26 de janeiro | 2014

Fique de olho na segurança dos pequenos

Compartilhe:

Parte I

Milhares de pessoas sofrem intoxicação por ano e as causas são diversas. Segundo estatísticas do SINITOX – Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas dos 80 mil intoxicados no Brasil, 25% são menores de cinco anos, que se intoxicam principalmente devido à  ingestão de medicamentos, produtos sanitários e produtos químicos, sendo que animais peçonhentos (cobras, escorpiões e aranhas) e plantas venenosas também estão nesta lista.

Quando se tem crianças em casa, todo cuidado é pouco, pois eles são curiosos por natureza e adoram “sentir o gosto” das coisas. Vale a pena prestar atenção a algumas dicas.

Guarde todos os medicamentos, produtos de higiene e de limpeza fora da vista e do alcance das crianças; mantenha os produtos em suas embalagens originais. Nunca coloque um produto tóxico em outra embalagem, pois ele poderá ser confundido com algo sem perigo.

Saiba quais produtos domésticos são tóxicos. Produtos comuns como os antissépticos bucais, por exemplo, podem ser nocivos se a criança engolir em grande quantidade. Dê sempre preferência às embalagens com lacre de segurança.

Preste atenção quando aplicar venenos, especialmente os raticidas e os usados para dedetizar a casa; a criança só precisa de alguns segundos de acesso a estes produtos para intoxicar-se.

Não crie novas soluções de limpeza misturando diferentes produtos. A nova mistura pode ser prejudicial aos pequenos.

Leia os rótulos e bulas e siga corretamente às instruções do médico para dar remédios às crianças. Nunca se refira a um medicamento como doce, isto pode levar a criança a pensar que o mesmo não é perigoso ou que é agradável de comer. E tem mais, as crianças tendem a imitar os adultos, por isso evite tomar medicamentos na frente delas.

Saiba quais plantas dentro e ao redor da casa são tóxicas, remova-as ou deixe-as inacessíveis para as crianças. Ensine os pequenos a nunca colocarem na boca folhas, caules, casca, nozes ou sementes de qualquer planta.

Em caso de acidente, busque auxílio médico imediatamente e não tente resolver o problema apenas  com soluções domésticas, como provocar vômitos por exemplo.

As crianças também são as vítimas principais de acidentes domésticos. Infelizmente, muitas delas convivem com perigo constante dentro de casa, justamente onde deveriam estar protegidas.

Tenha cuidado com pisos escorregadios e coloque antiderrapante nos tapetes. As crianças devem brincar em lugares seguros, bem longe de escadas, sacadas ou lajes.

Fique atento. Instale grades ou redes de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos. Crianças com menos de seis anos não devem dormir em beliches. Caso isso seja mesmo necessário, instale grades nas laterais da cama.

Mantenha camas, armários e outros móveis bem longe das janelas, mesmo que elas tenham grades de proteção. Além disso, certifique-se que os móveis e tanque de lavar roupas estão bem fixos e estáveis.

E falando em grades e redes de proteção, tenha certeza de que as mesmas foram bem fixadas às janelas e que serão eficazes para suportar o peso dos seus pequenos, caso eles subam nas janelas. E acredite, os pequenos fazem isso.

Continua na próxima edição

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas