03 de julho | 2022

O que seria da economia de Olímpia sem Benito Benatti?

Compartilhe:

“Uma lenda viva que provou que quem crê em si e nos
seus sonhos pode sempre muito mais”.

 

Do Conselho Editorial

Tempos bicudos, de crise aguda, de alta dos preços dos gêneros alimentícios, de alta taxa de desemprego e Olímpia se mantém como um oásis no deserto em razão de suas águas termais e a genialidade de um homem.

Este homem, Benito Benatti, completará bem vividos 90 anos nesta segunda-feira, 04 de julho, a maioria dos cidadãos olimpienses conhece, ou pessoalmente, ou por ouvir falar de sua história e envolvimento com Olímpia.

É responsável por ter criado o Clube Thermas dos Laranjais que além de estar entre os maiores e melhores clubes frequentados por turistas de todo o Brasil, é também um dos maiores geradores de emprego e renda diretos e indiretos da região.

Os que conviveram com ele no período de juventude geralmente contam do tempo de dificuldades que atravessou e culminam com o relato de sua enorme capacidade de se reinventar e superar obstáculos que para muitos podem parecer impossíveis.

História de resiliência e superação, que chega a noventa primaveras semeando esperanças e crenças de que o futuro poderá ser muito melhor e se depender dele, será.

De sócio proprietário de uma Auto Elétrica, se transformou em sócio proprietário de uma grande metalúrgica que empregava e emprega um sem número de habitantes da cidade e teve a feliz ideia, quando poucos acreditavam que seria bem sucedido, em fundar um clube de águas termais que está hoje entre os maiores do país.

Se houvesse estacionado sua trajetória na metalúrgica que gerava emprego e renda para a população, teria desempenhado um papel importante na economia local e seria lembrado como aquilo que sempre foi e é, um grande empresário com planos arrojados e futuristas.

No entanto, como sua disposição e garra pedem, o obrigam a sempre dar mais de si, arregaçou as mangas e transformou um poço que fora furado com o objetivo de se encontrar petróleo e que fora abandonado por não ter obtido sucesso na empreitada, em um dos maiores parques aquáticos da América Latina.

E o que muitos imaginavam ser apenas um sonho de alguém que no máximo resistiria alguns verões e culminaria no nada como a maioria dos empreendimentos levados a efeito pelos sonhadores, se transformou em algo gigantesco e esteio econômico do município.

Para se ter ideia, mais ou menos vaga, do que foi o elemento de transformação da economia da cidade bastaria notar que a mesma era coberta por cinco ou seis hotéis e algumas poucas pensões e hoje caminha para ter mais de vinte mil leitos que servem a indústria do turismo.

Não fosse a garra, a persistência de Benito Benatti, aliada a confiança e o crédito a ele conferido pela população, o sonho não seria esta realidade motivo de orgulho e fonte geradora de empregos.

Colocar pedra a pedra, construir lago a lago, piscina a piscina, equipamento a equipamento, viajar o mundo conhecendo novidades, ampliar a cada dia o número de atrações, transformar o espaço de seu escritório no parque aquático no lugar em que mais tempo passou na vida, este foi seu cotidiano, este foi seu viver.

Sempre dedicado ao trabalho, só desviando sua atenção dos objetivos que pretendia alcançar e alcançou nos momentos de lazer com os amigos ou com a família.

Composta, sua belíssima biografia de muita luta se vê coroada neste momento com a certeza de que seu sonho iniciado lá atrás, captando águas quentes de um poço abandonado, já se encontra entre os melhores clubes do universo.

Não é pouco para quem pisou barro, enxugou suor e derramou lágrimas nos momentos em que a existência se deparava com dificuldades e obrigava serenidade e força para seguir adiante, prosseguir, caminhar, que o destino de muitas almas, de muitas vidas, de muitas famílias dependia de si e da continuidade do seu projeto que ora se mostra gigantesco e vitorioso.

Hoje, a próspera e pujante Olímpia transborda Cultura, Lazer e Turismo e gera emprego para olimpienses e moradores das cidades vizinhas.

E Benito Benatti, de cujo cérebro se iniciou esta saga, se perpetua na história de Olímpia pelos seus feitos, pelo dinamismo, ousadia e coragem de acreditar que poderia ir muito além e foi e continuará indo com vitalidade, dinamismo e desejo de empreender.

Uma lenda viva que provou que quem crê em si e nos seus sonhos pode sempre muito mais.

E nos dias atuais, em que se vive uma situação de dificuldades econômicas pelo mundo todo, mais se acentua entre os olimpienses a certeza de que a economia de Olímpia não seria positiva como é neste momento se não houvesse Benito Benatti e sua genial criatividade.

Olímpia agradece.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas