19 de abril | 2022

O maravilhoso chocolate!

Compartilhe:

Chocolate é bom o ano inteiro, no entanto quando chega a Páscoa ele se torna ainda mais querido! É consumido no mundo todo e faz parte da nossa alimentação diária, no entanto nem sempre foi assim. Há alguns séculos, o chocolate era um produto luxuoso e raro, acessível somente para poucos.

Embora os suíços não tenham sido os primeiros europeus a terem fabricado chocolate, eles foram pioneiros na adição de leite na fabricação dos produtos em 1875 e em 1879 foi criada a primeira barra de chocolate ao leite como conhecemos hoje. Avanços tecnológicos, ingredientes finos, competição entre as diversas marcas e a paixão nacional dos suíços pela iguaria fizeram com que o chocolate suíço se transformasse e permanecesse com a fama de ser o melhor do mundo.

Vale a pena conhecer alguns segredos do chocolate, conforme nos conta a EHL – Ecole Hôtelière de Lausanne -, da Suíça.

O cacau é originário da Bacia do Rio Amazonas na América do Sul, mas os 2/3 da produção estão atualmente concentrados na Costa do Marfim, na África.

O chocolate foi consumido pela primeira vez como uma bebida pelos maias e astecas durante seus rituais. E chegou à Europa no Século XVI como bebida luxuosa da classe alta.

A fábrica de chocolate suíça Cailler criou o chocolate ao leite em 1875, adicionando leite em pó à preparação.

Os grãos de cacau devem ser fermentados para deixar os sabores sendo desenvolvidos. Então, os grãos são secos e torrados. A casca é finalmente removida para produzir a forma áspera de chocolate: a massa de cacau.

Uma barra de chocolate de 100 gramas contém aproximadamente 80 grãos de cacau. O chocolate escuro (que deve conter pelo menos 35% de sólidos de cacau) é o mais saudável. Quando a porcentagem sobe para 70%, surgem notáveis benefícios para a saúde, como a redução do risco de desenvolver doenças cardíacas. O chocolate branco muitas vezes não é considerado chocolate, pois contém apenas manteiga de cacau, açúcar e leite.

A qualidade de uma barra depende principalmente dos grãos. A maneira como eles são fermentados e torrados, bem como se todos eles vêm de um mesmo produtor, ou não, diferenciam um chocolate excelente de um bom.

Está provado cientificamente que o chocolate é um dos alimentos mais viciantes. A presença de serotonina no chocolate estimula o cérebro, relaxa o corpo e traz uma forma de felicidade; um grão de cacau contém cerca de 0,2% de cafeína.

Para aumentar o sabor de uma barra, os fabricantes de chocolate geralmente adicionam café ou nozes. Mas, muito mais produtos combinam bem com chocolate.

A melhor maneira de armazenar chocolate é mantê-lo em local seco e fresco. Uma barra de chocolate não deve ser armazenada na geladeira.

O chocolate tem uma temperatura de fusão muito baixa, situada entre 30°C e 32°C. É por isso que se derrete lentamente em nossa boca.

A barra de chocolate é naturalmente brilhante quando o chocolate é moldado em um recipiente de plástico.

Você sabia que o período mais vendido de chocolate no mundo não é a Páscoa, mas o Dia dos Namorados?

Os maiores consumidores de cacau do mundo são Alemanha, Suíça e Bélgica, com até 11 quilos de chocolate por ano, por pessoa.

Bom saber a origem desta delícia chamada Chocolate!

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas