08 de junho | 2021

Aventura, cultura e gastronomia em Alentejo

Compartilhe:

Um passeio de balão encanta qualquer turista. Se a vista com traços de verde e dourado já impressiona do solo, o visual fica ainda melhor dentro de um balão / Divulgação

Além de desafiador, fazer um tour de bicicleta pelo Alentejo é uma maneira simples e ao mesmo tempo saudável de conhecer o povo e a cultura local.

É possível conhecer as riquezas dos vinhedos alentejanos em um quadriciclo. A adrenalina ao percorrer diversos tipos de terreno se une ao intenso sentimento de liberdade.

Tente desbravar o famoso Rio Guadiana que atravessa o Alentejo a bordo de um pequeno caiaque e você irá viver momentos de pura emoção.

Para aqueles que gostam de testar os próprios limites, a grande rota do Castelo de Vide, uma trilha com 61 quilômetros de extensão é o desafio ideal.

E se você gosta de comer, está no lugar certo. A gastronomia do Alentejo é muito rica e variada, além de ser uma das mais autênticas e deliciosas de Portugal.

Procurando um destino para descansar assim que a pandemia passar? O Alentejo possui inúmeros destinos para serem visitados e explorados. Entre um vilarejo e outro, os viajantes se deparam com extensas planícies em uma terra repleta de natureza e monumentos naturais intocados. Seja por terra, ar ou água, aventurar-se pela maior região portuguesa é uma experiência única.

Um passeio de balão encanta qualquer turista. Se a vista com traços de verde e dourado já impressiona do solo, o visual fica ainda melhor dentro de um balão. Os contrastes e cores se destacam e ficam ainda mais belos durante o nascer ou o pôr do sol, criando um verdadeiro espetáculo que só a natureza pode proporcionar. O passeio está disponível em diversos locais da região, como em Monforte, no Torre de Palma Wine Hotel, e muitos outros operadores de turismo regionais.

No Vila Galé Clube de Campo, em Beja, é possível conhecer as riquezas dos vinhedos alentejanos em um quadriciclo. A adrenalina ao percorrer diversos tipos de terreno se une ao intenso sentimento de liberdade, estimulando sensações que ficarão na memória dos aventureiros. Combine com a família ou os amigos e explore os campos alentejanos por cerca de 1h30. Se você nunca dirigiu um veículo desse tipo, não se preocupe: há um treinamento antes de iniciar o trajeto e o passeio é acompanhado por um guia especializado.

Além de desafiador, fazer um tour de bicicleta pelo Alentejo é uma maneira simples e ao mesmo tempo saudável de conhecer o povo e a cultura local. Durante o passeio, o aventureiro irá desvendar as charmosas vilas com casas pintadas de branco e visitar imponentes castelos medievais. Vinhedos, planícies e habitantes acolhedores complementam a aventura. Diversas empresas promovem este tipo de passeio no destino.

Tente desbravar o famoso Rio Guadiana que atravessa o Alentejo a bordo de um pequeno caiaque e você irá viver momentos de pura emoção. Caso não tenha experiência nessa atividade, pode ficar tranquilo, pois todo o percurso é propício para iniciantes, sendo acompanhado por uma equipe de profissionais prontos para te auxiliar sempre que precisar. A Emotion Sports, em Beja, é uma das empresas oferecem essa aventura.

Para aqueles que gostam de testar os próprios limites, a grande rota do Castelo de Vide, uma trilha com 61 quilômetros de extensão é o desafio ideal. Partindo da Barragem da Póvoa e seguindo para a vila de Castelo de Vide, o viajante irá se deparar com o vasto patrimônio megalítico, incluindo o imponente Menir da Meada, descoberto em 1965. No caminho ainda é possível ver várias espécies de aves e atravessar passagens aquáticas cruzando as poldras – pequenas pontes feitas com pedras no leito de riachos e rios. Após visitar a impressionante Castelo de Vide, é hora de retornar acompanhando as margens da represa de Póvoa e apreciando a vista. A trilha é feita em grupo e acompanhada por guias especializados.

E se você gosta de comer, está no lugar certo. A gastronomia do Alentejo é muito rica e variada, além de ser uma das mais autênticas e deliciosas de Portugal. A maior região portuguesa é conhecida por ser um lugar onde se come muito bem e onde é possível experimentar diferentes iguarias em cada destino visitado. Esta aventura culinária é marcada por ingredientes únicos e produzidos na própria região, como temperos, azeites, embutidos, pães típicos e, claro, os vinhos.

Os portugueses sabem preparar uma boa carne de porco e servi-la de muitas formas. Mas ninguém sabe preparar tão bem esta iguaria quanto os alentejanos. O porco preto do Alentejo tem um sabor distinto, cozido lentamente e servido bem tenro. Harmonizado com um vinho tinto encorpado como o Monsaraz de 2017 ou o tinto complexo Herdade dos Grous Moon Harvested, de 2016, é uma refeição que você jamais se esquecerá.

A açorda é um prato típico servido em todo território português, mas sobretudo no Alentejo. Este ensopado é composto por pão rústico amassado com coentro, alho, azeite, vinagre, água, pimenta branca, sal e ovos escalfados. Mergulhado em um pouco do molho picante peri-peri, fica uma delícia.

Para quem gosta de uma boa comida caseira, o ensopado de borrego é perfeito, pois tem gosto de aconchego e lar. O segredo deste prato é o seu caldo bem cremoso feito com louro, pimenta, salsa, cravo, cebola, alho, coentro e pão alentejano rústico. Ideal para as noites frias de inverno, o ensopado de borrego acompanha um bom vinho tinto alentejano.

Cada região de Portugal tem o seu tipo de queijo. No Alentejo, o mais famoso é o queijo de ovelha do distrito de Serpa. Maturado por 30 dias, é pincelado frequentemente com azeite e colorau durante o processo de envelhecimento. Ele varia de cremoso a duro e pode ser espalhado como uma pasta ou cortado e servido com pão. Combina perfeitamente com uma cerveja Super Bock bem gelada, comumente encontrada nos bares de todo o país.

O licor de poejo é referência do Alentejo. Feito a partir do poejo, uma espécie de hortelã encontrada localmente, esta bebida pode ter três variações que definem a sua cor: preparada com poejo verde (verde), com poejo seco (amarelo), e com poejo exposto ao sol (claro). Quando degustar o poejo, vá com calma! A sua porcentagem de álcool pode chegar a até 20%. É perfeito para beber depois das refeições, como um digestivo.

Embora sua origem seja incerta, o doce Sericaia foi aperfeiçoado pelos alentejanos em torno da vila de Elvas. Se você gosta de ovos, açúcar e canela, este é o seu doce. Ele é assado no forno e a alta temperatura faz com que a camada superior da clara de ovo rache, conferindo ao doce seu aspecto marcante. Pode ser servido com ameixas locais e para harmonizar, um vinho do Porto bem docinho ou quem sabe uma ginja, licor feito da fruta de mesmo nome, uma espécie de cereja ácida. Essas bebidas são ideais para degustar junto com sobremesas.

Considere o Alentejo como destino de suas próximas férias. Procure seu agente de viagens para quando a pandemia der uma brecha e for seguro se aventurar por viagens internacionais.

 

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas