22 de fevereiro | 2022

“Pantanal” está chegando com a promessa de ser um novelão!

Compartilhe:

Grande sucesso da década de 1990, a história original
de Benedito Ruy Barbosa foi atualizada por seu neto,
o também escritor Bruno Luperi.
A nova história tem a missão de
ser ainda melhor do que a primeira

Clicados no intervalo de gravação de cenas da primeira fase de “Pantanal”: Fábio Neppo (Tião), Renato Góes (José Leôncio) e Chico Teixeira (Quim) / João Miguel Jr-RG

O cantor e compositor Chico Teixeira faz sua estreia em novelas interpretando o peão Quim. Na vida real, ele é filho de Renato Teixeira e emprestará todo o seu talento musical ao seu personagem na trama de “Pantanal” / João Miguel Jr-RG

O cantor Guito aparecerá na pele do peão Tibério, na segunda fase da história e fará a alegria da fazenda de José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira) em parceria com Trindade, vivido por Bruno Sater / João Miguel Jr-RG

A atriz Bella Campos fará sua estreia nas novelas globais, em “Pantanal”. Ela aparecerá interpretando a Muda, companheira de Juma Marruá (Allanis Guillen). Muda é misteriosa e não tem boas intenções quando aparece do nada na tapera de Juma / João Miguel Jr-RG

Juliana Paes é Maria Marruá, uma mulher sofrida, amargurada e que se sente morta por dentro. A atriz aparecerá com sua personagem até o início da segunda fase da história de “Pantanal” / João Miguel Jr-GB

Cena da novela “Pantanal”: Juma Marruá (Allanis Guillen) e a mãe, Maria Marruá (Juliana Paes). Graças aos ensinamentos de Maria é que Juma conseguirá sobreviver sozinha e vivendo numa tapera às margens do rio / João Miguel Jr-RG

Não é segredo que o remake de “Pantanal” tem sido tratado como megaprodução. A Globo está mesmo apostando quase que todas as fichas na novela que vem com a promessa de agradar em cheio os seguidores dos folhetins e renovar os ânimos da cúpula da emissora que, assim como os demais produtores de teledramaturgia, ainda amarga as consequências de uma pandemia que paralisou alguns setores da economia brasileira e que ainda não acabou.

“Pantanal” é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa que foi sucesso na década de 1990. A história foi atualizada e, além das cenas feitas em fazendas do Pantanal, no Mato Grosso do Sul, será mostrada com alguns efeitos especiais, como a sucuri de quatro metros de comprimento que foi confeccionada por um artesão.

Algumas peças de cena que serão usadas na fazenda de José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira), na tapera de Juma (Alanis Guillen), ou na chalana de Eugênio (Almir Sater) foram adquiridos de produtores locais.

Assim como na trama original, a música também será destaque. E uma das novidades será a participação do cantor e ator Gabriel Sater interpretando o peão Trindade, personagem que foi de seu pai, Almir Sater, na versão original. E ainda tem a estreia do compositor e cantor Chico Teixeira na primeira fase da história, vivendo o peão Quim. Chico Teixeira é filho do também compositor e cantor Renato Teixeira. Na segunda fase, entra mais um músico, Guito, na pele do peão Tibério. Não dá para duvidar que no quesito música, a trama promete sucesso também.

Como já mencionado anteriormente, no decorrer da trama de “Pantanal” ocorrerá um pulo no tempo. Um dos enredos mais esperados é a saga de Juma Marruá. Na fase inicial da história, o telespectador conhecerá a família da “onça”.

Logo nos primeiros capítulos, o analfabeto Gil (Enrique Diaz) é um ótimo marido para Maria Marruá (Juliana Paes). Trabalhando sempre em terras de patrões, ele e Maria perderam dois filhos assassinados, mas conseguiram comprar uma terrinha no Paraná e seguem para lá acompanhados pelo único filho sobrevivente, Chico (Tulio Starling). Maria é uma mulher dócil e ainda acredita na felicidade, porém eles descobrem que foram enganados na compra da terra e nova luta se impõe. Desta vez, eles perdem também o filho Chico e, por causa disso, Gil comete um crime. Gil e Maria Marruá são obrigados a fugir e seguem para o Pantanal. Algo acontece com Maria: ela morre por dentro e se torna hostil e amargurada.

Ao engravidar de Juma, Maria Marruá recebe a filha com ar de maldição, em um parto na beira do rio com o intuito de colocá-la no bojo da canoa e empurrá-la para as águas. Não por falta de amor, mas porque não pode suportar a ideia de perder outro filho. O destino, contudo, as quer juntas. E a natureza encontra uma maneira de fazer isso acontecer. A saga de Gil acabará em tragédia, mas Juma sobreviverá e se torna motivo de medo e respeito dos peões que trabalham nas fazendas da região. Juma contará com a companhia da misteriosa Muda (Bella Campos).  Maiores detalhes somente quando a trama estrear no dia 14 de março, conforme previsto pela emissora.

A estreia de “Pantanal” tem sido muito aguardada, inclusive pelo elenco que viveu uma experiência única, principalmente durante as gravações no Mato Grosso do Sul, conforme contou Juliana Paes, que faz a Maria Marruá. “Quando a gente chega (no Pantanal), tem um percurso longo pela frente. E enquanto você vai se embrenhando por dentro das fazendas e tal, vai aumentando a expectativa. ‘Ai, o que eu vou ver?!’. E aí, quando você chega, todas as expectativas são superadas, porque eu vi bichos que eu nunca tinha visto na minha vida, ouvi sons que eu não tinha escutado ainda. Fora que tem uma energia diferente — isso é o que não dá pra explicar, isso é o que não dá pra você contar. Tem que estar lá, porque o ar é diferente, o tempo é diferente, onde a vista alcança é diferente. Então, tudo isso traz para dentro da gente uma sensação diferente também, que as fotos não conseguem transmitir. Acho que, talvez, a gente com as imagens da novela consiga chegar o mais perto disso. Mas, ter estado no Pantanal foi muito bom, especial demais”, finalizou a atriz cuja personagem morrerá no início da segunda fase da história.

A produção tem sido muito badalada e vem com a “responsabilidade” de repetir o sucesso que foi na década de 1990 e até mesmo de fazer mais sucesso ainda. É esperar e conferir.

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas