26 de outubro | 2014

Dormir bem é fundamental

Compartilhe:

Nada melhor para a saúde do que uma noite bem dormida. É fundamental para garantir um bom dia seguinte. A postura inadequada e estresse excessivo são desencadeadores de diversos problemas nas regiões cervical, torácica e lombar. Durante o sono, perdemos o controle da musculatura da cabeça, portanto, para evitar problemas mais sérios na coluna, deve haver uma preocupação com a postura correta durante toda a noite.

Na hora de dormir, o ideal é alinhar a coluna cervical com o tronco, o que melhora a circulação sanguínea e facilita os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos órgãos do corpo. 
A posição de descanso escolhida deve ser a mais adequada possível para evitar que, em longo prazo, não afete a saúde da coluna e, consequentemente, a qualidade de vida. É nesse ponto que entra um elemento importante: o travesseiro.

Os médicos afirmam que na hora de escolher um travesseiro é preciso estar atento à posição em que se dorme e também à altura do travesseiro, que deverá preencher o espaço entre a cabeça e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço. 
O travesseiro ideal deve adaptar-se ao corpo e proporcionar uma boa noite de sono, permitindo com que a pessoa se levante bem disposta e sem dores no corpo. Dormir de forma inadequada pode interferir no rendimento das atividades diárias e agravar processos como contraturas, osteoporose e má circulação.
Veja algumas orientações importantes para a escolha e bom uso do travesseiro:

Para quem dorme de lado (posição mais recomendada pelos fisioterapeutas), tanto faz se do lado direito ou do lado esquerdo, deve usar um travesseiro para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim, um ângulo de 90 graus no pescoço. Nesta posição, os joelhos deverão estar preferencialmente semiflexionados, com um travesseiro entre eles. Esta não pode ser confundida com a posição de feto, onde se faz uma flexão exacerbada em toda a coluna vertebral, prejudicando-a com o passar dos dias.
Os travesseiros mais indicados são aqueles que têm altura regulável para apoiar a cabeça e os chamados travesseiros de corpo que prometem ajudar a alinhar a coluna. É só procurar por estes produtos nas lojas especializadas e ler as indicações e instruções nas embalagens.

As pessoas que dormem de barriga para cima devem utilizar um travesseiro baixo ou médio para apoio da cabeça, que deve preencher o espaço entre a cervical e a nuca, para evitar a hiperflexão do pescoço, e outro travesseiro ou um rolinho embaixo dos joelhos, de forma que fiquem semiflexionados, e assim, descansem.
Apesar de dormir de bruços não ser uma posição indicada para o sono, é recomendável utilizar dois travesseiros bem baixos, sendo um para apoio da cabeça e outro embaixo do abdômen, na altura da curvatura da cintura.
A melhor maneira de escolher o travesseiro é conhecer sua estrutura como, por exemplo, se é macio, extra macio, médio ou firme e testá-lo antes de comprar; prefira os travesseiros capazes de regular a altura; se for alérgico, verifique se o travesseiro possui proteção contra ácaros, fungos e bactérias, e se os materiais usados não causarão alergia; sinta o conforto térmico do produto, caso seja uma pessoa que transpire muito durante a noite; roque o travesseiro a cada 2 anos.

E tenha uma boa noite de sono!

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas