11 de março | 2019

O poderoso efeito do chá verde

Compartilhe:

O chá faz parte da mesa brasileira principalmente no inverno quando é muito bom tomar a bebida quentinha. No entanto, há quem consuma o precioso líquido o ano inteiro, já que o chá pode ser um grande aliado da saúde. E é aí que entra o chá verde que se tornou muito popular.

Apesar da popularidade deste tipo de chá, somente a planta Camellia Sinensis produz o verdadeiro chá verde.

Os benefícios mais comuns são ajuda na “queima” de gordura, é diurético, melhora a função cerebral e diminui o risco de alguns tipos de câncer.  Os nutricionistas explicam que isso se dá graças à riqueza em polifenóis (catequinas e os flavonoides) que são poderosos antioxidantes. Essas substâncias são benéficas para a saúde, pois diminuem a formação dos radicais livres que degeneram as células no corpo, auxiliando no efeito antienvelhecimento.

E tem mais, o chá verde possuí uma gama enorme de substâncias que fazem bem ao nosso organismo. A quantidade ideal de consumo é três xícaras ao dia e a bebida não deve ser preparada com água fervendo, use água quente. Algumas pessoas se queixam do sabor do chá, então uma boa ideia é preparar o chá e bater no liquidificador com hortelã ou com frutas como maçã, morango ou pera. Atenção, mulheres grávidas não devem consumir o chá verde e também aqueles que têm irritações estomacais.

A cafeína é o composto estimulante mais conhecido no chá, sua quantidade é suficiente para produzir uma boa resposta sem causar efeitos nervosos quando há o excesso da substância, como no café. Ajuda na queima de gorduras e melhora o desempenho dos exercícios, já que aumenta a concentração, tempo de reação, além de ajudar na memória e humor.

Tem também o aminoácido L-teanina que melhora a atividade de neurotransmissores com efeitos anti-ansiedade, ajuda no foco, reduz o estresse e tem potencial tranquilizante sem causar sonolência, afetando de forma positiva a química do cérebro.

O EGCG é uma das principais propriedades medicinais da bebida, esse tipo de catequina tem um potencial anticancerígeno grande, com ação mais potente nos cânceres de bexiga e próstata.

Por conter catequinas e cafeína, que é um estimulante físico e mental, o chá pode provocar aumento da diurese, eliminando principalmente o excesso de líquidos retidos no corpo e retirando toxinas através da urina.

O chá é um grande amigo do coração, artérias e veias, pois os fortifica, atuando na prevenção de doenças circulatórias e cardíacas. Diminui as taxas de LDL (colesterol ruim), graças ao alto teor em polifenóis, que evitam que as partículas oxidadas prejudiquem as artérias e causem inflamações.

Por conter potássio, manganês, vitaminas C, B1, B2, e K, ajuda a prevenir infecções e inflamações, pois esses minerais melhoram o funcionamento do sistema imunológico.

Alguns estudos indicam que as catequinas contidas no chá verde, podem ter efeitos de proteção nos neurônios, pois agem na prevenção da diminuição cognitiva que é causada pelo envelhecimento das células cerebrais. Com isso, diminui o risco de desenvolver Alzheimer, o mal de Parkinson e outras doenças neurodegenerativas

É, o chá verde é um poderoso aliado da saúde, mas não pode ser consumido em excesso. Na dúvida, fale com seu médico ou com um nutricionista.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas