21 de janeiro | 2019

Aprenda a higienizar corretamente as frutas

Compartilhe:

Atualmente existem várias maneiras de fazer a higienização das frutas para o consumo, basta uma rápida pesquisa na Internet para perceber que aparecem, entre os resultados, diversas formas. Água corrente ou sanitária, bicarbonato de sódio e vinagre são algumas das opções e o que não faltam são dicas, das mais mirabolantes até as mais simples. Mas, como saber se estamos realmente lavando as frutas da forma correta? Afinal, a higienização é fundamental para garantir uma alimentação Mas os especialistas dizem que existe apenas uma forma de lavar os alimentos: mergulhando as frutas no hipoclorito e retirando o produto com água corrente. O que demanda a diferenciação é apenas o tempo em que devem ficar de molho. Cada marca de hipoclorito trabalha com um tempo de imersão, que deve ser respeitado para uma eficácia adequada da substância.

E se você já está coçando a cabeça, preocupado onde encontrar o tal hipoclorito, pode ficar tranquilo, pois ele é mais conhecido como água sanitária. Só é preciso ficar atento a algumas questões: deve estar sinalizado na embalagem do produto que é próprio para o uso em alimentos, além de estar registrado junto ao Ministério da Saúde, pois a água sanitária é um composto alvejante à base de cloro e, com ele, é possível remover insetos, sujidades e demais matérias presas aos alimentos. O que determina sua ação, é a quantidade adequada de uso no momento da diluição. Algumas frutas, por exemplo, como pêssego, ameixa, kiwi, morango e nectarina são mais sensíveis e, portanto, demandam menor quantidade para que não haja deterioração.

Além de lavarmos os alimentos da forma correta dentro de casa, também precisamos nos preocupar com o que estamos ingerindo na rua e no escritório, já que a maior causa das intoxicações alimentares é a má higienização dos alimentos.

Para uma boa higienização de suas frutas siga os seguintes passos:

– Selecione as melhores frutas, aquelas que não se encontram com partes deterioradas;

– Coloque as frutas imersas em água com hipoclorito, respeitando o tempo de imersão de 10 a 15 minutos;

– Higienize em água corrente, para retirada da solução clorada;

– Processo de secagem natural, em sala refrigerada, ou seja, em lugares frescos, não muito quentes ou com incidência de sol.

 

Lancheira saudável para a volta às aulas da criançada

Com o fim das férias letivas/escolares, chega o momento dos pais começarem a pensar na compra dos materiais escolares, nos livros e uniformes, além de também se preocupar com o que colocar na lancheira dos pequenos. A maior dor de cabeça é sem dúvida conciliar os alimentos que sejam saudáveis com aqueles que são agradáveis aos paladares das crianças.

As melhores merendas sempre serão as repletas de alimentos como frutas e verduras. Para os pequenos conseguirem realizar suas tarefas e terem energia suficiente para as brincadeiras, são necessários alimentos que contenham uma recheada fonte de carboidratos. Receitas de tapioca e biscoitinhos saudáveis são alternativas ricas em carboidratos para os lanchinhos da tarde.

Mas existem alguns cuidados que devem ser tomados na hora de escolher as receitas de tapioca e os biscoitos saudáveis. Por possuir muito carboidrato, as melhores receitas serão sempre aquelas balanceadas com fibras e proteínas. Para as bolachas, deve-se tomar cuidado com as recheadas, que apresentam muita gordura trans, usada para prolongar a validade dos produtos, além do alto teor de sódio e açúcares, podendo ocasionar problemas na saúde como a obesidade, o enfraquecimento dos ossos e outras doenças.

Os biscoitinhos saudáveis podem ajudar os pequenos a pegarem gosto pelo hábito de alimentos mais benéficos. Um truque na hora de montar a lancheira do seu filho é adicionar biscoitinhos sem glúten e ricos em vitaminas. Eles já se acostumarão desde cedo a ter uma boa alimentação. Vale lembrar que frutas e verduras frescas são insubstituíveis na refeição das crianças.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas