29 de agosto | 2016

Clássicos para Todos

Compartilhe:

Romeu e Julieta
Sem dúvida, “Romeu e Julieta” é uma das mais belas e trágicas histórias de amor de todos os tempos, bem como uma das mais celebradas, com inúmeras releituras e montagens, quer no teatro, quer no cinema. O livro relata o amor proibido entre dois jovens na Verona renascentista do Século XVI. A bela Capuleto se apaixona por Romeu sem saber que o rapaz é um Montéquio. Apesar dos problemas que certamente teriam de enfrentar, os jovens escolhem viver a intensidade do sentimento que nutrem um pelo outro. As disputas entre as suas famílias, contudo, não permitirão que esse amor impossível floresça. De William Shakespeare, o livro tem 120 páginas e é um lançamento da Editora Nova Fronteira.

Dom Casmurro
“Dom Casmurro”, um dos romances mais conhecidos do autor Machado de Assis, foi publicado pela primeira vez em 1900. Bentinho, Capitu e Escobar são os protagonistas do enigmático triângulo amoroso criado por Machado de Assis e já fazem parte de nosso imaginário. A narrativa se passa na cidade do Rio de Janeiro, no período do Segundo Império, embora saibamos que as questões da obra não se circunscrevem a um tempo ou a um lugar específicos. A dúvida quanto à traição da mulher amada, que perpassa toda a narrativa, se amplifica em questões sobre as incertezas e vicissitudes tão humanas, a imaginação e a fragilidade de nossas convicções. Com 232 páginas, o livro é um lançamento da Editora Fronteira

Auto da Compadecida
O “Auto da Compadecida” consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em três atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas. Apresenta na escrita traços de linguagem oral (demonstrando, na fala do personagem, sua classe social) e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste. Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi “o texto mais popular do moderno teatro brasileiro”. Com 168 páginas, o livro é um lançamento da Editora Fronteira.

Orgulho e Preconceito
“Orgulho e Preconceito” é o mais popular dos romances de Jane Austen. A jovem Elizabeth Bennet, que se julga desprezada por Darcy, jovem rico e orgulhoso, começa a se interessar pelo belo militar Wickham. Em lugar do simples enredo sentimental, o texto de Austen focaliza uma questão mais complexa em que se misturam a razão, o sentimento de gratidão e suas implicações e, especialmente, a desconfiança com relação às primeiras impressões. O livro tem 384 páginas e é um lançamento da Editora Nova Fronteira.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas