10 de dezembro | 2018

Prefeitura nega surto, mas suspende aulas e toma outras medias por causa da meningite

Compartilhe:

Embora negando a ocorrência de um surto de meningite na cidade, a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Olímpia optou por suspender as aulas da rede municipal, a partir desta sexta-feira, dia 7, com a reposição das mesmas no início do próximo ano letivo. Além disso, outras medidas foram adotadas, segundo consta em um comunicado distribuído à imprensa local. “É importante ressaltar, primeiramente, que não há surto no município, uma vez que os casos não apresentam vínculo epidemiológico”, diz trecho da comunicação.

As medidas foram anunciadas em uma coletiva de imprensa que foi transmitida pelas redes sociais as 14 horas de quinta-feira, 06, direto do gabinete do prefeito Fernando Cunha.

Consta no comunicado que “a Prefeitura de Olímpia e suas secretarias municipais vêm a público anunciar medidas urgentes de prevenção que foram tomadas, diante da sensibilização popular causada pelos casos suspeitos de meningite e óbitos registrados na cidade”.

No entanto, por precaução, “a Prefeitura definiu a seguinte providência: As aulas da rede municipal estão sendo suspensas, a partir do dia 07 de dezembro, como medida imediata de prevenção, mas as creches serão mantidas abertas, caso os pais precisem. As aulas serão repostas no próximo ano, contando com a colaboração dos professores e demais funcionários que trabalham na Educação.

Outra providência foi a suspensão das atividades com aglomeração de pessoas como a apresentação do coral com cerca de 300 crianças, que estava prevista para a abertura oficial do Natal Encantado, que foi realizada na noite da quinta-feira desta semana, dia 6.

ORIENTAÇÃO

Por outro lado, todos os médicos da rede pública e plantonistas da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), já foram orientados sobre o alerta para a doença, diagnóstico e prevenção.

Além disso, todas as Unidades de Saúde possuem em estoque as vacinas de prevenção à meningite, que são disponi­bilizadas pelo Ministério da Saúde, bem como as unidades estão em alerta para o diagnóstico inicial e encaminhamento de pacientes suspeitos. “Importante destacar que o município superou a meta de cobertura vacinal estipulada pelo Ministério da Saúde que é de 95%”, reforçou.

“A Prefeitura ressalta ainda que, apesar de não haver surto, toda a região está em alerta, uma vez que já foram confirmados casos da doença em outras cidades como Mi­rassol, Urupês, Rio Preto, Mirandópolis, Cajobi, Votuporanga, Araçatuba e Fernandó­polis”, explica outro trecho do comunicado.

“Diante disso, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, garantiu ao prefeito Fernando Augusto Cunha, durante reunião em Brasília, na tarde da quarta-feira desta semana, dia 5, que a Secretaria Nacional de Vigilância Epide­miológica irá intervir, monitorando as notificações para combater o surgimento de novos casos”, conclui.

“A Administração Municipal reafirma seu compromisso de zelar pela qualidade de vida da população de Olímpia como sempre fez, sendo que outras implicações econômicas nunca prevalecerão à proteção da saúde pública da população”, comentou o prefeito.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas