22 de setembro | 2013

“Pecado Mortal” marca a estreia de Carlos Lombardi na Record

Compartilhe:

Depois de perder o primeiro filho com Michelle (Henrique Guimarães), Donana (Maytê Piragibe), em uma tentativa de preservar seu casamento, prefere não contar o que aconteceu e sustenta uma falsa gravidez. Para isso rouba o filho de Stella (Marcela Barrozo), uma das amantes do italiano. Donana também revela que já sabe da existência de Otávio, outro filho de Michelle, gerado por Stella.  Após o nascimento do bebê, Donana ameaça sua rival e a convence de que seria capaz de dar melhores condições aos dois meninos / Munir Chatack

 

 

 

Michelle Vêneto (Luiz Guilherme, na segunda fase)é o bicheiro que comanda o Morro do Pinguim há mais de 30 anos. Italiano, patriarca do clã principal da trama é apegado ao seu poder, é ambíguo, já que toma atitudes dignas de um vilão enquanto luta por sua família / Michel Ângelo

 

 

“Pecado Mortal” será a novela de estreia de Carlos Lombardi na Record, que após 20 anos deixa a Globo para se dedicar à nova emissora. A direção geral da trama será de Alexandre Avancini. A história de “Pecado Mortal” é ambientada na década de 70. Uma fase de um momento muito especial na história do Rio de Janeiro e de uma nova onda que mudou o perfil da criminalidade no Brasil. A mais recente produção da Record entra no ar na próxima quarta-feira, dia 25, a partir das 22h30.

No final dos anos 70 lutava-se pela lei do divórcio e protestava-se contra o fechamento do Congresso. Foram anos felizes para muita gente, os últimos antes da AIDS colocar um freio nos embalos alucinados de sábado à noite, naquela atmosfera onde muitos acreditavam que ninguém era de ninguém.

É nesse contexto que o telespectador acompanhará a vida da família Vêneto. Quando Michele Vêneto (fala-se Mi-ké-le) (Henrique Guimarães/Luiz Guilherme) veio para o Brasil fugindo de problemas com a polícia e das dificuldades financeiras da Europa em guerra, os bicheiros ainda eram senhores das áreas carentes. Era um poder patriarcal onde o bicheiro era ao mesmo tempo benfeitor da comunidade, dono da escola de samba e árbitro da justiça local. Havia temor e o respeito pela figura do bicheiro, mas não existia o clima de terror que o domínio posterior dos traficantes impôs. Muito do que ainda se vê hoje foi consolidado naquela época.

Michele, depois de ser leão de chácara de uma boate na Lapa, se tornou chefe da segurança do bicheiro Cebolão (Gracindo Jr.). Acabou herdando o posto numa mistura de sorte com a ajuda decisiva de sua mulher Ana (Maytê Piragibe /Jussara Freire), uma mulher determinada a ter o que quer, custe o que custar. Donana, como Ana ficou conhecida, nunca foi de esperar pela sorte. Mas quando ela perde o filho que espera de Michele, percebe que seu casamento pode estar por um fio. Só que, ao mesmo tempo, Donana descobre que seu marido tem uma amante, Stella (Marcela Barrozo/Betty Lago), e que a moça também está grávida dele. Na verdade, nem Michele sabia que estava prestes a ter um segundo filho de Stella. Com medo da violência dos bicheiros, Stella nunca deixou que Michele soubesse que já é pai de Otávio, um garoto de dois anos que ela habilmente escondeu.

Donana não conta para Michele que perdeu a criança e ameaça Stella, convencendo-a de que o único jeito de seu filho Otávio e da criança que ela está esperando sobreviverem é se forem criados por Donana e Michele. O plano dá certo e  Stella foge deixando tudo para trás, sem imaginar que, para evitar problemas, Donana mandou seu irmão Getúlio (Gustavo Leão/Mário Gomes) dar cabo de sua vida. Com Stella morta, a farsa de Donana jamais seria revelada.

Esse segredo ficou muito bem guardado até 1977, quando Michele e Donana estão comemorando 38 anos de casados. Agora eles têm quatro filhos: Otávio (Felipe Cardoso), que acredita ser adotivo, Marco Antonio (ator a ser escalado), o segundo filho de Stella que Donana apresentou como sendo dela própria, e os filhos legítimos do casal, Juliano (Henrique Guimarães) e Lívia (Tatyane Goulart). Todos, exceto Marco Antônio, moram com os pais. O preferido, Marco Antônio, fugiu porque não queria herdar a vida de crimes e contravenções de seu pai Michele. Já Otávio quer ser o braço direito do pai, mas é estourado demais para o comando e leva uma vida infeliz preso a um casamento de conveniência com Catarina (Daniela Galli), sobrinha do principal rival de Michele, o bicheiro Omar Ashcar (Ricardo Petraglia), de Niterói. Otávio desconta sua frustração em Tônia (Gabriela Moreyra), a filha de Joana (Aline Borges), cozinheira dos Vêneto e casada com Bernardo (Gero Pestalozzi), o mecânico que ninguém sabe direito que apito toca. Só se sabe que Bernardo luta bem demais para quem nunca teve treino militar. Tônia está de olho no padrasto. Otávio não percebe porque, na verdade, está interessado em Laura (Carla Cabral), a nova moradora do morro, mãe de Gui (Luis Augusto Formal), que jura para o filho que o pai dele está morto. Gui não acredita. O que importa é que tanta pressão não faz bem para Otávio, que acaba explodindo e batendo em Catarina Ashcar, o que acirra ainda mais os ânimos entre as duas famílias.

Do outro lado, Danilo Aschar (Gustavo Machado) tem um problema maior que os Vêneto: Lili (Laíze Câmara), a mulher de seu tio Omar, a passista que deu o golpe do baú no velho bicheiro, que quer tomar tudo o que Danilo conquistou.

O equilíbrio de forças entre os Vêneto e os Ashcar é a maior preocupação de Michele e Donana quando um acontecimento muda o panorama de uma hora para outra: Stella, que todos pensavam que estava morta, volta. E ela não é mais a menina assustada que fugiu com medo de morrer. Agora é uma mulher forte, rica e quer seus filhos de volta.

Consagrado por escrever tramas de humor, Carlos Lombardi ressaltou que não deixará de lado o seu estilo. “É uma novela com drama, violência e muitas cenas de ação, mas não vou jogar fora o senso de humor. Acredito que as pessoas vão sentir o clima logo no primeiro capítulo e continuar acompanhando”, aposta o autor.

Cada capítulo de “Pecado Mortal” custa R$ 500 mil. Uma superprodução que só o tempo dirá se agradará ao telespectador.

 

Quem é quem?!

 

MICHELLE VÊNETO (Luiz Guilherme/Henrique Guimarães) – Bicheiro que comanda o Morro do Pinguim há mais de 30 anos. Patriarca do clã principal. Italiano de nascimento é apegado ao seu poder, é ambíguo, já que toma atitudes dignas de um vilão enquanto luta por sua família.

 

ANA VÊNETO. DONANA (Jussara Freire/Maytê Piragibe) – Cheia de energia, determinada, é a matriarca de sua família. Capaz de qualquer coisa pelos filhos. No fundo é uma peste. Vive diferentes relações com seus quatro filhos, até parece gostar mais dos adotivos do que dos legítimos.

 

STELLA NOLASCO (Betty Lago/Marcela Barrozo) – Ainda na juventude se envolveu com Michelle, de quem teve dois filhos, Otávio e Marco Antonio – que, temendo pela própria vida e pelo futuro dos meninos, entregou para Donana criar.

 

OTÁVIO VÊNETO (Felipe Cardoso) – O filho mais velho de Michelle. Sempre ouviu falar que foi adotado, mas sabia que havia algo errado na história. Otávio cresceu dividido entre o amor e a inveja que sente do irmão Marco Antonio.

 

MARCO ANTONIO VÊNETO (ator não escalado) – O segundo filho de Michelle com Stella. Desde que descobriu o que o pai realmente fazia para ganhar a vida, se revoltou e saiu de casa.

 

JULIANO VÊNETO (Henrique Guimarães) –  Terceiro filho de Michelle e Donana, primeiro legítimo. Juliano é um eterno menino do Rio, surfista desencanado e mulherengo, não serve para ser chefe da contravenção.

 

LIVIA VÊNETO (Tatyane Goulart) – Filha caçula de Michelle e Donana. Adorada pelos irmãos e considerada a princesinha do pai, tem sérios problemas de relacionamento com a mãe.

 

CATARINA ASHCAR (Daniela Galli) – Esposa de Otávio, com quem casou para selar uma espécie de acordo de paz entre famílias rivais. Parece fadada a ser sozinha. Não se dá bem com seus irmãos e nem se sente à vontade no meio da família Vêneto.

 

GETÚLIO AMADO (Mário Gomes/Gustavo Leão) – É irmão de Donana. Morre de medo dela. É aquele cara que nunca deu certo em nada e virou um office boy de luxo para a irmã e para o cunhado.

 

BERNARDO AVELAR (Gero Pestalozzi) – Misterioso, ninguém sabe de onde veio ou porque conhece tanto artes marciais.

 

JOANA DA COSTA (Aline Borges) – Viúva, possui dois filhos já crescidos. Trabalha como cozinheira para os Vêneto.

 

ANTÔNIA (Gabriela Moreyra) – Passista, sabe que tem um belo corpo, por isso adora subir e descer o morro com seu gingado para exercer o seu poder sobre os homens.

 

DANILO ASHCAR (Gustavo Machado) – Sobrinho de Omar Ashcar, antigo bicheiro de Niterói, assumiu o posto de segundo em comando, sob circunstâncias questionáveis. Veste-se como um homem de negócios durante o dia e um playboy abastado à noite.

 

DOROTÉIA (Paloma Duarte) – O verdadeiro cérebro da família Ashcar, rivais dos Vêneto. Articulada, impiedosa e sanguinária quando acha que precisa impor respeito, ela exerce seu poder sobre o irmão, Danilo.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas