08 de agosto | 2026

Plano de saúde teria negado atendimento a idosa em crise convulsiva por falta da carteirinha original

Compartilhe:

Segundo boletim de ocorrência, mulher de 85 anos sofreu crise durante a madrugada e o Samu foi acionado. Família afirma que apresentou cópia da carteirinha e documentos, mas atendimento em pronto atendimento de um plano de saúde teria sido recusado; paciente acabou levada à UPA.

Uma família procurou a Polícia Civil depois que uma idosa de 85 anos, em crise convulsiva, teria tido atendimento negado em um pronto atendimento de um plano de saúde de Olímpia porque não estava com a carteirinha original do plano de saúde.

O caso aconteceu por volta das 4h30 de terça-feira (4). Segundo o boletim de ocorrência, a paciente, Lidia T. C., é acamada, reside em uma clínica de terceira idade e necessita de cuidados e atendimentos médicos permanentes.

IDOSA SOFREU CRISE CONVULSIVA

De acordo com o relato feito à polícia por um familiar, Lidia sofreu uma crise convulsiva durante a madrugada, tornando necessário o acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Quando a equipe chegou à clínica, foi informada de que a paciente possuía plano de saúde. Por esse motivo, segundo o BO, ela foi encaminhada ao respectivo pronto atendimento.

RECEPÇÃO TERIA EXIGIDO CARTEIRINHA

Ao chegar à unidade, ainda conforme a versão apresentada pelo familiar à Polícia Civil, os recepcionistas solicitaram a apresentação da carteirinha do plano de saúde.

A acompanhante teria informado que possuía apenas uma cópia da carteirinha e dos demais documentos, pois a clínica onde a idosa reside não permitiria que os documentos originais permanecessem com os residentes.

ATENDIMENTO TERIA SIDO NEGADO

Segundo o familiar, mesmo diante do quadro apresentado pela paciente, o atendimento teria sido recusado em razão da ausência da carteirinha original do plano.

O boletim registra essa informação como relato do declarante. O documento policial não apresenta a versão da operador do plano de Saúde sobre o episódio.

SAMU LEVOU IDOSA PARA A UPA

Diante da situação e do estado de saúde da mulher, a equipe do Samu encaminhou a paciente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Olímpia.

Na unidade pública, segundo o BO, Lidia recebeu o atendimento médico necessário para estabilização e tratamento da crise convulsiva.

FAMÍLIA REGISTROU BO

O caso foi comunicado à Polícia Civil ainda na terça-feira. A ocorrência foi registrada inicialmente como fato de natureza não criminal, ficando os fatos sujeitos à análise da autoridade policial quanto à eventual existência de infração penal.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas