantagens ao trabalho que realiza: "A gente pode estabelecer um contato melhor e que todos os trabalhos a serem desenvolvidos produzirão efeito maior e melhor".

Objetivo

Ele reforça que o objetivo é atender melhor a comunidade que tem um território bastante extenso e, mesmo com vários padres na cidade, o trabalho realizado não oferece os resultados buscados.

A nova paróquia está sendo organizada há cerca de seis meses e os resultados obtidos até o momento até surpreende o administrador da Pastoral São José, segundo ele, graças à dedicação que a população do local vem prestando.

O primeiro projeto a ser desenvolvido não é do ponto de vista físico, mas buscando dar consciência para que todos se preparem para a ainda futura paróquia. "Até o ano passado eram comunidades pertencentes a uma paróquia. Hoje, assumem uma posição diferente", justifica.

A nova paróquia, ainda Pastoral São José, está sendo composta por oito comunidades e, embora com uma boa estrutura anterior, o trabalho começa ‘praticamente do zero’, conforme classifica padre Ivanaldo.

Com muita deficiência estrutural, alerta que a pastoral é envolvida por bairros muito pobres da cidade que enfrentam situações difíceis. "Nosso primeiro projeto, graças a Deus já está dando certo, que é criar nas pessoas e nas lideranças a consciência de que é preciso mudar determinados pensamentos", comentou.

O padre diz que é preciso pensar de forma mais ampla e estender os horizontes para assumir o compromisso de ser paróquia e que isto tem dado certo, com as comunidades não pensando mais como uma simples comunidade, mas já como uma futura paróquia. "Depois, temos o projeto estrutural e a casa paroquial é um deles e já é uma realidade", acrescentou.

A nova paróquia será num território desmembrado da São João Batista e pode ser concretizada até o final do ano. De acordo com a avaliação de Ivanaldo, faltam apenas as estruturas físicas e administrativas que as outras duas já têm.

Lado social

Conta o padre Ivanaldo que a região sofre com inúmeras necessidades ligadas às questões sociais. Por isso já está formando um grupo de pessoas para atuar neste setor composto por voluntários e pessoas capacitadas para atuar no trabalho social e psicológico. Para tanto, contará, já a partir de agosto, com a colaboração de profissionais até de outras áreas paroquiais.

"Não queremos apenas desenvolver projetos de manutenção ou projetos assistencialistas. Queremos juntos pensar como as carências sociais podem ser supridas e eliminadas. Temos em mente esse objetivo, mas o trabalho social é sempre desafiante. Se a gente não se cuidar de se torna assistencialista e esse é um erro que não queremos cometer", enfatizou.

As comunidades que fazem parte da área pastoral São José são as localizadas além da avenida Dr. Andrade e Silva: comunidade central que é São José; Nossa Senhora de Fátima, da Cohab III; Nossa Senhora de Guadalupi, que abrange um pedaço dos Jardins: São José, Raia, Santa Teresinha (perto da Cidade Mirim), Santo Antonio (arredores do Cemitério São José) e Toledo. Além destes, outras quatro comunidades rurais: Capituva, Laranjeiras, Bela Vista e São Benedito do Turvo.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas