04 de julho | 2021

Olímpia está entre cidades que podem ter aplicado vacinas de lotes vencidos

Compartilhe:

 

Jornal Folha de São Paulo denunciou na 6.ª feira que 26 mil vacinas podem ter sido aplicadas vencidas. Olímpia figura como tendo aplicado apenas três doses de lotes vencidos. Saúde garante que foi erro de lançamento no sistema e que em Olímpia ninguém recebeu dose vencida.


DA REDAÇÃO C/
FOLHA DE SÃO PAULO
Caiu que nem uma bomba no final da tarde de sexta-feira, 02, notícia publicada pela Folha de São Paulo, dando conta que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19.  O jornal garante ainda que os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.

Acontece que entre as mais de 1500 cidades listadas pela Folha, Olímpia consta com o registro de aplicação de três doses de lotes que estariam vencidos. Uma no Ambulatório de Referência e Especialidades (Postão) do lote 4120Z004 no dia 13 de abril último. Outra na Santa Casa de Olímpia também no dia 13, do mesmo lote (4120Z004) e outra no Centro de Referência do Idoso do lote CTMAV501 no dia 30 de abril.

EM OLÍMPIA NÃO

A assessoria de imprensa da Prefeitura, tão logo tomou conhecimento da informação, entrou em contato com a equipe da Saúde e pesquisou os casos citados, garantindo que em Olímpia nenhuma vacina com prazo de validade vencida foi aplicada.

Segundo a notícia da Folha de São Paulo, até o dia 19 de junho os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.

Além disso, outras 114 mil doses da vacina AstraZeneca que foram distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade já expiraram. Não está claro se foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas.

ASTRAZENECA É A MAIS USADA NO BRASIL

AstraZeneca é a vacina mais usada no Brasil. Ela responde por 57% das doses aplicadas neste ano. A imensa maioria foi utilizada de acordo com as orientações do fabricante.

Todos os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. Um deles passou da validade no dia 29 de março. O que venceu há menos tempo estava válido até 4 de junho.

O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento.

Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.

A NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA:
LANÇAMENTO ATRASADO

Segundo nota de esclarecimento emitido no final da tarde de sexta-feira, 02, pela secretaria de Saúde de Olímpia, não houve aplicação de doses vencidas de Astrazeneca no município, de lotes que foram enviados no início da campanha de imunização, como foi divulgado pela reportagem da Folha de S. Paulo, que relata a mesma situação em cidades em todo o país.

De acordo com a pasta, o que ocorre é que o lançamento no sistema, vinculado ao Ministério da Saúde, está diferente do dia da aplicação da dose. Isso porque, no começo da vacinação, o registro de dados era demorado, levando até dois meses para serem computados, e o sistema passou por diversas atualizações.

A Saúde destaca que todos os lotes que chegam ao município são conferidos antes de serem liberados para os pontos de vacinação e que, inclusive, a última dose do imunizante dos lotes mencionados pela reportagem foi aplicada em 5 de março, em Olímpia, muito antes da data do vencimento. Por fim, o município reforça que “não há a necessidade de reaplicação, tendo em vista de que se trata apenas de uma fragilidade no registro de dados”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas