10 de março | 2019

Projeto do Lendário está sendo usado por empresa canadense para aperfeiçoar os projetos que fabrica

Compartilhe:

O projeto do Lendário, cujo nome foi criado pelo empresário e presidente do Thermas, Benito Benatti, em conjunto com seu vice e arquiteto do parque há mais de 30 anos, Jorge Noronha,  nominando as pistas com nomes de mitos folclóricos em homenagem a Estância Turística de Olímpia, oficialmente a Capital Nacional do Folclore, que foi inaugurado no sábado, dia 2 de março, já es­tá sendo usado pela empresa canadense White Water, para o aperfeiçoamento dos projetos de brinquedos aquáticos que fábrica para comercia­lizar pelo mundo afora.

De acordo com o vice-presidente do Parque Aquático Thermas dos Laranjais, arquiteto Jorge Noronha, trata-se de um projeto inédito – ainda não existe outro igual no mundo – que surgiu a partir de adaptações do projeto original da empresa. “Inclusive, serviu muito como exemplo para própria empresa canadense”, diz.

“Eles nunca haviam feito um brinquedo com dois acessos na mesma torre. Nós criamos dois acessos independentes para evitar que a fila fique muito grande e cause confusão na hora que você optar por umas das descidas. Então é um brinquedo que serviu de exemplo para eles e está sendo usado hoje pela empresa como modelo de apresentação para outros parques”, reforça.

Noronha explica: Foram praticamente seis meses de estudo junto com a empresa White Water e chegamos ao que é hoje: o famoso Lendário que tem cinco pistas e as pistas dele têm em outros lugares do mundo, mas nessa a configuração é inédita em todo mundo”, afirmou.

E completou: “comumente as empresas produzem uma experiência em cada descida do brinquedo; nosso Lendário foi criado com duas experiências por descida. Você tem experiência diferente no percurso do brinquedo”.

Jorge Noronha explica que são duas pistas de mais ou menos 300 metros que a pessoa desce de bóia e três com a descida em cápsulas que é uma nova modalidade de toboágua. “As cápsulas já existem no mundo, nós não fomos o primeiro a inaugurar as cápsulas no Brasil, mas é a única torre que possui três cápsulas com experiência diferente, inclusive uma que você faz 360 graus. Esse é um projeto patenteado da White Water e que nós temos aqui e é a primeira do Brasil. A velocidade na que possui o looping é na faixa de 70 km/h. É muito rápido, é muita emoção, vale a pena aproveitar”.

A construção da parte metálica demorou quase um ano para ser concluída: “mas é que tivemos um monte de problemas: tivemos problemas de greve de caminhoneiros, tivemos problemas com a importação e é um brinquedo de muita precisão. A estrutura montada em cima dos pilotis todas elas parafusadas, é assim, uma engenharia de precisão. É muito fantástico isso porque mostrou a capacidade nossa, do Thermas dos Laranjais, de desenvolver grandes obras”.

TUDO FABRICADO NO BRASIL

A montagem foi toda feita pelo Thermas dos Laranjais. Toda estrutura metálica, em torno de 140 toneladas de aço usado no brinquedo, foi tudo fabricado no Brasil. A parte de fibra, ela foi desenvolvida nos países, como vieram produtos da China, Indonésia e do próprio Canadá.

O brinquedo ocupa uma área de aproximadamente seis mil metros quadrados, que depois de urbanizada terá mais de dez mil metros quadrados: “mas é uma dificuldade de logística. Foram muitos equipamentos que nós tivemos que utilizar, mas que não é nada de extraordinário na utilização dos equipamentos, o que eu ressalto mais é a precisão que houve para fazer esse brinquedo, porque você tem toda uma parte de parafusos que já estavam fixadas no concreto que não podiam ter erro na parte de estrutura e graças a Deus, felizmente, não houve erro nenhum. A equipe do Thermas dos Laranjais é fantástica, a parte nossa de engenharia, de mecânica e de elétrica é fantástica”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas