29 de setembro | 2008

Pesquisa Diário/Brasmarket mostra Geninho em 1.º lugar com 35% de votos

Compartilhe:

Uma pesquisa divulgada no domingo passado, dia 14, pelo jornal Diário da Região, da cidade de São José do Rio Preto, mostra o candidato a prefeito de Olímpia, vereador Eugênio José Zuliani, em primeiro lugar com 35,5% das intenções de votos. O trabalho foi realizado entre os dias 9 e 11 de setembro, pela empresa Brasmarket Análise e Investigação de Mercado S/C Ltda., da cidade de São Paulo. A pesquisa ouviu 440 pessoas e foram percorridos 15 bairros distintos da cidade.

O atual vice-prefeito, José Augusto Zambon Delamanha, está em segundo lugar, com 27,7%. O terceiro concorrente, Walter Gonzalis, tem 10,9% das intenções de voto. Não souberam responder ou não opinaram 23,2% dos entrevistados. A margem de erro, segundo consta do registro feito no cartório eleitoral de Olímpia, é de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos

Assim como a pesquisa estimulada, também na espontânea, quando o entrevistado cita livremente em quem pretende votar, sem o auxílio de lista com os nomes dos candidatos, Zuliani também lidera a pesquisa. Neste caso seu nome foi citado por 23%, enquanto Delamanha 17%, Gonzalis 5%, o atual prefeito, Luiz Fernando Carneiro, com 1,1%. Outros citados, entre eles muitos vereadores, somam 4,5%. Não souberam responder ou não opinaram 49,5% dos entrevistados.

Por outro lado, Delamanha tem a maior rejeição: 33,2% dos entrevistados, Zuliani é rejeitado por 22% e Walter Gonzalis, 18,2%. Outros 1,8% não apontaram rejeição a nenhum dos três candidatos. Já 24,8% não souberam responder

A pesquisa constatou ainda que para 25,7%, a gestão do prefeito Carneiro é péssima. Outros 6,1% avaliam como regular negativo e 10,2% como ruim. No grupo dos que aprovam a gestão de Carneiro, 16,4% consideram a administração ótima, 18,6% boa e 7,3% regular positiva. Quando se juntam os dois grupos, o prefeito tem o mesmo índice de aprovação e desaprovação à sua gestão. Enquanto 42,3% aprovam a sua administração, 42% a reprovam. Outros 12,5% consideram a gestão regular. Não souberam responder 3,2% dos entrevistados.

Avaliações
O candidato Zuliani declarou ao jornal que vai usar a pesquisa para direcionar sua campanha nos bairros onde teve baixo desempenho. De acordo com o levantamento publicado no domingo, Geninho lidera a corrida eleitoral principalmente no Jardim Tropical 1 e 2 (45,5%). O pior índice é no Jardim Glória: 29,2%.

Por isso, diz que analisará a fundo os números para direcionar a campanha às regiões onde tem uma preferência menor e fazer um trabalho de convencimento. Além de anunciar a mudança de estratégia, Geninho diz que aparecer como líder na pesquisa “é a confirmação de que o povo de Olímpia quer renovação.” “Comemoramos muito esse resultado. Nossa campanha está no rumo certo”, disse.

Delamanha, segundo o jornal, não quis comentar o resultado da pesquisa, já que a reportagem teria deixado recado no consultório e no comitê do candidato, mas não houve retorno. Ele tem a maior rejeição em Olímpia, com 33,2%, seguido de Geninho, com 22%.

Já o candidato Walter Gonzallis disse ao jornal que tem certeza de que esse índice atrapalhará a convencer os eleitores que seu projeto é o melhor para a cidade. Porém, com a menor rejeição entre os três candidatos, ele questionou a metodologia da pesquisa. “Há alguns pontos de fluxo e distribuição de bairros com os quais não concordo. Tenho uma avaliação maior do que a pesquisa aponta”, afirmou ao jornal.

Sem diálogo
De acordo com a pesquisa, um quarto da população de Olímpia (25,7%) considera a gestão de Luiz Fernando Carneiro (PMDB) como “péssima”. Outros 10,2% avaliam a administração como “ruim”, 6,1% “regular negativa”, 12,5% “regular”, 7,3% “regular positiva”, 18,6% “boa” e 16,4% “ótima”.

Carneiro responde a ação por improbidade por manter um servidor “fantasma” na prefeitura e suas contas de 2004 foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e estão sendo analisadas pelo Ministério Público.

Ele chegou a ter o mandato cassado pela Justiça por compra de votos na eleição de 2004, mas recorreu e voltou ao cargo. Segundo o jornal, procurado ontem para comentar o resultado da pesquisa, Carneiro foi irônico. “Passe bem”, disse e desligou o telefone

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas