09 de dezembro | 2019

Aproveitando tudo

Compartilhe:

Aproveitando tudo

Use as partes não convencionais dos alimentos como talos, cascas e aparas. Aproveite a água em que cozinhou os legumes ou as carnes para preparar outros pratos. Use também sementes, como a da abóbora que, seca e salgada, serve como aperitivo.

 

Bem gostoso

Ao preparar aquela massa de bolo salgado no liquidificador, experimente juntar salsinha picada quando estiver pronta. Nesse caso, apenas misture a salsinha e não bata mais a massa.

 

Preste atenção

Nem sempre aumentar ou diminuir uma receita dá certo. Fique atenta. Se precisar de maior quantidade de bolo, por exemplo, é melhor preparar duas vezes ao invés de dobrar as quantidade e bater tudo junto. Uma boa opção é bater as massas em separado e depois juntá-las misturando bem e assando em fôrma maior do que aquela indicada na receita.

 

Banana rápida

Descasque as bananas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Polvilhe com açúcar e canela e leve ao microondas, em potência alta por um minuto e meio. Sirva imediatamente.

 

Bem verdinho

O brócolis ficará bem verdinho se for cozido em água com uma pitada de açúcar. Nunca use bicarbonato.

 

Molho encorpado

Se o molho parece desandado e não engrossa de jeito nenhum, experimente juntar maisena diluída em água. Acrescente e mexa sem parar, fica cremoso na hora. Depois de engrossado, deixe cozinhando por mais alguns minutinhos.

 

Batata palha

Passe as batatas no ralador em tiras finas de depois deixe de molho em água fria, dentro da geladeira durante 30 minutos, Escorra bem, enxugue e frite em óleo quente cuidando para não queimarem, pois frita rápido.

 

Laranja na compota

Quando fizer compota, adicione suco de laranja na água do cozimento. O sabor ficará diferente.

 

Fique de olho

Nunca comece a preparar um prato sem antes ler toda a receita e verificar se dispõe de todos os ingredientes.

 

Água gelada

Se a couve já estiver murchando, coloque as folhas em água gelada por uns 15 minutos e refogue em seguida.

 

Fazendo feijoada

É deliciosa e definitivamente faz parte do cardápio do brasileiro. Apesar de ter a receita tradicional, cada um tem o seu próprio jeito de prepará-la. Uns preferem colocar apenas carnes e linguiça, enquanto que outros não abrem não do pé de porco, orelha e rabo. Mas uma dica vale para todos: sempre tire as peles das linguiças usadas no preparo. Você vai perceber a diferença no sabor.

 

Salada boa I

Cozinhe a beterraba inteira. Depois de fria, retire a casca e corte em fatias não muito grossas. Tempere-as com sal, azeite e suco de laranja. Ficará melhor se preparada com algumas horas de antecedência.

 

Salada boa II

Descasque o chuchu, corte em pedaços no tamanho de sua preferência e cozinhe-os no vapor. Á parte, prepare um molho misturando azeite e tempero para salada em pó (encontrado nos supermercados). Junte mais sal, se quiser, e vinagre com sabor de alho (que você também encontra pronto). Regue os pedaços de chuchu cuidando para que fiquem imersos. Deixe na geladeira de um dia para o outro.

 

Café mais gostoso

Cafezinho é bom e anima em todos os momentos. Se quiser incrementar o sabor, junte ao pó canela e chocolate em pó (ou achocolatado), em quantidade a seu gosto. Depois despeje a água quente como de costume. Ficará delicioso.

 

Maionese incrementada

Sabe aquela maionese de todos os domingos? Varie na cor e no sabor juntando cheiro verde picado. Outra dica é fazer uma pasta com alho (bem amassadinho) e mistura à maionese incrementando com uma pitada de sal e pimenta do reino.

 

Pepinos

Se você acha que o pepino é indigesto, não o descasque. Basta lavá-lo cortá-lo com a casca, pois nela estão as enzimas que ajudam na digestão.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas