14 de abril | 2025
Cruz marca o local do massacre em Eldorado dos Carajás
13/04
– D. Pedro I e a Imperatriz D. Amélia regressam a Portugal (1831)
– Dia do Beijo
– Dia do Office-Boy
– O Hino Nacional Brasileiro é executado pela primeira vez (1831)
14/04
– Dia do Pan-Americano
– Nascimento do escritor Aluísio Azevedo (1857)
– Tomada de Montese pela FEB (1945)
– O Titanic, o navio mais seguro que já havia sido construído, naufraga (1912)
15/04
– Dia da Conservação do Solo
– Dia do Desarmamento Infantil
– Dia Mundial do Desenhista
– Nascimento do compositor Francisco Braga (1868)
– Posse do Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, Presidente do Brasil (1964)
16/04
– Dia do Sacerdócio
– Dia Nacional do Leonismo
– É determinado pelo governo brasileiro que toda revista tem que se submeter à censura. São proibidas 46 publicações estrangeiras e 14 nacionais (1973)
– Uma grande manifestação, com 1,3 milhão de pessoas, em São Paulo, pede o restabelecimento das eleições democráticas no Brasil (1984)
– O governo da África do Sul abole a lei que proíbe o casamento entre negros e brancos (1985)
– O Congresso Nacional brasileiro aprova o Plano Cruzado (1986)
17/04
– Martinho Lutero é excomungado da Igreja Católica por suas críticas ao Papa (1521)
– Um incidente diplomático retém por 50 dias no Brasil 4 aviões líbios com armas para a Nicarágua (1983)
– Massacre em Eldorado dos Carajás (PA) – 1996
– Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores do Campo
– Dia do Hemofílico
– Quinta-Feira da Paixão
18/04
– Dia da Assembleia Nacional dos Índios
– Dia de Monteiro Lobato
– Dia Internacional do Radioamador
– Dia Nacional do Livro Infantil
– Expulsão dos jesuítas da Bahia (1760)
– Leitura da primeira sentença contra os conjurados de Vila Rica (1792)
– Nascimento do escritor Monteiro Lobato (1882)
– Sexta-Feira da Paixão
19/04
– Dia do Exército Brasileiro
– Dia do Índio
– Início do domínio espanhol no Brasil (1581)
– Dia da primeira batalha dos Guararapes (1648)
– Nascimento do ex-presidente Getúlio Vargas (1883)
– Sábado de Aleluia
Cruz marca o local do massacre em Eldorado dos Carajás / Agência Brasil
O massacre de Eldorado dos Carajás
A cidade de Eldorado dos Carajás fica no sul do Estado do Pará e ganhou as páginas dos noticiários no dia 17 de abril de 1996 quando dezenove pessoas foram mortas num confronto com a polícia daquele Estado.
Tudo começou quando 1500 “sem-terra”, acampados naquela região, decidiram fazer uma marcha em protesto à demora em desapropriar terras. Eles teriam obstruído a Rodovia PA-10 e por isso a Polícia Militar foi chamada. A ordem para a ação teria sido dada pelo então Secretário de Segurança do Pará, declarando que poderiam “usar a força necessária”. De acordo com relatos na época, foram usados bombas de gás lacrimogênio enquanto que os manifestantes reagiram armados com foices e facões. A polícia reagiu atirando, primeiro para o alto, mas como os manifestantes não se intimidaram, a reação seguinte foi atirarem contra a multidão. Dezenove pessoas morreram no local, enquanto que outras ficaram gravemente feridas. Segundo o legista Nelson Massini, que fez a perícia dos corpos, pelo menos 10 sem-terra foram executados. Sete lavradores foram mortos por instrumentos cortantes, como foices e facões. Uma semana depois, o Governo Federal anunciou a criação do Ministério da Reforma Agrária e indicou o então presidente do Ibama, Raul Jungmann para o cargo de Ministro. Na época, o Ministro da Justiça era Nelson Jobim que declarou que a polícia teve uma ação inadequada e jamais poderia ter agido daquela maneira. O então Presidente Fernando Henrique Cardoso determinou que tropas do Exército fossem deslocadas para conter a onda de violência naquela região, assim como pediu a prisão imediata dos responsáveis pelo massacre.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!