16 de dezembro | 2019

Uma corrida com muitos competidores e que poucos chegam daqui 10 meses

Compartilhe:

“Muitos encenam. É uma verdadeira peça teatral. O palco é a vida da cidade. Mas os personagens protagonizam papéis variados. De palhaços a salvadores da pátria, a maioria se mostra digna e sensível aos problemas dos mais necessitados. Depois … salve-se quem puder”.

                                                               Mestre Baba Zen Aranes.

AO QUE …

… parece, a grande corrida que só terminará em outubro de 2020, está atravessando o seu momento de maior robustez. É a hora que chega ao pico do número de competidores. Todo mundo é, até que se prove o contrário.

OLÍMPIA, …

… uma cidade conservadora ao extremo, que teve a maioria das suas eleições disputadas por candidatos do mesmo espectro político, em algumas poucas teve o aceno de alguns progressistas, este ano parece estar arrebanhando o maior número de pre­tensos pretendentes.

NESTE MOMENTO …

… da disputa surgem até candidatos mais à esquerda, como os anunciados jornalista e advogado Willian Zanolli (prefeito) e o médico Guilherme Kill (vice), ex vice-prefeito e ex candidato a prefeito, ambos do PT.

ENTRE OS NOVATOS …

… da políticagem tupiniquin, além do também jornalista Cleber Luis, que anunciou sua pré-candidatura meses atrás, a novidade da semana é o posicionamento do empresário André Gisoldi, ainda sem partido, que também garante que entrará no páreo em outubro próximo.

DO LADO DO …

… PSDB, além do eterno candidato não candidato, ex vice de Eugênio e atual vereador Gustavo Pimenta, também surgem os nomes do médico Márcio Iquegami e do ex-superintendente do Daemo de Cunha, Otávio Lamana Sarti.

TEM TAMBÉM …

… o vereador Flávio Olmos que está no partido do deputado federal e ex-prefeito Geninho Zuliani.

CLARO, DESDE …

… 2008, quando teve um grande desempenho, sempre se fala em Walter Gonzalis, mas ainda sem manifestação direta do próprio, assim como de Neto Nain, do PSOL que foi candidato na última eleição.

AINDA NO ESPECTRO …

… dos vereadores tem aquele que surgiu como quem não quer nada e dizendo que sairia apenas se Fernando Cunha fosse apoiado por Geninho, mas que atualmente já afirmou que sai de qualquer jeito, mesmo que o atual mandatário não seja apoiado por seu antecessor.

AGORA JÁ …

… fala até em corrigir as falhas do atual prefeito que parece ter deixado de lado a população mais pobre e governado apenas para a elite “rentista” da cidade. Niquinha quer ser o candidato do povão, um Ni­quinaro, e re­chaçou veementemente os boatos de que o prefeito teria dito que ele estaria trabalhando para ser candidato a vice.

O PRÉ-CANDIDATO …

… mais antigo no entanto é Fernando Cunha que parece ter decidido tentar a reeleição mesmo antes de assumir diretamente o cargo de atual prefeito.

CLARO …

… que tudo pode acontecer e até surgir votações expressivas de candidatos que os analistas entendam sem chances no atual momento. No entanto, a briga inicial agora é viabilizar a própria candidatura e a costura de possíveis apoios.

E DENTRO …

… deste contexto, quem parece estar em situação mais difícil parece ser o vereador Flávio Olmos que pertence ao mesmo partido do ex-prefeito Geninho Zuliani, o Democratas.

É QUE, …

… segundo as informações que correm nos bastidores, estaria difícil o apoio do deputado federal ao vereador. Tem, inclusive, quem não descarte até a sua mudança de partido, já que os três do PSDB (Lamana, Iquegami e Pimenta) também disputariam o apoio de Geninho.

MAS O GRANDE …

… problema, segundo alguns entendidos ligados a El Gênio, André Gisoldi seria o candidato preferido de Eugênio, inclusive para, num provável acordo com Cunha, sair como vice deste.

José Salamargo – entendendo que o quadro atual das eleições seria propício para o sur­gi­mento de uma surpresa no horizonte. O momento é de transição, de mudança no próprio entendimento da massa, mas com certeza, qualquer fenômeno que venha despontar no horizonte estaria muito mais na tese do que no candidato. Ou seja, o “salvador da pátria”, sem dúvida, terá que emplacar uma narrativa, mesmo que insana, mesmo que não condizente, mas que tenha o poder de convencer principalmente os 90% de nossos eleitores descami­sados. Senão acabará vencendo o menos ruim e não o pior ou o melhor.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas