15 de agosto | 2016

Costa das Baleias é atração no Extremo Sul da Bahia

Compartilhe:

Um dos melhores momentos acontece durante os passeios de barco, quando os visitantes se encantam com a presença das baleias  que se aproximam, encenam acrobacias  e emitem sons que pressupõem a dança do acasalamento / GB Imagem

Grande número de turistas é atraído para a Costa das Baleias; todos se encantam com a docilidade dos animais / GB Imagem

 

 

Turismo ecológico e cultural, situada no Extremo Sul da Bahia, entre o mar e as terras cobertas pela Mata Atlântica, a Costa das Baleias abriga tesouro de belezas naturais como o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, considerado o maior berçário reprodutivo das baleias jubarte em todo o Atlântico Sul Ocidental.

A Bahia é o Estado que possui o maior número de destinos para a observação das jubarte, sendo 11 no total. Por suas águas quentes e tranquilas, o litoral baiano é escolhido como o local de permanência desses mamíferos que, de julho a novembro, chegam para acasalar, reproduzir e amamentar os filhotes, proporcionando, com suas aparições, um verdadeiro espetáculo da natureza. Um dos melhores momentos acontece durante os passeios de barco, quando os visitantes se encantam com a presença das baleias  que se aproximam, encenam acrobacias  e emitem sons que pressupõem a dança do acasalamento. A melhor maneira de se observar as baleias é através de um passeio que dura cerca seis horas, realizado em bela e segura escuna.

Neste período grande número de turistas é atraído para a Costa das Baleias, todos se encantam com a docilidade dos animais. A Costa das Baleias é formada pelas cidades de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Mucuri e  já é tradição: a região, anualmente,  se prepara para receber  os visitantes no período com uma variada programação artística e cultural. Para o mês de outubro, por exemplo, já está programado o 10º Festival Gastronômico, que acontece entre os dias 9 e 18 com o tema “Nossas Raízes”.

Conhecidos também como baleias-cantoras ou baleias-corcundas, as jubarte fogem do inverno rigoroso e do gelo da Antártida e migram à procura das águas mornas, rasas e cristalinas do arquipélago de Abrolhos para reprodução e cria. Mergulhadores profissionais e amadores consideram Abrolhos um dos pontos mais bonitos do mundo. Mergulhar é imprescindível, fundamental para quem deseja vislumbrar um festival de luzes e cores em um mundo submerso e silencioso, com profundidade máxima de 30 metros. A prática de snorkel proporciona a sensação de se estar mergulhando em um imenso e colorido aquário.

Para a preservação do local, em 1983 foi criado o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, e a partir daí foi proibido qualquer tipo de caça e pesca na região. O parque é constituído por cinco ilhas principais, sendo que apenas uma delas é habitada, a Ilha de Santa Bárbara, mas apenas em outra dessas ilhas, a Ilha Siriba, é permitido o desembarque e a visitação de turistas. Também fazem parte do arquipélago localizado a cerca de cinco quilômetros da cidade de Caravelas, as ilhas Guarita, Redonda e Sueste.

Na Costa das Baleias, não deixe também de conhecer Prado, um dos destinos mais procurados da Bahia. Localizada há 805 quilômetros de Salvador, suas belas praias atraem gente de todo o mundo. Cercada de praias tranquilas e águas mornas, que se estendem por mais de 80 quilômetros do litoral, a principal é a Praia do Centro, rodeadas por barracas onde são vendidos saborosos petiscos e bebidas. Entre as praias mais procuradas também estão a Barra do Prado, Praia do Coqueiral, Praia do Novo Prado, Praia da Amendoeira e Praia da Paixão.

Nos quesitos lazer, cultura, restaurante e atrações turísticas, Prado também tem seu destaque. O Beco das Garrafas é o destino preferido dos turistas para curtir a noite com música ao vivo e saborear bons pratos da gastronomia local, assim como um menu variado.

Prado fica na fronteira entre a Costa do Descobrimento e a Costa das Baleias, cenário de belezas naturais e reduto histórico e cultural. Além das baleias e das delícias gastronômicas, os turistas podem apreciar em toda região, os traços deixados pela ocupação colonial na arquitetura das igrejas, no desenho das cidades e nas casas construídas pelos portugueses.

O Centro Histórico preserva o casario dos séculos XVIII e XIX, com ruas estreitas, calçadas com paralelepípedos e praças arborizadas. Destaque para as centenárias construções da Matriz de Nossa Senhora da Purificação, datada de 1876, e o famoso Mercado Municipal, que funciona como uma feira livre.

Gostou desse roteiro? Pensando em férias pra lá de emocionantes? Então você não pode deixar de conhecer a Costa das Baleias. Com certeza será uma viagem inesquecível para toda a família. O que está esperando? Procure seu agente de viagens, faça suas malas e passe dias inesquecíveis neste paraíso baiano.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas