31 de março | 2013

Pilates revolucionou a malhação

Compartilhe:

Os exercícios de Pilates fortalecem os músculos, reeducam os movimentos e a postura.  Quando praticado sob correta orientação não ocasiona nenhum desconforto posterior. Atualmente é uma das práticas mais procuradas nas academias / GB Imagem

 

 

Um número cada vez maior de homens e mulheres estão em busca de melhor qualidade de vida e muito mais do que tentar morar em lugares não tão poluídos e ter alimentação mais natural, isto inclui sentir-se bem com seu corpo e sua mente.

O maior vilão de todos os tempos é o estresse e o mais difícil de se livrar, pois é fruto da correria do dia a dia, da necessidade de se trabalhar muito, enfrentar o transito, a rotina cansativa de atividades repetitivas e tudo o mais que decorre do que se chama de “vida moderna”. O resultado disso são pessoas irritadas, cansadas física e mentalmente. Isto se reflete no corpo e uma das consequências é a obesidade, dores musculares, acne, pele cansada e total falta de ânimo.

Se de um lado não se pode deixar de trabalhar, a saída é procurar válvulas de escape para que o corpo e a cabeça não padeçam demais. A atividade física é uma dessas alternativas por isso as academias ganham cada vez mais adeptos.  Um dos mais queridos do momento é o Pilates, pois oferece uma gama de exercícios com a mesma finalidade e isso não torna a atividade enfadonha.

O Pilates é um método criado pelo alemão Joseph Pilates, na década de 20; consiste em exercícios de alongamento que utilizam o peso do corpo na sua execução e prometem dar mais flexibilidade e força muscular, além de melhorar a respiração e corrigir a postura. Ele pode ser praticado no solo ou nos aparelhos específicos que também foram criados pelo próprio Pilates. Uma das adeptas deste tipo de atividade é Giovanna Antonelli, a delegada Helô de “Salve, Jorge”, que não se cansa de falar sobre os seus benefícios.

As academias aprimoraram o seu atendimento e oferecem quase que o apoio individual, tendo em seus quadros profissionais capacitados a orientarem quanto ao melhor exercício, de acordo com o desejo e as condições físicas do cliente. Isto quer dizer que as academias idôneas fazem uma avaliação prévia e, baseando-se nisso, elaboram um programa de treinamento, e continua avaliando periodicamente o desenvolvimento do aluno ou da aluna.

Geralmente, aliado ao Pilates está a musculação, com prioridade aos exercícios aeróbicos.

Algumas academias incluíram a Ioga na sua lista de possibilidades. A Ioga tem suas raízes na cultura indiana e propõe o autoconhecimento através da meditação. A sua prática orientada por profissionais no assunto auxilia na correção da postura, relaxa, alonga e tonifica os músculos e não exige horas de prática.

Os especialistas no assunto explicam que os exercícios de Ioga abaixam os níveis do cortisol, um hormônio que é produzido pelas glândulas supra-renais para fazer frente ao estresse, então quanto mais agitado o seu dia, mais cortisol aparece na corrente sanguínea daí aumenta a pressão arterial, aumenta os níveis do açúcar e ainda  afeta a imunidade do organismo. Assim, livrar-se dele é uma grande tacada. Aquelas famigeradas dores nas costas também desaparecem e o praticante dorme melhor, acorda mais disposto.

A atividade física regular proporciona um bem-estar enorme e um alívio ao estresse, assim pode-se dizer que atualmente as academias transformaram-se em centros terapêuticos; elas ainda oferecem a oportunidade de se fazer novas amizades, o que também é muito bom para a saúde.

 

Resiste ao chocolate, se puder


Cuidado! Tempo de Páscoa é tempo de exageros, principalmente quando o assunto é chocolate. Lembre-se: O consumo excessivo de chocolate pode, além de aumentar o peso, causar alergia e distúrbios gástricos / GB Imagem

 

 

Não adianta fugir da verdade, a Páscoa é sinônimo de números a mais na balança. São variados os tipos de chocolate e os mais aficionados pelo controle de peso classificam o chocolate como “vilão”, mas não há necessidade de ser radical e abolir a guloseima. Deve-se consumi-la com moderação, seguindo um plano alimentar equilibrado. O consumo excessivo de chocolate pode, além de aumentar o peso, causar alergia e distúrbios gástricos, pois a gordura e o açúcar, assim como bebidas alcoólicas e cigarro, são alguns dos causadores da gastrite. E não se trata apenas de ovos de Páscoa, mas também de outros pratos preparados à base de chocolate que ainda levam outros ingredientes, como gordura e farinhas.

Difícil resistir, né! Mas, deixando prevalecer o bom senso, dá para curtir a Páscoa sem culpa e com tudo o que ela traz de guloseimas.

Se há um consumo adequado de alimentos ao longo do ano, saúde e peso equilibrados, o consumo de chocolate na Páscoa está liberado! Contudo, vale ressaltar que uma barra de chocolate de 100 gramas contém, em média, 528 calorias (aproximadamente um terço do valor total energético diário) e cerca de 35 gramas de gorduras. Um ovo de Páscoa número 20 tem em média 375g de chocolate, totalizando 1.980 Kcal e 132 gramas de gorduras.

Tem ainda os ovos de Páscoa confeccionados com chocolate meio amargo e aqueles que têm maior quantidade de cacau em sua composição, estes têm menos açúcar, mas não estão livres da gordura.

Quanto aos cuidados com a beleza, existem aqueles que consideram uma lenda urbana esta história de que chocolate provoca espinhas e assim os cuidados com a pele devem ser os mesmos dispensados em outros períodos do ano, mas se existe a tendência à alergia ao chocolate, daí será inevitável algumas lesões, assim quem sofre com isso deve procurar orientação com o dermatologista. 

E mais, exagerou no consumo de chocolate? O jeito é compensar na malhação e fechando a boca para outras guloseimas

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas