26 de maio | 2013

Será que tomaram posse de Olímpia ou a cidade já tem dono?

Compartilhe:

NO ÚLTIMO SÁBADO …

… este “elefarantes”teve a oportunidade de assistir a um show em homenagem ao grande poeta e músico Renato Russo (já falecido) em que além de seus companheiros da banda Legião Urbana, outros músicos cantavam suas canções acompanhados por uma orquestra além dos tradicionais instrumentos guitarra, baixo, bateria e órgão.

GENTEM, …

… como é diferente sentir o som de vários instrumentos ao mesmo tempo, utilizando várias notas musicais. É um acariciar aos ouvidos e a alma. E as letras compostas por Renato são poemas de um ser que via além de seu tempo, que conseguia fazer a leitura do mundo com os olhos de quem enxerga muito além do próprio umbigo ou nariz.

UM POEMA …

… rico e musicado, sendo entoado por vozes que também se integram à música como se instrumentos musicais fossem, representa um verdadeiro balsamo para quem está empanzinado de sons pobres e poemas sem conteúdo que quase sempre apelam para o sexo e a violência e banalizam a vida, transformando os seres humanos em meros robôs que têm que ser reprogramados para continuarem a produzir, produzir e produzir para apenas consumir.

QUANDO …

… toca a música Pais e Filhos, embalada por aquele som encorpado da orquestra, guiado pela guitarra estridente que parece querer abrir a cabeça do mundo; marcado pela bateria que impõe um ritmo extasiante, parece que a gente embarca na nave do pensamento e caminha pelas nuvens da imaginação tentando sentir o significado daquelas palavras que dançam na nossa mente.

NO MEIO …

… da apresentação, uma frase marca e faz lembrar a teoria do tempo de Santo Agostinho: “é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há”.

O FILÓSOFO …

… que era padre, foi bispo, escritor, teólogo e doutor da igreja católica e viveu no século III antes de Cristo, em sua “Confissões”, foi fundo nesta tese, que, tentando simplificar, fica assim:

“Que é, pois, o tempo? Quem poderá explicá-lo claro e brevemente? […] e que modo existem aqueles dois tempos – o passado e o futuro – se o passado já não existe e o futuro ainda não veio? Quanto ao presente, se fosse sempre presente, e não passasse para o pretérito, como poderíamos afirmar que ele existe, se a causa da sua existência é a mesma pela qual deixará de existir?”

MÚSICA QUE …

… faz a gente navegar pelas ondas da imaginação, refletir, intros­pectar, soltar o pensamento, dei­xá-lo correr, sonhar e tentar enxergar este mundo tão complexo e, ao mesmo tempo tão simplório.

MAS, …

… deixando as nuvens e caindo com estes 140 quilos neste concreto duro da realidade, a semana foi morna, sem muitos assuntos que ouriçassem os “línguas pretas” de plantão.

A NOTÍCIA …

… mais comentada acabou sendo o fato de os irmãos Scamatti e os outros integrantes da chamada “Máfia do Asfalto” terem sido afastados pela justiça da administração de suas próprias empresas.

NA VERDADE …

… é uma medida constante no habeas corpus que liberou os irmãos Scamatti da cadeia, mas que não tem efeito nenhum. Que administrador vai comandar as empresas sem a orientação, a voz de comando dos seus donos? Isso é utopia pura. É fingir que a gente acredita e que a decisão vai ser cumprida.

MAS O QUE …

… tem muita gente torcendo é para que o contrato que foi firmado com uma das empresas do grupo para a captação e tratamento das águas do rio Cachoeirinha na ETA do Moreira e que já se sabe estaria sendo investigado pelo Ministério Público, não contenha nenhuma irregularidade que leve à paralisação da obra.

OUTRO FATO …

… que acabou repercutindo foi a atitude do presidente da Câmara de copiar chavões do tempo da ditadura para mandar os desa­fetos do governo de seu líder Eugênico mudarem de Olímpia. Aliás, quem não acredita, se não tiraram do ar ainda, é só acessar o site da Câmara e assistir ao vídeo que está gravado da sessão último dia 13, que mostra suas declarações inflamadas.

MAS, SEM …

… terminar e já quase terminando, outro tema que não teve repercussão, mas que certamente deverá ter é a pequena nota pu­blicada no site da prefeitura dando conta de que o município, em convênio com uma secretaria do Estado estaria para inaugurar um presídio aberto na cidade. É mole?

NA CALADA …

… da noite. Sem que a população soubesse. Sem nenhuma divulgação. Divulgaram simplesmente que a inauguração foi adiada e nem colocaram onde que seria implantado (o endereço). “Gentem”, será que só tem ditador neste governo?

OU SERÁ…

… que o pessoal está pensando que, igual o presidente da Câmara deu a entender, são proprietários da cidade, são donos do município e podem fazer o que bem ou mal entenderem sem dar satisfações a ninguém? É lamentável, triste e brochante, mais uma vez.

LAMENTÁVEL …

… mais ainda e dando mostras de que o pessoal do império Eugênico ou perdeu totalmente a noção de democracia ou realmente pretende expulsar todo mundo e criar uma cidade só deles e só pra eles, foi o tal do teste invasor que tentaram aplicar aos professores da rede municipal e aos próprios funcionários (com terceiro grau) da secretaria da educação.

OS SUJEITOS …

… obrigaram os pobres coitados dos municipais a responderem questionário com perguntas totalmente invasoras até da intimidade deles (leia matéria nesta edição).

José Salamargo… tentando comprar um terreno em algum loteamento no plano espiritual, mas tentando achar um que tenha internet espiritual, pois não dá mais pra ficar sem esta tecno­lo­gia, pois aqui o pessoal já tomou posse de tudo e parece que quer expulsar os que não se calam, os que não de dobram aos seus desejos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas