24 de janeiro | 2011

UBS do Santa Ifigênia pode estar sendo usada para consumo ou tráfico de drogas

Compartilhe:

-2O prédio onde funcionava a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Clodoaldo Marins Sarti, fechado e abandonado desde maio de 2010, pode estar sendo usado, tanto para o consumo, quanto para o tráfico de drogas. A possibilidade das ocorrerem surgiu a partir de uma reportagem desta Folha, no início da noite desta sexta-feira, dia 21, por volta das 18h40.


Além da afirmação de um senhor que estava parado ao lado de fora, informando que realmente isso ocorre no interior do prédio, o próprio cheiro encontrado no local, estranho a uma pessoa de bem, leva a imaginar que realmente o local esteja sendo usado ilegalmente.


Além disso, numa das imagens registradas pela reportagem, em cima do telhado, num ponto onde a telha de amianto está quebrada, pode se notar que há dois pacotes dentro de sacos plásticos brancos, o que também leva a imaginar a situação de tráfico, principalmente em razão do tamanho dos dois embrulhos.


Pode ser que o local seja uma espécie de centro de controle da venda de entorpecentes na avenida dos Constitucionalista de 32, onde, segundo o noticiário diários da polícia local, sempre registra casos do tipo. Afora isso, o estado de abandono já é preocupante.


As pichações predominam na parede frontal do prédio, não só com inscrições que fazem menção a gangues, mas também a possível incitação à violência. Na esquerda, para quem está de frente para o prédio, há o desenho de um revólver disparando um tiro, com a inscrição “Vida+Loka”, acima.


No interior do prédio há muita sujeita espalhada pelo chão e a reportagem encontrou vários pontos de depredação, como vidros, paredes quebradas; pais, portas e vitros arrancados; e ainda um aparelho de televisão antigo largado no chão de uma das salas. Em cima da cobertura, o que se mais são telhas quebradas.


RECLAMAÇÕES

As reclamações de moradores são várias, não só em razão da distância que têm que percorrerem até a UBS do Jardim Alfredo Zuca (COHAB IV), mas do risco de assalto, principalmente contra idosos, está deixando-os bastante preocupados.

Esse é principalmente o caso de uma moradora do Jardim São Francisco, que reclamou da situação de abandono e que o local tem sido frequentado por toda espécie de pessoas, inclusive por crianças.”“É perigoso até acontecer um abuso
contra uma criança, porque fica de portas abertas. Se eles não forem mexer agora, mandem o maquinário para derrubar tudo”, destacou.

Por isso os moradores querem a volta do atendimento no local que está abandonado e sendo depredado. O local pode até estar sendo usado para o consumo de drogas.


PATRIMÔNIO PÚBLICO

A reportagem foi ao local nesta sexta-feira, apenas para obter imagens e ilustrar uma reportagem, cuja informação partiu da secretária municipal de Saúde, Sílvia Elizabeth Forti Storti, de que o local passará brevemente por uma reforma, voltando a ser utilizado logo em seguida.

A informação confirma, inclusive, ao que informou o próprio prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, em entrevista exclusiva a esta Folha, no final do ano, de que pretende iniciar 2011 reformando a UBS.


Mas o local, que foi fechado em maio de 2010, portanto há cerca de nove meses, com a alegação que passaria por uma reforma, já enfrentou outros problemas, como por exemplo, um incêndio que teria sido provocado por pelo menos um elemento ainda desconhecido, que queimou parcialmente a edificação.


O fogo foi percebido por policiais militares que faziam patrulhamento pela região e notaram uma fumaça bastante escura no local. O Corpo de Bombeiros foi acionado e o incêndio foi logo controlado.


Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas