19 de setembro | 2021

… E por Falar Em … Empresário Empreendedor

Compartilhe:

A. Baiochi Netto

Em termos mais simples, a expressão “empresário” nos lembra todo aquele que tem sob sua gestão alguma empresa de pequeno, médio ou grande porte, razão pela qual são considerados, na mesma ordem, como pequeno, médio ou grande empresário.

Já a expressão “empreendedor”, segundo li e anotei, vem do latim “imprendere”, que significa colocar em execução, realizar determinada tarefa com empenho, ou aquele que faz acontecer.

Aqui em Olímpia, a propósito, quando se faz menção à expressão conjugada “empresário empreendedor” logo vem à memória do olimpiense a figura de Benito Benatti. Nada mais justo e justificado, pois foi ele, Benito, aquele que imaginou e teve a inciativa de fundar o “Thermas dos Laranjais”, associação civil que veio a se concretizar com o apoio de parte da comunidade local e hoje desponta como ponto referencial do turismo nacional e propulsor do desenvolvimento autossustentável da cidade.

As justas referências ao empreendedor Benito nos faz, por merecimento, relembrar outros empresários olimpienses que, distanciados no tempo, também muito empreenderam, propiciando inegáveis impulsos e prosperidade à cidade, embora sem atingir o mesmo potencial proporcionado pelo Thermas.

Na impossibilidade de relacionar todos aqueles que, em suas épocas, também se destacaram como empreendedores, vamos nos concentrar em dois nomes, por certo conhecidos de todos: David de Oliveira e Dr. Antônio Augusto Reis Neves.

David de Oliveira destacou-se ao instalar em Olímpia aquele que seria, no seu tempo, um dos maiores “armazéns” de “secos e molhados” da região, atraindo para Olímpia não só simples consumidores de cidades vizinhas, como também comerciantes médios e pequenos dessas cidades, que aqui vinham se “abastecer” junto a “Casa Oliveira”, antecipando no tempo aquilo que hoje, na linguagem comercial, classificamos como “atacarejo”.

David de Oliveira não se limitou ao grande-pequeno armazém e, em seu empreendedorismo, trouxe para Olímpia a concessionária de automóveis da Volkswagen, disputada na época por várias cidades da região.

Foi além, e quando os produtores rurais locais, após a decadência das lavouras e do mercado do café, tentaram a alternativa (frustrada) da produção rural de arroz, David de Oliveira partiu para a industrialização local desse produto, instalando em Olímpia a produção do arroz industrializado, então uma evolução no mercado, empreendimento que em Olímpia foi prejudicado pelo fracasso da cultura rural do arroz no município. Dessa iniciativa resta a construção da primeira chaminé industrial da cidade, que ainda está em pé, e pode ser vista no “bairro da Estação”.

Bairro, a propósito, que sempre mereceu toda dedicação de David de Oliveira, a par do apoio e do incentivo que sempre dispensou para as iniciativas de caráter social voltadas para os mais carentes.

Vamos nos concentrar agora na figura do Dr. Antônio Augusto Reis Neves. Português de origem, o Dr. Neves veio para Olímpia e aqui investiu seus recursos, projetando regionalmente a cidade como centro educacional da época. Aqui fundou e instalou o Ginásio Olímpia, que corresponderia hoje à parte mais avançada do ensino fundamental, para criar, a seguir, a Escola Normal para a formação de professores, a Escola Comercial, para a formação de técnicos em contabilidade, e o curso científico, correspondendo ao ensino médio.

Comprovando sua cultura e seu entusiasmo pelo ensino local qualificado, é importante mencionar o seguinte fato: o curso ginasial, que hoje corresponderia ao curso fundamental mais avançado, tinha em seus quadros, naquela época, professores e aulas de inglês, de francês e de latim. Isto mesmo: latim.

A projeção de Olímpia como centro estudantil regional atraiu famílias que para aqui se transferiram a fim de possibilitar a seus filhos o acesso às escolas do “Dr. Neves”. Empreendedor, partiu ele para a ampliação de seu complexo escolar através de investimentos que também muito beneficiaram a comunidade olimpiense, como se relembra a seguir: criou o primeiro parque esportivo urbano da cidade, integrado por campo de futebol, quadras e piscina, abertos ao público; e construiu a Fundação Olímpica, para a prática esportiva de tênis, vôlei e bola ao cesto, modalidade através da qual o município alcançou destaque em todo o Estado.

Felizmente, para o Município, a memória desses dois empreendedores olimpienses já se encontra eternizada para o futuro: David de Oliveira é a denominação da via comercial mais extensa da cidade e Antonio Augusto Reis Neves, além de seu nome em uma das escolas estaduais locais, é o nome oficial do Thermas dos Laranjais.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas