22 de maio | 2021

Dória garante inclusão de Olímpia na Região Metropolitana de Rio Preto

Compartilhe:

LIGAÇÃO COM RIO PRETO E NÃO BARRETOS!
Deputado Itamar Borges garantiu que deverá apresentar emenda ao projeto incluindo Olímpia. O prefeito Fernando Cunha apresentou estudo que comprova ligação de Olímpia social e economicamente com Rio Preto e não com Barretos.

Para o prefeito Fernando Cunha, a inclusão de Olímpia na futura Região Metropolitana tratará de assuntos macro em conjunto, de interesse regional, como o uso do Aquífero Guarani, por exemplo.

O governador João Dória anunciou nesta terça-feira (18), o envio para a Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) do projeto de lei que autoriza a criação da Região Metropolitana de São José do Rio Preto e garantiu ao prefeito Fernando Cunha que Olímpia será incluída através de emenda do deputado Itamar Borges.

Olímpia faz parte da região administrativa de Barretos, mas o prefeito de Olímpia, na ocasião, apresentou estudo mostrando que seus interesses econômicos e sociais estão diretamente ligados a Rio Preto e não a Barretos.

Dória esteve em Rio Preto na terça-feira, acompanhado de deputados e outras autoridades do Estado entre elas o deputado Geninho Zuliani (DEM) e o estadual Itamar Borges (PMDB) confirmado para assumir a pasta da Agricultura.

Com a aprovação do projeto pela Assembleia, as ações dos municípios passam a ser trabalhadas em conjunto em prol da região, com uma visão local de prioridade, dentro de um planejamento regional e maior eficiência na aplicação de recursos públicos.

Olímpia não figura, originalmente, no rol das cidades abrangidas pela futura Região Metropolitana, mas o prefeito Fernando Cunha, presente ao evento, já tinha feito um estudo onde demonstra a viabilidade da inclusão.

O deputado estadual Itamar Borges, anunciado como futuro Secretário de Estado da Agricultura, será o autor de uma emenda à Assembleia Legislativa, com aval do próprio governador João Dória, que garantiu a Cunha a inclusão de Olímpia.

“Eu me proponho a apresentar a emenda parlamentar, com apoio do presidente da Assembleia Carlão Pignatari, do secretário Marcos Vinholi, do deputado federal Geninho, e o próprio Edinho”, disse Itamar Borges.

Itamar explicou que “Tecnicamente, o estudo da Fundação Seade não permite, olhou só a Região Administrativa de Rio Preto, e como Olímpia pertence à Região de Governo de Barretos, não foi contemplada, mas o prefeito Fernando Cunha fez um estudo, comprovou que o apoio, suporte e estrutura de Rio Preto, e uma importante influência, que é o turismo de Olímpia, essa integração faz justiça à futura Região Metropolitana”.

Por sua vez, o prefeito Fernando Cunha agradeceu a intervenção de Itamar e deu um exemplo da importância de Olímpia figurar na Região Metropolitana de Rio Preto: “A Região Metropolitana trata os problemas comuns aos municípios de uma só forma e Olímpia é dependente do Turismo, do Aquífero Guarani, que é regional, Rio Preto é o maior consumidor das águas do Guarani, por isso é um dos exemplos que precisam ser tratados em conjunto”.

Originalmente, a proposta inclui na região metropolitana os seguintes municípios: Adolfo, Bady Bassitt, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Ipiguá, Irapuã, Jaci, José Bonifácio, Macaubal, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Nova Granada, Onda Verde, Orindiúva, Palestina, Paulo de Faria, Planalto, Poloni, Potirendaba, Sales, São José do Rio Preto, Tanabi, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urupês e Zacarias.

Sempre foi o desejo de Edinho Araújo, antes mesmo de ser prefeito, como deputado estadual, por exemplo, de incluir Olímpia na futura Região Metropolitana de Rio Preto.

(Fonte: Diário de Olímpia).

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas