15 de abril | 2008
Polícia lacra mais duas dragas no Rio Grande

Como se recorda, uma operação realizada no dia 28 de março, apreendeu 10 balsas e deteve também 10 garimpeiros por atuarem ilegalmente na extração de diamantes na represa de Marimbondo, no Rio Grande, no trecho entre Guaraci e Frutal, esta no Estado de Minas Gerais.
Com os garimpeiros foram encontradas quatro pedras de diamantes rosa, que, segundo os policiais, têm valor estimado entre R$50 mil e R$ 100 mil. A licença para a exploração do minério está cancelada desde novembro de 2007, o que torna ilegal qualquer atividade de garimpo.
Uma das principais irregularidades envolvendo o garimpo é a proximidade entre as dragas, que devem ficar a pelo menos 150 metros umas das outras, espaço que não chegava a 100 metros.
A situação traz danos graves ao ecossistema aquático. A sucção do cascalho em busca de pedras preciosas movimenta a areia do fundo do rio, local de água mais quente e por isso preferido para a desova dos peixes.
A devolução do cascalho ao rio também é problemática porque, como os garimpeiros geralmente jogam o material no mesmo local, há a formação de bancos de areia.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!






