23 de junho | 2026

Falso gerente mantém vítima ao telefone e golpe passa de R$ 8,3 mil em Olímpia

Compartilhe:

Servidora pública de 48 anos foi convencida a acessar aplicativos bancários, resgatar investimentos e fazer transferências. Golpista ainda orientou a instalação de um suposto sistema de proteção chamado “Anjo Guardião”.

Uma servidora pública municipal de 48 anos perdeu R$ 8.307,50 depois de cair no golpe do falso funcionário de banco em Olímpia. A vítima, identificada pelas iniciais T.P.T., recebeu uma ligação de um homem que se apresentou como integrante da equipe de segurança do Banco.

O contato começou com a informação de que teria sido realizada uma compra de R$ 612 em um supermercado de Campinas. Após fornecer um número de protocolo, o primeiro interlocutor disse que transferiria a chamada para o suposto “gerente de fraudes” da instituição.

GOLPISTA DISSE QUE CONTA HAVIA SIDO INVADIDA

Na sequência, outro homem assumiu a ligação e se apresentou como Marcos Roberto de Oliveira. Ele afirmou que a conta da vítima havia sido fraudada e que seria necessário seguir procedimentos para cancelar movimentações supostamente indevidas.

Durante a conversa, T.P.T. foi orientada a acessar aplicativos bancários e o Mercado Pago. Seguindo as instruções, realizou operações e transferências enquanto acreditava estar protegendo o próprio dinheiro.

INVESTIMENTOS FORAM RESGATADOS

Conforme o boletim de ocorrência, a vítima fez dois empréstimos pelo Mercado Pago, nos valores de R$ 4.579 e R$ 1.350. Ela também possuía uma aplicação financeira de R$ 1 mil na plataforma, que foi resgatada e transferida para sua conta bancária.

No total, foram realizadas sete transações bancárias. Parte das movimentações apareceu identificada como pagamento antecipado de gastos, enquanto outras tiveram empresas e pessoas diferentes como beneficiárias.

PREJUÍZO CHEGOU A R$ 8.307,50

Em uma complementação do boletim, a vítima apresentou a relação detalhada das transferências. As operações individuais foram de R$ 380, R$ 1.790, R$ 147,50, R$ 998, R$ 992 e R$ 4 mil, totalizando R$ 8.307,50.

Uma tentativa adicional de movimentação, no valor de R$ 3.557,50, foi recusada pelo próprio banco e não chegou a ser concluída.

GOLPISTAS SIMULARAM OPERAÇÃO POLICIAL

Durante toda a ligação, os criminosos afirmavam que precisavam das informações para encaminhá-las ao Banco Central e à Polícia Civil. Também diziam que haveria uma quadrilha realizando mais de cem movimentações e que seria necessário recuperar códigos de identificação das operações.

Em determinado momento, o falso gerente afirmou que a polícia teria localizado e prendido uma pessoa que tentava fazer compras com um cartão virtual ligado à conta da vítima em um shopping internacional de Guarulhos.

APLICATIVO “ANJO GUARDIÃO” SERIA INSTALADO

Ao final da ligação, o homem orientou T.P.T. a comparecer à agência bancária no dia seguinte para cancelar a senha da conta, criar uma nova combinação e instalar um aplicativo de segurança chamado “Anjo Guardião”.

O suposto sistema seria, segundo o golpista, uma ferramenta exclusiva do banco. A vítima também foi informada de que receberia uma mensagem confirmando que sua conta permaneceria em análise.

CONTA FOI BLOQUEADA APÓS AS TRANSFERÊNCIAS

Na tarde do dia seguinte, a vítima recebeu uma mensagem SMS informando que sua conta havia sido bloqueada e que as transações estavam sendo analisadas.

Ela retornou à Delegacia de Polícia para complementar o registro com os valores, beneficiários e a sequência das operações. O caso foi registrado como estelionato de autoria desconhecida.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas