04 de julho | 2016

O livro Amores Proibidos na História do Brasil já chegou nas livrarias

Compartilhe:

Misterius Inversus
Em “Misterius Inversus”, livro escrito pelo carioca e filho de pais portugueses, Antonio Marcos Correia, os leitores irão mergulhar em uma busca por mistérios inimagináveis através de templos, locais sagrados e destinos turísticos entre o Velho Continente e a cidade do Rio de Janeiro. A obra traz como personagem principal Eduardo, um pacato bibliotecário do arquivo público em Portugal, que cai em uma armadilha montada por membros de uma sociedade secreta e passa a ser alvo de chantagem, o que o impele a uma busca por tesouros perdidos. Na narrativa, a solução em torno do hipotético túmulo de Maria Madalena surge através de um caminho português. Na trama, o poeta Luiz de Camões teria deixado pistas em suas obras e em outros lugares que indicariam a localização de tal segredo. O livro, segundo o autor, é uma hipótese histórica, já que traz fatos históricos reais com nexos de ficção entre eles. Além de se basear na literatura acadêmica para compor as páginas, todos os locais descritos foram visitados pelo escritor em viagens. Com 230 páginas, o livro é um lançamento da Editora Chiado.

Como Escrever na Internet
A Editora Contexto acaba de lançar a obra “Como escrever na Internet”, de Dad Squarisi. O livro, dividido em três partes, aborda o “internetês” como uma das “várias línguas portuguesas” e ressalta que, em tempos de novas tecnologias, mensagens econômicas ganharam espaço e prestígio. Neste contexto, duas regras de ouro imperam: menor é melhor e menos é mais. No território da Internet, textos longos e formais demais não têm muita vez. O negócio é ser claro e direto. “Emoticons” são permitidos? E abreviações criadas pelo “ internetês”? Tudo depende para quem você está escrevendo. Isso significa que estamos abandonando o bom Português? De jeito nenhum! O livro apresenta o passo a passo do dizer muito com pouco. Na primeira parte, a obra comenta as várias línguas faladas e escritas. Entre elas, a culta, ensinada nas escolas e exigida em provas, concursos e na vida profissional e também a das salas de bate-papo, em que imperam as abreviaturas, as trocas de letras, a invenção de códigos. Na segunda parte, a autora apresenta dicas para escolher palavras mais curtas na composição de frases e cortes no conteúdo da mensagem que não prejudicam o entendimento. Na última, o livro aborda 300 dicas de português em até 140 caracteres, que jogam luz sobre velhos calos da língua – crase, concordâncias, regências, etimologias e grafias espinhosas. O livro tem 128 páginas.

Na sala de Roteiristas
Com uma narrativa cada vez mais sofisticada, as séries americanas revolucionaram a TV e conquistaram o mundo, dominando a atenção do público e da crítica e influenciando até o cinema. No centro dessa revolução está o autor – e a bem-sucedida “sala de roteiristas”, método de trabalho coletivo dos escritores de uma série de TV. Professora e roteirista premiada, Christina Kallas conversa com “showrunners” e autores de alguns dos maiores dramas televisivos dos últimos anos. Compartilhando suas experiências e práticas da “sala de roteiristas”, eles falam sobre a arte de escrever e criar para a TV séries de grande sucesso como “Família Soprano”, “Mad Men”, “Game of Thrones”, “Friends, Seinfeld”, “The Wire”, “Law & Order”, entre outras. Em textos complementares, Kallas faz um balanço do desenvolvimento da narrativa para TV em contraponto ao cinema. Analisando a importância decisiva do roteirista nesse processo – que levou para a TV o que há de mais interessante em dramaturgia atualmente –, ela oferece reflexões inestimáveis tanto para profissionais do ramo quanto para “viciados em séries” e espectadores em geral. Um livro obrigatório para todos os interessados na arte de criar e produzir histórias e imagens através de palavras. Com 256 páginas o livro é da Zahar Editores.

Amores Proibidos na História do Brasil
A história de uma nação é feita não apenas de brados retumbantes, mas também de palavras de amor sussurradas, muitas vezes, às escondidas. “Amores Proibidos na História do Brasil”, que acaba de ser lançado pela Editora Contexto, resgata célebres casos de amor, nem sempre aceitos pela sociedade. Os casais retratados nesta obra viveram, cada um a seu modo, um romance proibido. Paixões intensas, por vezes seguidas por sofrimento, desilusão e preconceito, acompanham as vidas dos sete casais retratados no livro. São eles intelectuais, artistas, políticos e nobres, apresentados sob uma nova ótica: a de suas vidas pessoais, intrigantes e cheias de ardor, que são reveladas por meio de diários íntimos, correspondências e ampla pesquisa. Os cenários são as ruas fracamente iluminadas do Rio de Janeiro, a cabine de um navio rumo à Europa e até um cemitério de São Paulo. Permeados por brigas, traições e separações, mas também por comunhão, romance e muito desejo, esses contos da vida real nos mostram que as grandes personalidades também estão sujeitas às intempéries e às delícias do amor. Com 160 páginas, o livro é do autor Maurício Oliveira.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas