23 de fevereiro | 2021

Escolha o seu centro de beleza com atenção

Compartilhe:

É muito prático frequentar local de beleza que ofereça serviços múltiplos, como cuidados com as unhas, cabelos e corpo. Preste atenção que em tempos de pandemia de Covid-19 os cuidados com a higiene devem ser redobrados.

 

Os equipamentos usados no salão de beleza devem ter higienização adequada a fim de não serem agentes de transmissão de doenças de pele e do couro cabeludo.

 

Escolha o seu centro de beleza com atenção

Além das normas de higienização de materiais, o uso de máscaras é fundamental!

 

É verdade que estamos em tempos de cuidados específicos contra o novo coronavírus, mas frequentar um centro de beleza faz um bem enorme ao visual e autoestima. É preciso prestar atenção ao local escolhido porque nem sempre os altos preços é sinal de excelência no serviço prestado e nos cuidados quanto à higiene e saúde. Assim, na hora de escolher o centro de beleza, ou popularmente “salão”, é bom mesmo prestar atenção em pequenos detalhes.  

O primeiro desses “detalhes” é que obrigatoriamente todos os funcionários deverão usar máscaras, item fundamental na prevenção a Covid-19. E obrigatoriamente os frequentadores do local também deverão usar máscaras. E mais, o álcool em gel deve ser acessível a todos.

A escolha dos utensílios corretos, como alicates, toalhas, ceras e até a escova de cabelo, deve ser feita com muita atenção, pois quando não higienizadas devidamente, essas ferramentas podem ser verdadeiras inimigas da estética.

Segundo especialistas em Dermatologia, o maior vilão dos salões de beleza ainda são os instrumentos cortantes, como tesouras e alicates, que podem transmitir bactérias e vírus como Hepatite B e C, além de HIV e HTLV.  Assim, a melhor forma de evitar contaminação é levar sempre um kit manicure, com seus próprios materiais, no entanto deve-se enfatizar que as estufas para esterilização também são boas soluções para se livrar do risco de doenças, devido à alta temperatura. Tem sido uma prática cada vez mais frequente, o salão oferecer os kits individuais que ficam guardados no local devidamente etiquetados com o nome da cliente, ou do cliente.

O mesmo se aplica às ceras, que quando submetidas ao calor elevado não transmitem perigo à cliente. Caso contrário, a opção deve ser pelas descartáveis; as ceras frias jamais podem ser reaproveitadas. É uma questão de higiene íntima mesmo, pois podem transmitir doenças de pele como foliculite e micoses.

E para quem não vive sem colorir as madeixas, o cuidado a ser tomado deve ser redobrado na hora de aplicação do produto. Por conter formol e outras substâncias químicas, não é aconselhável ficar durante muito tempo em contato com o couro cabeludo, ou corre o risco de gerar uma dermatite de contato. As escovas e pentes merecem atenção, pois podem causar pediculoses, como piolhos e lêndeas.

Para tentar impedir qualquer tipo de contágio entre uma cliente e outra, alguns salões de beleza já utilizam materiais descartáveis e esterilizados, inclusive na depilação, manicure e pedicure.

Outros cuidados como toalhas para uso individual, lençóis descartáveis ou protetores plásticos são providências simples que ajudam bastante na higienização e reduzem os riscos de contaminação.

Na hora de escolher o local onde você vai tratar dos cabelos e unhas, e ainda fazer os procedimentos de estética facial e corporal, fique atenta a estes detalhes. É bom lembrar que a maioria dos salões estão antenados no problema da contaminação e se previnem usando as estufas esterilizadoras e materiais descartáveis. Fique de olho!

 


 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas