26 de janeiro | 2014

Cabelos bonitos com a ajuda da natureza

Compartilhe:

Cabelos sedosos e bonitos podem ser obtidos com a ajuda das poderosas máscaras caseiras / GB Imagem

 

 

Não faz tanto tempo assim que a “touca térmica” era item obrigatório na bagagem das mulheres e trocar receitas de máscaras capilares produzidas a partir de ingredientes naturais era algo corriqueiro. Quem se lembra do “banho de óleo”? Atualmente, esta prática gera algumas controvérsias, mas ainda há quem faça uso do produto e que está bem satisfeita com os resultados.

O fato é que os cosméticos em geral evoluíram muito e bem rapidamente. Existem no mercado mil e uma formulações de xampus, condicionadores, máscaras, leave-in e produtos fantásticos que recuperam os cabelos em poucos minutos e em casa, durante o banho. Tem ainda os tratamentos oferecidos nos salões de beleza.

No entanto, mesmo com a facilidade dos cosméticos, nunca é demais prestar atenção também na possibilidade de obter excelentes efeitos usando ingredientes naturais. Eles custam menos e também poluem menos a água. Explicando, tudo o que você usa no banho escorre pelo ralo junto com a água.

Vejam algumas dicas:

 

Máscara de Mel

(Especialmente para os cabelos com pontas quebradas)

1 gema de ovo; 1 colher (sopa) de vinagre de maçã; 2 colheres (sopa) de mel. Misture tudo com um batedor de claras ou um garfo, até ficar espumante. Aplique nas pontas, cubra com papel-alumínio e deixe agir por 20 minutos. Lave bem a cabeça para remover qualquer resquício da máscara e aplique um condicionador adequado para seu cabelo. Enxágue, penteie e deixe secar naturalmente, sem sair ao vento. O vinagre é utilizado para atuar junto com as proteínas do ovo e restaurar a estrutura dos fios, devolvendo a maleabilidade natural.

 

Máscara de Cenoura

(Ideal para recondicionar os fios danificados por agressões ambientais ou químicas)

Faça um purê com uma cenoura ralada e um pouco de creme de leite.  Lave o cabelo com o xampu habitual e, em seguida, aplique a mistura na cabeça toda. Deixe agir por 20 minutos e depois enxágue.

 

Óleo Capilar

(Deve ser usado uma vez por mês, em cabelos ressecados por processos químicos, sol e cloro)

50 ml de óleo de gérmen de trigo; 2 ml de óleo de alecrim; 2 ml de óleo de gerânio; 2 g de mel. Misture o óleo de gérmen de trigo com o mel. Acrescente os outros óleos mexendo bem até conseguir uma mistura uniforme. Um pouco antes de deitar, esfregue em todo o couro cabeludo e enrole a cabeça com uma toalha ou com um lenço de algodão. Ao acordar, lave os fios com um xampu à base de óleo de gérmen de trigo e enxágue com água. Dica: Para enrolar os cabelos, use uma fralda de bebê, pois é feita de algodão macio e não vai tornar o sono desconfortável.

 

Máscara para Restauração Rápida dos Cabelos

Misture um copo de iogurte natural e 5 gotas de vinagre (branco ou tinto) com 3 claras batidas em neve. Espalhe por toda a cabeça, coloque touca plástica (sem calor) e deixe agir por uma hora. Depois, lave e condicione normalmente. A acidez do vinagre, aliada à do iogurte, devolve o brilho do cabelo ao restaurar o PH dos fios. Dica: Se não tiver a touca plástica à mão, improvise uma touca com saco plástico, pode ser até sacolinha de supermercado. É preciso vedar bem as laterais da cabeça prendendo o plástico um grampo. Não se esqueça de deixar as orelhas de fora da "touca" improvisada.

 


Mostre as pernas e erga os braços sem medo de ser feliz


A boa e velha lâmina ainda é a melhor alternativa para livrar-se dos pelos indesejáveis. O método rápido, fácil de usar e está sempre ao alcance da mão, o inconveniente é que o “efeito lisinho” dura pouco / GB Imagem

 

 

Pele lisa e sem pelos é agradável ao toque e bonita de ser vista. Pouco a pouco, este luxo deixou de ser exclusividade das mulheres e os homens mais antenados também aderiram à depilação. Eles se livram dos pelos pubianos, tiram o excesso das sobrancelhas, tiram o excesso de pelos nas costas e no peito e assim por diante. As mulheres, por sua vez, agradecem e incentivam os seus parceiros a vencerem o preconceito.

Todos sabem que o ato de livrar-se dos pelos do corpo chama-se depilar, mas existe ainda o termo epilar e o uso de um, ou do outro, vai depender do método escolhido para a retirada dos pelos.

Vamos entender melhor como isso funciona. Se você resolveu raspá-los com a boa e velha lâmina de barbear, você estará depilando-se; e se você decidiu retirá-los com cera, você estará epilando-se.

Toda mulher gostaria de métodos mais definitivos, de preferência que o efeito lisinho durasse a vida toda. As ceras depilatórias, tanto quentes quanto frias, vieram para ficar e tem custos bem acessíveis.

Junto com o uso de ceras tem a história de que o método é dolorido. E não se pode dizer que não doa, mas também pode se dizer que é perfeitamente suportável.

A cera quente geralmente é preparada numa panela com termostato. É aplicada com espátula no sentido do crescimento do pelo e, na hora de remover é retirada no sentido contrário ao do crescimento.

O efeito lisinho dura em média 15 dias e pode ser aplicado nas axilas, virilha, pernas e barriga.

Existe ainda o método de epilação a laser. A sua aplicação deve ser feita por profissionais habilitados. O laser penetra na pele afetando a raiz do pelo. A onda do laser dura milésimos de segundos e faz a coagulação dos vasos que ligam o pelo.

Os pelos atingidos pelo raio voltam mais frágeis e com ciclo de vida menor, não ficam encravados. O resultado pode vir a ser definitivo após algumas sessões.

A boa e velha lâmina, que pode ser a tradicional usada pelos homens ou aquelas que se dizem confeccionada para as mulheres, ainda é o método mais usado para depilação. É prática, rápida, por ser usada durante o banho e custa pouco. O inconveniente é que a pele lisa dura pouco, apenas 24 ou 48 horas e também porque pode causar irritações, principalmente nas axilas. Uma boa dica é aplicar uma camada de condicionador de cabelos (isso mesmo!) na axila, ou em outra área que deseja, e depois fazer a depilação com lâmina. Lavar em seguida com água e pronto! Outra dica, aplicar creme de barbear nas pernas e a seguir depilar.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas