19 de setembro | 2021

22 de Setembro: Dia da Banana

Compartilhe:

19/09

– Dia da Escola Bíblica

– Dia do Teatro

– Dia de São Geraldo

 

20/09

– Criação da Casa da Moeda por Carta Régia (1703)

– Dia do Funcionário Municipal

– Dia do Gaúcho

– Dia Mundial da Limpeza de Praias

– Início da Guerra dos Farrapos (1835)

 

21/09

– Aclamação de D. Pedro I pelo Senado e pela Câmara como Imperador Constitucional do Brasil (1822)

– Dia da Árvore

– Dia da Agricultura

– Dia do Fazendeiro

– Dia do Radialista

– Dia Internacional da Paz

– Dia Nacional do Portador de Deficiência

 

22/09

– Derrota das tropas aliadas em Curupaiti, durante a Guerra do Paraguai (1866)

– Dia da Banana

– Dia da Defesa da Fauna

– Dia da Juventude no Brasil

– Dia do Contador

– Dia do Técnico Agropecuário

– Nascimento do compositor Padre José Maurício (1767)

 

23/09

– Aprovação do texto da oitava Constituição do Brasil (1988)

– Dia da União da Arábia Saudita

– Nascimento de Bento Gonçalves, chefe da Revolução Farroupilha (1788)

 

24/09

– Dia do Soldador

– Dia Mundial do Coração

– Inauguração do primeiro metrô brasileiro em São Paulo, com 17 km de extensão (1975)

– Morte de D. Pedro I, no Palácio de Queluz, Lisboa (1834)

– Nascimento da escritora Júlia de Almeida (1862)

 

25/09

– Dia do Rádio

– Dia Nacional do Trânsito

 

As bananas são cultivadas em 130 países pelo mundo, mas são originárias do sudeste da Ásia, sendo atualmente cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta / GB Imagem

 

22 de Setembro: Dia da Banana

Talvez a banana seja a fruta mais conhecida do mundo e para lembrá-la foi criado o Dia da Banana, que é comemorado no dia 22 de setembro.

As bananas são cultivadas em 130 países pelo mundo, mas são originárias do Sudeste da Ásia, sendo atualmente cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta.

Existem ainda muitas espécies de banana selvagem na Nova Guiné, na Malásia, Indonésia e Filipinas. Indícios arqueológicos e paleoambientais recentemente revelados em Kuk Swamp na província das Terras Altas Ocidentais da Nova Gunié sugerem que o cultivo da banana remonta 5 mil anos a.C, ou mesmo até 8 mil anos a.C. Tais dados tornam este local o berço do cultivo de bananas. É provável, contudo, que outras espécies de banana selvagem tenham sido objeto de plantio posteriormente, em outros locais do sudeste asiático.

A banana é mencionada em documentos escritos, pela primeira vez na história, em textos budistas de cerca de 600 anos a.C. Sabe-se que Alexandre, o Grande comeu bananas nos vales da Índia em 327 a.C. Mas, as plantações de banana organizadas pelo Homem só ocorreram a partir do Século III d.C. na China. No ano de 650, os conquistadores islâmicos trouxeram a banana para a Palestina. Foram, provavelmente, os mercadores árabes quem divulgou a banana por grande parte da África, provavelmente até à Gâmbia.

A palavra banana teve origem na África Ocidental e, adaptada pelos portugueses e espanhóis, passou também a ser usada, por exemplo, na língua inglesa.

Nos Séculos XV e XVI, colonizadores portugueses introduziram a plantação sistemática de bananais nas ilhas atlânticas, no Brasil e na costa ocidental africana. Mas, as bananas mantiveram-se, durante muito tempo, desconhecidas da maior parte da população européia.

A banana é o segundo fruto mais produzido e consumido no Brasil, segundo país no ranking da produção mundial, tanto como sobremesa como acompanhamento nas refeições, ainda que ocupe apenas 0,87% do total das despesas de alimentação dos brasileiros em geral (daí a expressão “a preço de banana” para referir que algo é pouco dispendioso). A maior parte da produção provém do Nordeste do País, onde é produzido 34% do volume total nacional, seguido das Regiões Norte (26%), Sudeste (24%), Sul (10%) e Centro-Oeste (6%).

Vale lembrar que a banana é uma rica fonte de potássio, indispensável na alimentação principalmente das crianças e idosos.

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas