19 de fevereiro | 2018

O seu bichinho de estimação merece cuidado!

Compartilhe:

Os animais de estimação fazem parte da família, sendo que os mais populares são os cães e os gatos. Optar em ter animais em casa implica em responsabilizar-se por seu bem-estar e saúde, além de alimenta-los corretamente, é óbvio.

Vamos conhecer um pouco das particularidades de um cão. Assim como no ser humano, a pele é o maior órgão do corpo dos cães e funciona como uma barreira de proteção para o corpo. Na maioria das raças, a pele é quase totalmente coberta por pelos, a principal proteção do animal contra o sol e o frio. Ou seja, a pele e sua pelagem têm papel importante na saúde dos bichinhos.

Entretanto, muitos tutores possuem dúvidas sobre os cuidados com a pele e pelagem, acreditando em mitos que podem prejudicar a saúde dos cães.

Por exemplo, os xampus neutros para humanos não fazem bem para a pele do cão, podendo causar coceira, irritação e dermatite. O mesmo vale para o xampu para crianças, eles também não devem ser usados em animais.  

Segundo os veterinários, outro erro frequente é pensar que todos os sabonetes e xampus para pets são iguais. A verdade é que preciso adequar o xampu e condicionador ao tipo de pelo do animal.

As variações, que incluem opções para pelos curtos, longos, claros, escuros, com tendência à oleosidade ou mais ressecados, pode até parecer exagero, mas não é. Pelos longos, por exemplo, tendem a embaraçar com maior facilidade e ficarem quebradiços. Algumas raças possuem pelagem mais oleosa e, o produto adequado pode ajudar a reduzir essa possibilidade. Pelos escuros perdem o brilho com mais facilidade e, os claros, podem manchar. E, assim como nos humanos, a pele dos bebês caninos também são mais sensíveis e precisam de formulações especiais.

Já vitaminas e leave-in, por exemplo, podem ser utilizados para melhorar a aparência dos pelos, fortalecendo e evitando pontas duplas. Mas vale ressaltar que, caso o animal tenha sido diagnosticado com doenças de pele ou alergias, é importante que utilize shampoos de tratamento, conforme indicação do veterinário.

E mais, o xampu indicado para cães nem sempre faz bem para a pele do gato. Sim, os felinos também tomam banho e precisam de produtos específicos, sendo que os gatos são muito sensíveis e podem se intoxicar com muita facilidade.

Outra questão que gera dúvidas é quanto à quantidade de banhos. Os veterinários explicam que banhos muito frequentes pode prejudicar a pele e até aumentar a oleosidade, que o que causa o mau odor, por isso ideal seria uma vez por mês, ou a cada 15 dias.

Uma dica que é muito importante, principalmente para quem dá banho em casa, é que a secagem dos pelos e subpelos deve ser total, pois a umidade também causa mau odor e pode gerar fungos na pele. Uma opção para ajudar os tutores na tarefa de manter o pet limpo por mais tempo são os banhos secos. No mercado pet, existem produtos específicos para esse fim. Fale com o seu veterinário sobre o assunto. 

Seja um tutor consciente de sua responsabilidade para com o seu bichinho de estimação.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas