11 de julho | 2016

O livro O Cara Mais Esperto do Facebook já chegou nas livrarias

Compartilhe:

América Latina X Estados Unidos – Uma Relação Turbulenta
Estados Unidos e América Latina não têm uma história de relações muito tranquilas e igualitárias. Por outro lado, a narrativa que nos chega dessas relações frequentemente são determinadas mais por tendências politicas do narrador do que por documentário confiável. Na contramão dessas narrativas, a Editora Contexto lança “América Latina X Estados Unidos – Uma Relação Turbulenta” do grande especialista em América Latina, o historiador Joseph S. Tulchin. O autor mostra que, desde o surgimento como nações, os EUA e os países latino-americanos tiveram diferenças marcantes de visão sobre seu lugar na política internacional e sobre a função que sua política externa teria na luta pela estabilidade nacional. A obra é, assim, uma história do protagonismo nos principais países da América Latina. Mostra como os países se engajaram nas relações internacionais ao longo do tempo e por que razões isso aconteceu. O livro tem 272 páginas.

O Cara Mais Esperto do Facebook
Quando, em março de 2011, uma criança de Daraa, na Síria, escreveu no muro da escola "Abaixo o regime" e, sem saber, acabou deflagrando a guerra civil no país, Abud Said era um ferreiro que vivia na província de Alepo, em uma pequena casa, com a mãe e muitos irmãos. O Facebook era sua janela para o mundo, e foi ali que ele resolveu começar a sua "revolução pessoal", postando quase diariamente textos poéticos, críticos e provocativos, que chamaram a atenção de escritores e intelectuais no mundo inteiro e acabaram sendo publicados como e-book na Alemanha, onde ele vive hoje como asilado político. A literatura produzida na Internet e nas mídias sociais é cada vez mais frequente. Em Said, porém, mais do que um simples meio, o Facebook é um tema recorrente em seus textos, que falam também da guerra, do amor, da solidão e da injustiça. Mas não esperem encontrar aqui um escritor idealista, politicamente correto, um herói literário. Abud Said está mais para anti-herói, uma espécie de pícaro contemporâneo do mundo virtual, que não poupa nada nem ninguém, mas que, ao lado de sua rebeldia e sarcasmo, possui um lirismo que lembra às vezes um Apollinaire, um Ferlinghetti ou mesmo um Carlos Drummond de Andrade. Poesia de amor e guerra, “O Cara Mais Esperto do Facebook” é, enfim, um daqueles casos raros em que, graças a um acúmulo de potências literárias, a expressão lírica, local e individual, ganha poder de fogo coletivo e universal. Com 96 páginas, o livro é um lançamento da Editora 34.

Depois que o Tempo Passar, Madalena
O novo livro de Fernando Paiva é um daqueles que não dá para parar de ler. Nos contos de “Depois que o Tempo Passar, Madalena”, coisas como “mapas genéticos personalizados”, “pousadas interplanetárias” ou “exocerebelos” aparecem com uma naturalidade desconcertante, como se o leitor também vivesse nesse futuro distante, após uma diáspora da humanidade pelo espaço sideral. O protagonismo é dividido entre o tempo (seja de uma vida inteira ou de um corredor em busca de um novo recorde) e Madalena: nome feminino recorrente em várias das histórias e que assume formas diversas. Com 104 páginas, o livro é um lançamento da Editora 7 letras

Flor da Pele
A trama se passa no início do Século XIX, e a varíola, também conhecida como “flor negra” pelas marcas que deixa na pele daqueles que são infectados, é a doença mais temida do mundo. Não há rico ou pobre, criança ou velho, que esteja a salvo. Ao menos até pesquisadores começarem a testar um método ousado, porém eficaz, que consiste em provocar infecções atenuadas em pessoas saudáveis, tornando seus organismos resistentes ao mal. É nesse momento que uma jovem mãe solteira, Isabel Zendal, torna-se a primeira enfermeira da história numa missão internacional. Acompanhada por vinte e duascrianças com idades entre três e nove anos, ela parte rumo aos territórios espanhóis no além-mar para levar a recém-descoberta vacina da varíola às populações pobres. A expedição é liderada pelo médico Francisco Xavier Balmis e por seu ajudante, Josep Salvany, que enfrentarão a oposição do clero e a corrupção de autoridades locais – e também disputarão o amor de Isabel. A história real de amor e coragem de Isabel Zendal, à qual o best-seller Javier Moro teve acesso após ampla pesquisa, é retratada neste romance com a mesma riqueza de detalhes e delicadeza de outros sucessos do autor, como “Paixão Índia” e “O Sári Vermelho”. Com 432 páginas, o livro é da Editora Planeta.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas