12 de maio | 2013

A guerra contra a celulite começa na adolescência

Compartilhe:

A celulite costuma aparecer na mulher logo depois da puberdade. Combater os “furinhos” não é tarefa fácil e começa com alimentação equilibrada. Drenagem linfática aliada à massagem com aparelhos específicos fazem uma grande diferença. Vale o investimento / GB Imagem

 

 

 

 

Que triste constatação! A celulite é da natureza humana, pelo menos é esta a afirmação de especialistas em saúde.

Antes de ficar desesperada, vamos entender melhor o que é isso. De acordo com estudos científicos toda mulher depois da puberdade tem celulite. O próprio organismo feminino passa a favorecer seu aparecimento por meio das disfunções hormonais, predisposição genética, pílula anticoncepcional, entre outros fatores, além do sedentarismo e má alimentação. Como não será mais possível livrar-se dela após essa fase da vida, a prevenção é a melhor maneira de lidar com essa característica marcante, que tanto aflige o sexo feminino.

E falando em marcante, celulite é realmente MARCANTE! Deixa a pele cheia de furinhos e saliências; mulher nenhuma merece isso!

Voltando aos especialistas em Saúde, eles são unânimes ao afirmarem que é fundamental prevenir a celulite através de alimentação saudável, hidratação e exercícios físicos. O ideal é que estes cuidados fossem tomados desde a adolescência, mas geralmente a mulher só se lembra disso quando começam a aparecer as modificações na pele.

Começando pela alimentação, a celulite é caracterizada por depressões de inchaços e de gorduras. Por tanto, nada melhor que adotar uma alimentação à base de redução de sal, açúcar e gordura saturada, aumentando também o consumo de frutas e vegetais, o consumo ideal deve ser de cinco porções diárias, e aí entramos em outro campo que é o controle do peso, outra arma importante nesta guerra.

Quando se fala em hidratação, nos referimos não somente aos cuidados com a pele em si, mas também a hidratação do próprio organismo, consumindo de 2 a 3 litros de líquidos por dia, sendo que a água seria o principal deles. A ingestão de líquidos ajuda a eliminar as toxinas do organismo através dos rins e isso é muito saudável.

Outra dica, optar por uma alimentação saudável significa substituir o fast-food, salgadinhos e outras guloseimas por frutas, grelhados, verduras e legumes. Os refrigerantes também devem ser substituídos por sucos e muito cuidado com os doces. Alguém poderia até classificar esta dica de “radical”, mas as meninas deveriam ser orientadas desde crianças neste sentido e incentivadas a terem uma alimentação mais equilibrada. Estamos nos referindo apenas às meninas, porque a celulite é muito mais cruel com as mulheres, não que os meninos não devam ser incentivados a cuidarem de sua saúde, afinal o “barrigão” ataca os homens na mesma proporção que a celulite nas mulheres.

Os exercícios físicos são um aliado poderoso. O corpo consome energia dificultando a transformação das sobras alimentares em gorduras. Antes de aderir a esta ou aquela prática, consulte um médico para avaliar as suas condições físicas, e não fique parada, de jeito nenhum.

E têm ainda os tratamentos estéticos especializados no assunto, cremes muito eficazes que podem ser aplicados em casa, mas nisso também é preciso manter uma disciplina e não descuidar do tratamento, mesmo que os resultados satisfatórios não sejam imediatos.

O mais importante de tudo é entender que isso faz parte da natureza e que a maioria dos HOMENS INTELIGENTES valoriza suas mulheres principalmente por suas ideias e modo como encaram a vida; a última coisa que importa para eles é a celulite das coxas de suas parceiras. Pense nisso.
 

 

Para ter a pele do rosto bonita é preciso investimento

 

Use a cosmética a seu favor. Pelo menos uma vez ao mês, faça uma visita a uma clínica especializada e dê de presente um ritual de beleza ao seu rosto / GB Imagem

 

 

 

 

 

 

 

Você gosta de cuidar da pele do rosto, usa produtos bons e fique sempre atenta à hidratação. E a limpeza da pele como está? Não estamos falando de retirar a maquiagem antes de dormir, trata-se daquela limpeza profunda que só pode ser feita por gente competente.

Pode-se dizer que é um tratamento para a pele livra-la de cravos, espinhas e das bolinhas brancas que dão um aspecto feio e desleixado ao rosto, lembrando que aparecem mesmo que se use bons produtos todos os dias.

Voltando ao dia a dia, limpar e hidratar a pele devem ser rituais semelhantes ao banho, ou seja, devem fazer parte da rotina.  Achar que a pele ainda é jovem demais para isso é um grande erro.

Diariamente a pele está em contato com a poluição, o suor, a fumaça de cigarro, com as intempéries etc etc. Só isso já é suficiente para comprometer a camada superficial da pele, a epiderme que vai ficando com os poros cada vez mais obstruídos. Daí começa uma reação em cadeia, as outras duas camadas que compõem a pele, a derme e a hipoderme, não ajudam o sangue a circular por todo o rosto e isso altera as funções das glândulas e células. Placar final: pele sem viço e precocemente envelhecida.

Então está visto e provado que, se a beleza não tem idade, nunca é cedo demais para começar a tratar a sua pele.

A primeira coisa a ser feita é reconhecer o seu tipo de pele. Existem quatro tipos de pele: oleosa, mista, seca e normal.

Se a boa saúde da pele depende de uma limpeza externa constante, também é verdade que a alimentação é fator decisivo para isso. Embora a gente saiba que a correria do dia-a-dia muitas vezes dificulta uma alimentação mais sadia e equilibrada, sempre que possível é bom optar por saladas e frutas e não abusar do açúcar refinado (substituir por açúcar mascavo ou mel); alimentos picantes ou condimentados; frituras; carnes gordurosas, principalmente as de porco; carnes enlatadas e patês; gordura animal, nata, manteiga; frutas e sementes oleaginosas (abacate, nozes, amendoim, castanhas e azeitonas); sal em excesso; café e chá preto; farináceos em geral (substitua por produtos naturais e integrais); doces, refrigerantes e sorvetes. Lembrando sempre que a água é essencial, devemos ingerir de seis a oito copos por dia, incluindo sucos e leite.

É melhor prevenir do que remediar. A prevenção ainda é o melhor remédio. Procure comer alimentos saudáveis; não abuse do sol; use sempre filtros solares; não abuse do álcool e do fumo e, na medida do possível, fuja do estresse, pois tudo isso junto vira uma verdadeira "bomba"  que certamente vai explodir na pele do seu rosto.

Escolha os produtos adequados para o seu tipo de pele. A maioria das empresas que fabricam cosméticos mantém um serviço de atendimento com profissionais prontos para atender e orientar o consumidor. Outra boa opção é recorrer ao dermatologista.

Não pense que basta espalhar um creme no rosto. Siga sempre as orientações que se encontram nos rótulos das embalagens.

Usar os produtos todos de uma mesma linha também é uma boa iniciativa. Normalmente estas linhas têm três produtos básicos: espuma de limpeza facial, loção adstringente facial e hidratante facial.

Nunca é cedo demais para começar o seu ritual de saúde e beleza. São cuidados diários que devem ser feitos a vida toda. Lembre-se de que "aos 20 anos, cada um tem o rosto que Deus lhe deu. Aos 40, o que a vida lhe proporciona. E aos 60, o que merece", por isso é melhor cuidar-se.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas