16 de setembro | 2020

Secretário do Turismo cita o Thermas para ilustrar importância do turismo

Compartilhe:

IMPORTÂNCIA TURÍSTICA!
Secretário destaca o chamado turismo de
proximidade como primeira etapa da
retomada. “Vejamos o caso clássico
de Thermas dos Laranjais, 1,94 milhões
por ano numa cidade com 25 mil leitos (…)”.

 

O secretário Estadual do Turismo, Vinicius Lummertz, ao especificar as razões que levaram o governo no Estado a reabrir os parques de São Paulo a partir de 23 de setembro, na coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes no último dia 16, acabou utilizando o Thermas dos Laranjais como o grande representante do Estado na geração do turismo.

Lummertz afirmou: “Vejamos o caso clássico de Thermas dos Laranjais, 1,94 milhões por ano numa cidade com 25 mil leitos, então essa retomada mediante protocolos, nesse caso, darão condições a uma retomada segura pelo turismo de proximidade, que é a primeira demanda de retomada do turismo do estado de São Paulo como maior emissor de turismo nacional e internacional. Portanto, substitui a viagem ao exterior, substitui a viagem interna até que as coisas se normalizem no mundo, dar-se uma opção de descentralização do turismo dentro do estado de São Paulo mediante essa vocação do estado para parques temáticos organizados.”


RETOMADA VAI SER SIGNIFICATIVA PARA A GERAÇÃO DE EMPREGOS

Na coletiva, o secretário destacou que os parques terão que abrir com capacidade limitada de 40% e controlado mediante protocolos que foram acordados com o próprio setor. “Com compra antecipada, com uso de máscara. Protocolos estes que são os mesmos adotados internacionalmente”, salientou.

Vinicius também salientou que “essa retomada é significativa à medida que nós perdemos empregos no Turismo no ano de 2020. O Turismo havia sido em 2019 o maior gerador de empregos no estado, com mais de 50 mil empregos, segundo o Caged. Esse ano, até julho, teve um déficit de 138 mil empregos e aqui nós recuperamos 26 mil postos de trabalho, porque nós estamos falando de forma direta e indireta”, concluiu.

Na coletiva de imprensa, o Governador João Doria foi quem anunciou nesta quarta-feira, 16, a autorização para reabertura dos parques temáticos ao público a partir de 23 de setembro. O aval vale para parques instalados em municípios que estão na fase amarela do Plano São Paulo por 28 dias consecutivos.

EM SÃO PAULO A MAIOR QUANTIDADE DE PARQUES E ATRAÇÕES TEMÁTICAS DO PAÍS.

 “São Paulo concentra, de longe, a maior quantidade de parques e atrações temáticas do país. Também é a maior concentração da América Latina”, afirmou o Governador, em referência ao segmento dos parques temáticos.

A autorização libera a retomada de mais de cem operações, que geram 26 mil empregos diretos e indiretos. Os parques são âncoras do turismo de lazer familiar no interior, como nas cidades de Vinhedo e Itupeva, onde ficam o Hopi Hari e o Wet´n Wild, e Olímpia, que se destaca pelas atrações aquáticas, além de uma concentração natural de atividades na Grande São Paulo. 

Os parques poderão operar ao longo de oito horas diárias com 40% da capacidade de público. Os protocolos gerais e específicos continuam valendo: uso obrigatório de máscaras, medição de temperatura, ingressos vendidos antecipadamente e controle de acesso. A fiscalização fica a cargo das prefeituras.

RANKING DE VISITAÇÃO

O ranking 2019 da organização internacional Themed Entertainment Association aponta que o Thermas dos Laranjais, de Olímpia, com 1,84 milhão de visitantes anuais, é o quinto parque aquático mais visitado do mundo e único brasileiro entre os dez mais visitados.

Segundo o levantamento, quatro dos dez parques aquáticos mais visitados da América Latina estão em São Paulo. Além do Thermas dos Laranjais, que lidera o ranking regional, aparecem o Magic City Water Park, de Suzano, com 681 mil visitantes, o Thermas Water Park, de São Pedro, com 641 mil, e o Hot Beach, também de Olímpia, com 608 mil — os três tiveram um crescimento acima de 30% no número de visitantes na comparação entre 2019 e 2018.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas