19 de abril | 2022

Da Válvula ao Pixel – A Revolução do Streaming

Compartilhe:

Da Válvula ao Pixel – A Revolução do Streaming

“A revolução do streaming mudou o consumo do entretenimento como um todo e eu vou te contar como chegamos até esse cenário no mundo e no Brasil, além do que você precisa levar em consideração para não deixar novas oportunidades passarem”, é o que afirma Edvaldo Silva, mestre em Artes e Multimeios pela Unicamp, na introdução de “Da Válvula ao Pixel – A Revolução do Streaming”. Com 20 anos de experiência no universo das mídias digitais, o escritor é diretor da ZEFR na América Latina, empresa líder global em Brand Suitability e Brand Safety nas principais plataformas de vídeo do planeta como TikTok, YouTube e Facebook. Com o apoio de Henry Jenkins e Lúcia Santaella, Edvaldo aprofunda o contexto que abriu espaço para revolução do conteúdo audiovisual e, consequentemente, o surgimento de empresas como a Netflix. “Da Válvula ao Pixel” ganha ainda mais força e credibilidade com a experiência única do escritor no universo das mídias digitais: ele começou em 1998 na Editora Peixes (empresa parte do Grupo Abril), época em que foi responsável pelo lançamento de todas as revistas da editora no UOL, maior portal de Internet da América Latina. Um dos exemplos nacionais da ascensão do streaming no Brasil citados por Edvaldo é a transmissão pela TV Oi, do Rio de Janeiro, da série transmídia “Castigo Final” – a produção concorreu na categoria Internacional Digital na edição dos prêmios de 2010 do Emmy. Outro impacto nacional destacado pelo autor é mudança no tipo de contrato da Rede Globo, que passou a seguir o mesmo tipo de contratação da Netflix. Netflix, Amazon Prime, HBO, Disney+… para os interessados em saber a origem dos streamings mais queridinhos da modernidade e também para estudantes e profissionais da comunicação: “Da Válvula ao Pixel” é registro da transformação digital. Com 108 páginas, o livro é da Editora Martins Fontes.

 

Playfulness

Trabalho não deveria ser sinônimo de sofrimento. Este é o ponto de partida para “Playfulness”, lançamento literário de autoria do psicólogo especializado no desenvolvimento de lideranças, Lucas Freire. Além de abordar as constantes mudanças no ambiente corporativo, a obra apresenta ferramentas para transformar a maneira como o trabalho é encarado. Termos como burnout, estresse, depressão e ansiedade são associados à exaustão ao universo de carreiras na atualidade. Como é possível então encarar o ofício como algo que gera felicidade e traz recompensas emocionais? Ancorada em quatro bases, a metodologia criada pelo autor auxilia o leitor na busca por uma vida mais leve e criativa mesmo em um cenário de pressão e exigências. Com a “Teoria do flow”, por exemplo, trabalhadores, lideranças e profissionais da área de gestão de pessoas entenderão não apenas como realizar aquilo que desejam, mas também o que fazer para se sentir realizado. Freire apresenta ainda o conceito de “Tensão criativa” e revela que as ideias inovadoras costumam surgir em situações de adversidades. Em “Playfulness”, Lucas Freire resgata os benefícios das brincadeiras de criança que caem em desuso na vida adulta, quando tudo é sério demais. Ele reforça, porém, que brincar não significa não levar a vida e o trabalho a sério, mas sim estimular a criatividade, as relações interpessoais, o sentimento de pertencimento, a satisfação com as atividades executadas e muito mais. Com exemplos práticos e histórias reais, o psicólogo ensina maneiras de usar a ludicidade na vida e no trabalho. O livro reúne ferramentas para responder, com leveza e originalidade, as incertezas, as contradições e as ambiguidades da hipermodernidade. A obra conta com ilustrações, gráficos como linhas do tempo, playlists para cada capítulo, exercícios de reflexão e QR Codes para inserir o leitor no universo play. Com 224 páginas, o livro é da Editora DVS Editora.

 

Eu Me Recuso a Dar Errado: Manual do Brasileiro Não Praticante

Ele se recusou a dar errado. Nasceu em 1989 em Belford Roxo, periferia da região metropolitana do Rio de Janeiro, viu de perto a barbárie e a desigualdade em um dos ambientes mais hostis do mundo, em uma cidade que foi eleita pela ONU a mais violenta do planeta. Teve uma infância difícil e uma adolescência desafiadora. Analista de Marketing, escritor, mentor e uma das maiores referências em copywriting do país, Paulo Maccedo foi um garoto comum da periferia. Apesar de aluno rebelde, odiava ir para escola, mas amava ler. As idas rotineiras à biblioteca resultaram no profissional de hoje: autor best-seller e um exemplo de brasileiro que ascendeu social e culturalmente. Diferente de tudo o que já publicou, a obra chega às livrarias pela DVS Editora com o título “Eu Me Recuso a Dar Errado: Manual do Brasileiro Não Praticante”. Um trabalho concebido a partir de uma coletânea de ensaios a respeito de assuntos relacionados, todos apontando para um ponto específico: resistência. De empreendedorismo à política, de filosofia à religião, Paulo Maccedo ensina pelo exemplo a quebrar o complexo de vira-latas que existe em cada brasileiro e usou as próprias circunstâncias para mostrar que é possível, com muita dedicação e estudo, se recusar a dar errado. O livro tem 128 páginas.

 

Com Deus é Assim

A fé por dias melhores nunca foi tão necessária quanto agora. Para aqueles que buscam o conforto em uma palavra de esperança, Alvarina Nunes brinda os leitores com mais uma obra de mensagens encorajadoras: “Com Deus é Assim”. As notícias desanimadoras de guerras, violência, fome, desemprego, poluição, corrupção e doenças fizeram a escritora gaúcha de 72 anos despertar para a missão de transformar a iniquidade do mundo em amor nas páginas do livro. Além da experiência de vida, a autora revela as causas da confusão em que se encontra a humanidade e aponta os caminhos da esperança. “Atualmente, olhando ao redor, para tudo o que está acontecendo no mundo, torna-se bastante claro que não há paz. (…) Mas não é somente o mundo que está nessa condição, ainda que seja triste dizê-lo, em muitos lares não há paz. E qual é a raiz de todo esse mal?”, analisa a autora na página 101 do livro. Em “Com Deus é Assim”, o leitor vai conhecer um pouco do testemunho da Alvarina, poesias para trazer momentos de reflexão e orientações práticas em mensagens inspiradas por Deus, que vão ajudar os leitores a encontrar sabedoria para vencer as situações difíceis que a vida apresenta. Com 168 páginas, o livro é da Editora Novo Século.

 

 

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas