11 de janeiro | 2009

Secretária da Saúde já começa com 2 casos suspeitos de dengue

Compartilhe:
 
Nem bem começou o ano de 2009 e junto com ele a nova administração da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde já confirma dois casos de suspeita de dengue, doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti contaminado. A informação foi passada na quinta-feira desta semana, dia 8, pela secretária, pedagoga Silvia Elisabeth Forti Storti.

De acordo com ela, o índice bretô de novembro, escala que mede a presença de larvas em recipientes com água, era 1.9. “Isso significa que temos que intensificar as ações e já temos dois casos suspeitos, aguardando resultados”, informou.

As ações da secretária, segundo ela, envolvem o bloqueio de quadras ao redor da casa da pessoa que está com suspeita de dengue e a eliminação de criadouros do mosquito. Os casos suspeitos estão localizados no CDH2 e Jardim São José. “A equipe encontrou muitas larvas na região. Mas a medidas já foram todas tomadas”, disse.

Na região, em frente a uma das casas, havia um terreno baldio totalmente sujo. Mas dentre os vários criadouros detectados, estavam até vasos de plantas. Embora o número de casos da doença apresente uma situação tranqüila, em relação ao índice de bretô, segundo a secretária, a situação é preocupante desde novembro.

“Você tendo um número alto, isso significa que você tem a larva e tendo a transmissão em algum município, isso é muito preocupante. Desde novembro estamos numa situação preocupante”, comentou.
Por isso não está descartado o risco de alguma epidemia, caso comecem a acontecer as transmissões. Mas por outro lado, está fazendo contratação de pessoal para atuar no controle da situação.

“Estamos, em caráter de emergência, respeitando o concurso público existente, nós vamos contratar mais seis agentes de controle e vetores, para intensificar as ações e realizar uma varredura no município a partir da semana que vem”, disse.

Uma das medidas de controle, segundo a secretária, já estava em desenvolvimento no final da manhã da quinta-feira, dia 8, desta semana. “Hoje, já está sendo feita a retirada de todos os pneus em todas as borracharias e um trabalho de orientação, verificando o local para não ter criadouros”, explica.

Mas a preocupação é com toda a cidade. Por isso está iniciando uma nova campanha de conscientização no sentido de eliminar os criadouros. Ela recomenda cuidados, inclusive, com as caixas de degelo das geladeiras por causa do armazenamento de água.

 
Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas