09 de dezembro | 2012

A inteligência à serviço da beleza

Compartilhe:

Incluir frutas no cardápio diário é uma excelente opção, não somente para controlar o peso, mas principalmente para garantir a saúde do organismo. Além disso, tomar no mínimo dois litros de água por dia e fazer alguma atividade física é imprescindível / GB Imagem

 

 

Cintura livre dos “pneuzinhos” pode ser conseguida através de decisões inteligentes. O primeiro passo é começar a refletir sobre a qualidade da alimentação / GB Imagem

 

 

Sabe quando alguém tira uma foto e no resultado a gente vê uma barriga saliente, ou certo volume na cintura que a gente jura que é defeito da máquina? Pois então, é hora de parar e pensar naquilo que está ingerindo. Parar de comer e começar a contar as calorias. Alimentar-se usando a inteligência. Lembrando que passar fome, pular refeições, não adianta e prejudica a saúde. Estamos falando de alimentar-se adequadamente, fazendo as escolhas certas.

Manter o peso ideal parece ser um dos maiores desafios da atualidade. De um lado, a chamada “ditadura da moda”, mostrando modelos magérrimas nas quais qualquer tipo de roupa fica impecável, parece enlouquecer as pessoas que buscam o padrão de beleza descrito nos desfiles e eventos afins, do outro lado, felizmente existe outra corrente que busca opções mais “normais”, de acordo com o padrão de beleza das mulheres brasileiras, quebrando o tabu de que somente as magras é que tem o direito de serem reconhecidas como elegantes e “na moda”. O importante é que cada uma das mulheres saiba reconhecer os limites de sua constituição física, não caia nos modismos baratos e se ame, acima de tudo.

A ditadura da magreza não é uma tendência que atinge somente as mulheres, os homens também são “vítimas”. Basta observarmos os modelos oferecidos nas lojas e grifes famosas. Também na moda masculina parece ter lugar apenas para os magros.

Claro que é possível dar uma ajudinha na natureza quando o assunto é manter o peso porque, na verdade, existe uma infinidade de cardápios muito calóricos (especialmente quando se trata de comer fora de casa) que podem muito bem serem evitados, sem prejuízo ao prazer de comer.

Sim prazer de comer, porque não existe nada pior do que enfrentar uma dieta que enjoa na primeira olhada. E falando em dieta, existe uma infinidade delas que prometem verdadeiros milagres, emagrecem rapidamente na mesma medida que o antigo peso volta à primeira escorregada. O jeito certo é procurar um médico especialista no assunto e ter um cardápio personalizado, mas também você pode adotar algumas medidas por conta própria e sem prejudicar a sua saúde. Vamos a algumas dicas.

Um dos maiores vilões parece ser o doce. Na hora de preparar o bolo de cenoura, deixe mais leve substituindo uma parte da farinha por cenoura crua ralada. Na hora da sobremesa, substitua o chocolate por uma fruta e se a opção for doces, escolha aquele que não tenha creme no recheio. E, ainda, bolo de chocolate é bem mais calórico do que bolo de laranja, fique de olho.

Quando o bufê for muito farto, oferecendo inúmeras opções, não haja por impulso, analise tudo antes de encher o prato. Salada de frutas é sempre “mais magra” do que qualquer outra opção à base de massa doce recheada; torta de legumes é melhor do que torta de queijo; prefira as frutas secas ao invés nozes ou castanhas; os croissants são deliciosos, mas cuidado com eles, aposte sempre num pãozinho sem recheio nenhum; biscoitos doces e amanteigados são deliciosos, mas prefira os salgados; abacaxi fatiado é uma boa ideia para matar a fome, use e abuse dele; os salgadinhos merecem atenção à parte, prefira sempre os assados e fuja o quanto puder das frituras. Se a ideia é comer cachorro quente, opte por salsichas de aves, sem maionese e batatas fritas.

Sorvete é outra delícia, principalmente no verão. Fique de olho nas calorias: picolé de frutas (limão ou abacaxi) ao invés de picolé de chocolate ou outro que tenha leite em sua formulação. Fique atento às opções diet e light disponíveis no mercado.

De modo geral, substitua o açúcar por adoçante e use somente leite desnatado no dia a dia, não coma gorduras e use as versões light dos alimentos.

Quando preparar o lanche, substitua a maionese ou margarina por tomates que também deixarão o pão “molhadinho” e use pão light.

Lasanha é uma delícia, substitua a massa por legumes fatiados tais como berinjela ou abobrinha.

E falando em macarrão, a massa não é a vilã, mas sim o molho que a acompanha, por isso use sempre apenas molho de tomate e sem queijo ou carne. Tem ainda o macarrão integral, melhor do que o tradicional, preparado com farinha branca.

O queijo fresco é bem mais magro que o queijo prato ou mussarela.

A frigideira antiaderente é a melhor amiga das dietas. O hambúrguer fica ótimo sem óleo, coloque num pão light e acompanhe de tomates, alface e refrigerante light. Cuidado com a cerveja e bebidas alcoólicas.

E na churrascaria? Quanta tentação! Respire fundo e avalie a situação. Não coma linguiças, queijos ou camarão. Primeiro encha o prato com todas as opções verdes e, na hora da carne, fique na alcatra e fraldinha. Não coma pernil, antes prefira o lombo sem gorduras. O abacaxi com canela está liberado.

Outra dica de ouro, palitinhos de cenoura crua são um excelente coringa, matam a fome e não tem tantas calorias assim.

Ainda sobre as massas, quando recheadas opte sempre por recheios de ricota; substitua o nhoque por macarrão com molho de tomate e, se possível, troque o canelone ou ravióli por espaguete ou talharim. Sempre com molho de tomate, sem nenhum tipo de carne.

Quando bate aquela fome fora de hora, uma solução são os iogurtes desnatados, barrinha de cereal ou uma fruta.

Principalmente, não faça da sua opção por alimentos magros um sacrifício e nem fique dizendo aos quatro cantos que está fazendo isso. Na companhia de outras pessoas, haja naturalmente e, se alguém perguntar se está fazendo dieta, negue porque não faltarão pessoas para sabotar a sua decisão.

O importante é ser feliz, sentir-se bem consigo mesma, seja lá qual for a sua opção de cardápio.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas