03 de junho | 2026
FMIS firma acordo com Olímpia para ações culturais no Festival do Folclore
A Fundação Museu da Imagem e do Som assinou dois acordos de cooperação; um deles é com a Prefeitura de Olímpia, voltado ao ano comemorativo do Rio de Janeiro durante o 62º Fefol, e prevê podcasts, oficinas e exibição de obras em escolas da rede municipal.

De acordo com a fundação, o acordo com Olímpia estabelece cooperação técnica com a Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore, com foco em ações ligadas ao ano comemorativo do Rio de Janeiro durante o 62º Festival do Folclore (Fefol).
INTERCÂMBIO
A parceria prevê intercâmbio de profissionais, ações educativas, atividades culturais conjuntas, produção de conteúdos digitais e o uso de itens do acervo da fundação em iniciativas expositivas e formativas.
Entre as ações previstas estão a realização de podcasts com representantes de grupos folclóricos, a exibição de obras audiovisuais da F.MIS em escolas da rede municipal, oficinas temáticas, rodas de leitura e a produção de conteúdos colaborativos voltados às tradições populares brasileiras.
Segundo a instituição, a cooperação também busca ampliar o acesso público ao patrimônio cultural e estreitar o diálogo entre diferentes regiões do país.
SEGUNDO ACORDO ENVOLVE DOCUMENTÁRIO SOBRE TOM JOBIM
O outro acordo foi firmado com a produtora Urca Filmes e autoriza o uso de materiais audiovisuais, iconográficos e sonoros do acervo da fundação na produção do documentário “Antonio Carlos de Almeida Jobim, o Tom”, com lançamento previsto para 2027. Segundo a F.MIS, imagens, registros e documentos preservados pela instituição contribuirão para a narrativa sobre a trajetória do músico.
Reconhecido como um dos criadores da Bossa Nova, Tom Jobim tem presença no acervo da fundação, que reuniu ao longo de décadas documentos, registros sonoros e materiais históricos relacionados à sua vida e obra.
FUNDAÇÃO DESTACA REDES DE COOPERAÇÃO
O presidente da F.MIS, Cesar Miranda Ribeiro, afirmou que a missão da fundação é preservar, difundir e compartilhar a memória cultural brasileira, e que os acordos mostram como o acervo e o conhecimento produzido pela instituição podem gerar novas conexões e ampliar o acesso à cultura.
Segundo a fundação, as iniciativas reforçam a atuação da instituição para além da guarda de acervos, com o objetivo de fortalecer parcerias e manter histórias, tradições e personalidades da cultura brasileira acessíveis às próximas gerações.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!






