21 de outubro | 2018
Pesquisa desta Folha demonstra que Geninho não é o primeiro deputado federal de Olímpia
(6).jpg)
Da mesma forma não procede a informação encaminhada a alguns órgãos da mídia local, provavelmente por sua assessoria, no sentido de que Geninho tornou-se o primeiro deputado federal de Olímpia, na história política do Município. A afirmação é falsa, induzindo a erro involuntário aqueles que deram divulgação a essa informação inverídica.
Não é o caso, porém, de se classificar a divulgação da informação equivocada como “fakenews”, expressão muito em moda e utilizada atualmente para alertar o público quanto à falsidade de determinadas mensagens.
Assim pode ser entendido uma vez que o “fakenews” é intencional, propositado e produzido com o intuito de prejudicar alguém ou obter vantagens de forma pouco idônea, razão pela qual muitos a consideram dolosa e de má fé.
Certamente este não é o caso dos órgãos de divulgação locais que, confiando na fonte das informações recebidas, deram publicidade a uma afirmação errada.
A rigor, culpa cabe a quem preparou e distribuiu a informação falsa, agravada a culpa pela ignorância de seu autor ou autores quanto à história política de nosso Município, e pela indigência ao não ter realizado qualquer pesquisa junto aos eleitores mais antigos da cidade ou mesmo através do Google.
PRIMEIRO DEPUTADO FEDERAL POR OLÍMPIA
O histórico dos eventos e da vida política do Município de Olímpia registra que o primeiro deputado federal com domicílio eleitoral em nossa cidade foi o médico José Lopes Ferraz, eleito para a Câmara Federal instalada em 1946 e que teve, inclusive, atribuições constitucionais, tendo promulgado a Constituição Brasileira de 1946 em substituição à Constituição de 1937, originária do regime ditatorial anterior.
José Lopes Ferraz exercia a medicina em Olímpia, tendo sido o fundador da antiga Casa de Saúde Lopes Ferraz, já extinta, localizada no prédio onde está estabelecida hoje a Sociedade Beneficente de Socorros Mútuos, na Rua Dr. Antônio Olímpio.
Exerceu o cargo de Prefeito Municipal no tempo em que o país era governado por Getúlio Vargas e em 1945 disputou as eleições para a Câmara Federal, também com atribuições de assembleia constituinte, tendo sido eleito sob a legenda do antigo Partido Social Democrático- PSD, que não tem nada a ver com o atual PSD.
Faleceu precocemente em 1946, pouco após sua posse como deputado federal, tendo participado dos trabalhos de elaboração da Constituição Nacional, promulgada naquele ano.
Na política local foi sucedido por seus irmãos Eloy Lopes Ferraz (que se elegeu deputado estadual), Waldemar Lopes Ferraz (foi Prefeito de Olímpia, deputado estadual e Secretário do Interior na gestão do Governador Abreu Sodré) e Afonso Lopes Ferraz (foi Presidente da Câmara e Prefeito), todos já falecidos.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!






