04 de julho | 2021

Por que o número de imunizados com a segunda dose não cresce em Olímpia?

Compartilhe:

 

Para formar a chamada barreira de proteção seriam necessários de 60 a 70% de imunizados. Pelo andar da carruagem apenas no final de outubro é que a cidade deverá passar dos 22.500 vacinados com as duas doses.


José Antônio Arantes
Muitos moradores de Olímpia têm estranhado, ao abrirem o site da prefeitura na internet, ao consultarem o chamado “Vacinômetro – Covid-19”, se depararem com um número que parece não crescer a várias semanas: o de imunizados com as duas doses que a maioria das vacinas aplicadas no Brasil exige.

Na sexta-feira, 02, no final da tarde, o número que era apresentado era de 8.268 e mais 383 que tomaram a da Janssen que é dose única. Portanto, em Olímpia, atualmente, apenas 8651 estão imunizados ou já usufruindo dos efeitos que cada uma oferece.

Menos de 16% da população, quando para começar a criar uma barreira contra o vírus a ciência acredita ser necessário que 50% da população esteja vacinada com as duas doses.

PARA QUANDO ESPERAR?

No entanto, até o momento já foram aplicadas 24.319 primeiras doses em pacientes de Olímpia. O que estaria acontecendo e para quando esperar que o município chegue a pelo menos 60%?

A vacina de dose única (Janssen) seria uma saída rápida para mudar o quadro, mas dos 3 milhões que vão ser distribuídas na próxima semana, menos de 500 deverão chegar a Olímpia. Com estas, no máximo chegaremos a 9000 ainda este mês, parcos 16% da população.

Acontece que a maioria das doses aplicadas nos últimos dois meses são da AstraZeneca ou da Pfizer, que tem um período entre doses de três meses. E, previstos para aplicação nos próximos dois meses, até a sexta-feira, tínhamos mais 4.365 da Astrazeneca e 840 da Coronavac.

MAIS 6 MIL ATÉ O FINAL DE AGOSTO

Traduzindo: até o final de agosto, se nada acontecer, teremos no máximo mais uns 6 mil moradores que estarão totalmente imunizados, se neste ínterim forem aplicadas mais primeiras doses da coronavac e doses únicas da Janssen.

A perspectiva seria de Olímpia chegar a 15 mil vacinados com as duas doses, ou seja, 27% da população. Um pouco mais da metade dos 50% mínimos para que a população possa respirar um pouco mais aliviada no final de agosto. Portanto, numa previsão mais animadora, chegando aos 22.500 ou 25 mil, somente no final de outubro.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas